Os benefícios que a amora traz para sua saúde incluem melhor saúde digestiva, fortalecimento da defesa imunológica, funcionamento saudável do coração, prevenção do câncer e alívio da disfunção endotelial. A amora fornece benefícios cognitivos e ajuda a melhorar a memória, o controle de peso, manter os ossos fortes, cuidar da pele, melhorar a visão, manter os olhos livres de doenças e coagulação sanguínea normal. Pode também servir como um alimento valioso durante a gravidez devido a uma gama impressionante de nutrientes. E o chá da amora? Vamos conhecer os benefícios que ele traz para sua saúde.

Chá de amora antioxidante

Amoras contêm uma quantidade abundante de poderosos antioxidantes que protegem o corpo de várias maneiras. Componentes como os ácidos fenólicos, flavonoides e flavonóis, particularmente os antocianósidos presentes nas amoras atuam contra as moléculas prejudiciais livres de oxigênio e neutralizam sua ação. Esta atividade protetora de eliminação de radicais livres protege o corpo de uma série de doenças causadas como consequência de danos oxidativos que podem ser a causa subjacente de muitas condições fatais.

Propriedades anti-câncer do chá da amora

A amora é eficaz contra o desenvolvimento de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de esôfago. Os micronutrientes presentes nas amoras exercem um efeito quimiopreventivo e impedem a proliferação de células malignas. Vários estudos científicos conduzidos sobre amoras tem defendido este fato e atribuíram sua atividade anticâncer à abundância de antocianinas e outros fitoquímicos, como o ácido elágico e o cianidina-3-glicosídeo, que inibem o crescimento do tumor e a metástase.

Prevenir a disfunção endotelial é um dos benefícios do chá de amora

Amoras fornecem proteção contra a disfunção endotelial que é caracterizada por um funcionamento anormal do revestimento interno dos vasos sanguíneos. Como sugerido por estudos científicos, eles contêm componentes úteis como a cianidina-3-O-glicosídeo, que combatem a atividade oxidativa e ajudam na normalização de múltiplos fatores críticos implicados em tais condições. Também ajuda a reduzir danos no DNA e protege contra a falha vascular.

Chá de amora é bom para a cognição

A amora também amplia seu efeito benéfico na melhoria das funções cognitivas do corpo. Estudos [sugeriram que os componentes polifenólicos presentes nas amoras ajudam a retardar o declínio da atividade motora e cognitiva relacionado à idade, atribuindo ao seu poder super antioxidante. O consumo regular de amoras como chá ou fruta in natura pode ser útil para melhorar o desempenho da memória e melhorar o comportamento.

Chá de amora

O chá de amora pode ser feito com as frutas, as folhas, e até as raízes da planta, com vários benefícios para sua saúde. (Foto: Joy Love Food)

O chá de amora melhora a digestão

As amoras são uma fonte de fibras insolúveis e solúveis essenciais para o funcionamento ideal do sistema digestivo. A fibra insolúvel em amoras incentiva a absorção fácil e melhor da água no intestino grosso e adiciona volume às fezes. Isso ajuda nas evacuações regulares, na ausência de constipação e na boa saúde digestiva.

Coração saudável com o chá de amora

A riqueza de flavonóis, como antocianinas na amora, torna-a uma fruta benéfica para o coração. Outros componentes úteis, como o magnésio e a fibra presentes nas amoras, impedem que as artérias sejam bloqueadas e estimulam um fluxo suave de sangue. Isso reduz o risco de várias doenças cardíacas, como derrame e aterosclerose, e mantém a saúde cardiovascular. Magnésio, em amoras, também ajuda na regulação da pressão arterial e previne arritmia cardíaca e contração irregular.

Chá de amora aumenta a imunidade

Amoras ajudam na melhoria do sistema imunológico do corpo, devido à presença de fitoestrógenos, vitaminas e minerais. O consumo regular de amoras ajuda a combater vários patógenos e protege o corpo contra infecções e outras doenças fatais.

