No artigo de hoje vamos falar das assessorias esportivas, um assunto bem amplo, mas que pode ser explicado de forma bem simples e é isso que vamos fazer a partir de agora em nossa publicação.

Quando falamos de assessoria esportiva a primeira imagem que vem a cabeça da maioria é daquelas tradicionais tendas com frutas, água, treinadores e etc. Estas tendas geralmente têm logos chamativos com a marca da assessoria e você vê com mais frequência nos dias de competições.

Se esse é seu pensamento sobre assessoria esportiva você não está errado, porém esta não é a única forma de assessoria esportiva existente. Outro bom exemplo de assessoria esportiva é o personal trainer, uma vez que o mesmo acompanha o aluno na prática de exercícios físicos.

O professor da academia ou de qualquer tipo de escolinha também é um assessor esportivo, mas neste caso ele acaba revezando a sua atenção, uma vez que ele precisa acompanhar e orientar diversas pessoas ao mesmo tempo.

A assessoria esportiva ou consultoria esportiva como é conhecida em alguns lugares é mais presente entre os corredores. Todo mundo que começa a correr, o faz por algum motivo, seja perder peso, melhoria na qualidade de vida, prevenção de doenças ou apenas por prazer de praticá-la.

Mas como sempre orientamos em nossos artigos, realizar qualquer atividade física requer um acompanhamento profissional. Uma vez que você começa alguma atividade física sem esta orientação, você poderá colocar sua saúde em risco, além de diversos outros problemas, tais como:

  • Falta de motivação
  • Treinos irregulares
  • Resultados insatisfatórios
  • Aumento no risco de lesões

Certamente você conhece alguém que começou a praticar alguma atividade física e parou em poucos dias, isso acontece em várias modalidades, mas entre os corredores isso é ainda mais visível.

As empresas que oferecem assessoria esportiva notaram esta brecha e começaram a atuar neste campo. Tendo em suas equipes profissionais capacitados e conhecimento teórico e pratico para instruir os corredores, fazendo com que o número de corredores que desistiam fosse cada vez menor.

Quais os benefícios da assessoria esportiva?

O que é assessoria esportiva?

É claro que não é toda pessoa que pode investir em uma assessoria esportiva, mas para aquelas que podem, deixamos aqui os principais fatores que fazem valer o investimento.

O primeiro ponto de sucesso é ter um treinador sempre na sua cola. Sem dúvidas o contato direto com seu treinador vai ajudar no desempenho e também na melhoria da mecânica da atividade realizada.

O contato direto permite uma melhor orientação e realização imediata de possíveis correções de erros, além de permitir um planejamento mais eficaz de treino, já que o treinador conhece melhor o seu aluno.

O segundo ponto importante é que a maioria dos treinadores tem contato com outros profissionais como, por exemplo, nutricionistas, ortopedistas e fisioterapeutas. Neste caso ele poderá consultá-los em caso de algum motivo especifico ou até mesmo te indicar algum profissional de confiança.

O terceiro ponto importante é ter contato com outras pessoas que praticam a mesma modalidade que você. Este é sem dúvida o motivo principal da redução do número de desistência. Conversar, treinar, tirar dúvidas com pessoas da mesma modalidade é algo atrativo e motivador.

Qual o valor do investimento?

O investimento em uma assessoria esportiva varia muito de acordo com sua equipe, fama, área de atuação e diversos outros fatores. Geralmente o custo mensal é a partir de R$ 100.

Atualmente existem inúmeros planos que visam atender diferentes pessoas. Estes planos subdividem os grupos, o que facilita ainda mais a evolução, uma vez que todos estão buscando o mesmo objetivo.

Caso você tenha condição de ter uma assessoria esportiva, indicamos que pesquise bem quais as opções em sua região e quais as características de cada uma. Converse com as pessoas sobre as opções e busque opiniões das mesmas sobre os serviços dessas assessorias a fim de obter dicas de qual é a melhor.

E quem não pode pagar assessoria esportiva?

Não podemos encerrar este artigo sem falar deste grupo não é mesmo? Como foram citados anteriormente os benefícios de contar com um profissional capacitado são excelentes, mas sabemos que esta realidade é para poucos.

A liberação médica para atividades físicas é indispensável. Sendo assim, jamais inicie alguma prática sem antes realizar os exames para obter a liberação para praticar atividades físicas.

Após obter esta liberação a nossa dica é que busque realizar a modalidade com alguém mais experiente, mesmo que está pessoa não seja totalmente apta a te orientar, ela pelo menos vai te aconselhar e te ajudar a evitar erros mais comuns.

Pesquise sempre sobre a modalidade, sobre os exercícios e sobre o seu treino. É certo que hoje em dia você encontra mais mitos que verdade na internet, mas se você comprar as informações e buscar depoimentos de pessoas que passaram pelas diversas situações, você poderá formar uma base de informações melhor e evitar possíveis erros.

Por fim, indicamos que você jamais fique parado. O risco de quem leva uma vida sedentária é muito maior. Praticar atividade física por conta própria pode não ser o ideal, mas é mais saudável do que ficar parado.

Agradecemos a sua atenção e queremos te convidar para continuar em nosso site. Existem diversos artigos tratando de exercícios físicos, alimentação melhor, além de diversos outros assuntos relacionados a uma vida mais saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.