Emagrecer, perder peso, subir na balança sem preocupação, este é o desejo de muitas pessoas, mas será que elas estão no caminho certo? Qual é o gasto energético da corrida e como ele é medido?

O gasto energético da atividade está relacionado à sua intensidade e diversos outros fatores podem influenciar como, por exemplo, a idade, o peso corporal, a estatura e o nível de condicionamento físico.

Sem dúvidas correr é uma das atividades que mais gasta calorias, principalmente em treinos bem intensos, mas saiba que você pode aliar outros exercícios à corrida para conseguir perder peso de forma mais eficiente.

Se a corrida estes exercícios forem realizados em conjunto com uma alimentação equilibrada, certamente você obterá resultados significativos e em um tempo consideravelmente menor. Trouxemos algumas atividades e explicamos como cada uma delas pode influenciar positivamente na sua luta contra a balança.

A primeira é o HIIT.

Após desenvolverem um método avançado que calcula o gasto de energia durante o exercício físico, os pesquisadores da Universidade do Sul do Maine – EUA descobriram que quando a pessoa treina com pesos, ela queima muito mais energia do que se pensava antes.

Foi assim que surgiram os famosos circuitos de alta intensidade que são utilizados em praticamente todas as academias de hoje em dia. O nome HIIT é dado para os treinamentos intervalados de alta intensidade. Estes treinos podem promover gastos calóricos similares ao de uma corrida de 15 km/h.

A corrida emagrece mais que outras modalidades?

Correr é a melhor opção para queimar calorias?

O segundo exercício é o Burpee

Este nome em inglês refere-se ao exercício que combina flexões com saltos verticais. Sem utilizar nenhum tipo de aparelho, este poderoso exercício é bastante conhecido por queimar muitas calorias.

O colégio americano de medicina do esporte indica este exercício para as pessoas que buscam acelerar o metabolismo. O burpee é classificado com exercício de alta intensidade que estimula diversos grupamentos musculares.

O terceiro exercício é pular corda

Outra opção simples e que provavelmente muitos de vocês já brincaram quando criança. Sim pessoal, existem diversas brincadeiras de criança que ajudam a perder peso e já falamos disso em nosso site, confiram.

O Compendium of Physical Activities que é uma referência quando o assunto é Educação Física afirma que quem pula corda consegue queimar muitas calorias. Se praticada com intensidade moderada, ou seja, 100 a 120 saltos por minuto, a pessoa promove um gasto calórico altíssimo.

Pular corda é um exercício que também trabalha diversos grupos musculares e estimula a coordenação motora e o equilíbrio. Tudo isso é promoção da boa saúde.

O quarto exercício é o CrossFit

Outra prática bem famosa nos dias de hoje justamente por queimar muitas calorias, algumas sequencias e rotinas de exercícios chegam a queimar 13 calorias por minuto, além de serem exercícios bem completos.

Apresentamos as ótimas opções, falamos dos benefícios, mas como saber o gasto calórico alcançado? Como saber se o exercício está dando resultado? Chegamos à parte mais importante do artigo.

Qualquer exercício físico deve ser acompanhado de um profissional capacitado, principalmente os exercícios de alta intensidade. Nestes exercícios, cada movimento é importante para perder peso sim, mas todos podem causar lesões se não forem realizados da forma correta.

Outro motivo importante para contar com a orientação do profissional de Educação Física é quanto aos testes e avaliações físicas. Somente com eles, vocês poderão saber calcular qual o gasto energético de cada atividade física.

Portanto, apenas sair correndo, pulando corda ou buscando o HIIT e o crossfit não é o bastante, faça-o com segurança e sempre contando com a orientação correta. Seja prudente e cuide sempre da sua saúde.

Sempre que falamos de atividade física nós alertamos sobre os riscos enormes de praticá-la sem liberação médica, ou seja, jamais inicie qualquer atividade física, principalmente de alta intensidade sem antes consultar seu médico e realizar todos os exames necessários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.