Amora no gerenciamento de peso

Atribuindo a quantidades muito baixas de açúcar, as amoras ajudam no controle saudável do peso. A limpeza eficaz dos intestinos devido ao teor de fibras nas amoras e muito poucas quantidades de calorias tornam ela um excelente lanche durante as tentativas de perda de peso.

Ossos saudáveis com o chá de amora

A amora contém minerais vitais, como magnésio e cálcio, que são essenciais para manter os ossos saudáveis. O cálcio fortalece os ossos e o magnésio facilita a absorção de cálcio e potássio no corpo. Além disso, o fósforo presente na amora ajuda na regulação do cálcio, auxiliando na construção de ossos fortes e também contribuindo para o bom funcionamento celular.

Chá de amora e sua pele

A amora pode servir como uma ajuda deliciosa na manutenção da pele bonita. Ela contém com vários nutrientes amigáveis ​​à pele, como vitamina C, vitamina E e outros antioxidantes potentes. A vitamina E presente na amora ajuda na manutenção da saúde das gorduras da pele e previne a pele as rugas. Além de proteger a pele dos danos oxidativos, a vitamina C, presente na amoreira, também é responsável pela formação e fortalecimento da estrutura do colágeno, que é a base do tecido conjuntivo e, portanto, ajuda a manter a pele tonificada e firme.

Chá de amora melhora a visão

A amora é útil para manter olhos saudáveis. O consumo regular de amoras ajuda a proteger os olhos das radiações ultravioletas devido à presença de luteína. A luteína forma um pigmento protetor chamado mácula na área atrás da retina e a previne dos danos causados ​​pelo estresse oxidativo e altas radiações de luz de comprimento de onda. Além disso, certas substâncias e vitaminas presentes em amoras melhoram a visão e protegem os olhos de várias doenças, como degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

Coagulação normal do sangue e o chá de amora

As amoras contém uma boa quantidade de vitamina K, o que ajuda na coagulação normal do sangue. Também ajuda na prevenção de sangramento excessivo de ferimentos leves e ajuda na cicatrização de feridas. A vitamina K presente nas amoras também é essencial para a modificação de proteínas e desempenha um papel importante na proteção dos ossos contra a osteoporose.

Amora é útil na gravidez

A amora é muito benéfica para mulheres grávidas. Como fonte de folato natural, a amora contribui para o crescimento ideal das células e tecidos e ajuda a reduzir o risco de defeitos congênitos em bebês. O folato é um nutriente crítico necessário para um melhor funcionamento celular em todas as faixas etárias. A vitamina C e outros antioxidantes ajudam a aumentar o poder de combate da doença da gestante, e a presença de minerais essenciais como cálcio, ferro, magnésio e fósforo na amora fortalece os ossos e contribui para te manter saudável. Além disso, tem um sabor refrescante que faz com que seja uma opção saudável para um lanche rápido durante a gravidez.

Amora e seus vários usos culinários

Além do chá de amora que pode ser feito com a amora, suas folhas, e até a raiz da planta, ela pode ser adicionada a saladas de frutas frescas, assados, como tortas, bolos e tortas, ou pode ser usada para preparar geleias ou conservas. Elas também podem ser combinadas com outras frutas para preparar molhos de frutas que podem ser servidas com seus petiscos favoritos. A amora serve como uma deliciosa cobertura sobre várias sobremesas, incluindo sorvetes . Amoras também são usadas na preparação de vinhos e estão disponíveis em forma enlatada e seca também.

Preparar o chá é simples: basta misturar a amora, suas folhas e raízes com água quente e deixar infundir por 5 a 10 minutos. Se preferir, coloque na geladeira e tome gelado. Coe antes de servir, a não ser que tenha feito o chá apenas com a fruta, e aí basta você consumir com a própria fruta no chá.

Você consome o chá de amora? Como?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.