Seu corpo precisa de combustível sob a forma de açúcar para realizar qualquer tipo de exercício. É um mito que exercitar de estômago vazio irá resultar em mais perda de peso ou um melhor desempenho. O que é mais provável de acontecer, se você se exercitar de tanque vazio, é baixar os níveis de açúcar no sangue e deixá-lo instável, tonto, e até mesmo propenso a desmaios.

Se você comeu uma refeição satisfatória nas últimas duas horas, você provavelmente está pronto para se exercitar. Mas se não, um lanche de 150 a 200 calorias feito com 75% de carboidratos de rápida digestão e 25% de proteínas 30 a 45 minutos antes de começar a se mover é ideal. Listamos 10 lanches que fazem esse equilíbrio fácil para você.

Lanche para exercícios físicos: Iogurte grego e frutas vermelhas

Frutas, no geral, atuam como uma fonte rápida de açúcar, e as frutas vermelhas são mais facilmente digeridas do que maçãs ou peras, que têm pele de fibra pesada. Iogurte grego fornece o aminoácido leucina, que é fundamental para a construção muscular. Embora seja mais essencial depois de um treino, ter alguns dos nutrientes do iogurte circulando em sua corrente sanguínea de antemão pode dar início a sua recuperação, logo que começar a esfriar.

Chá mate, leite de amêndoas e mel

Uma xícara de mate, pode te dar uma boa quantidade de energia. Tome o mate antes de um treino moderado para aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura. Misture com meia xícara de leite de amêndoas sem açúcar e uma colher de chá de mel para uma dose extra de carboidratos naturais.

Combinação de frutas vermelhas e outros alimentos para energia

Frutas vermelhas, combinadas com cereais leves, são alimentos ideais para energia extra na hora de malhar. (Foto: fitnessrxformen.com)

Uva passas

Alguns atletas não podem processar os frutos secos em seus estômagos devido a alta quantidade de fibra. Mas se eles não perturbam a sua digestão, a mistura de frutose e glicose nestes lanchinhos secos funcionam tão bem quanto barrinhas de energia prontas para esportistas.

Gel de energia de chia

Sementes de Chia são superalimentos para um atleta. Faça o seu próprio gel de energia de Chia agitando até dois copos de água e ⅓ xícara de sementes de Chia. Em seguida, resfrie por 10 minutos até ficar gelatinosa. Adoce com uma gota de néctar de coco orgânico, ou mel, se desejado.

Água de coco e um punhado de nozes

A bebida esportiva da natureza, água de coco hidrata você e fornece o potássio que você perderá através do suor. Combine-o com as nozes para mais proteína e l-arginina, um aminoácido que ajuda a formar a molécula de óxido nítrico para melhorar o desempenho na prática de exercícios físicos.

Barra de cereais para mais energia

Barras de cereais de qualquer tipo vai funcionar, mas variedades com damascos ricos em potássio e oleaginosas são ideais para os treinos. Além disso, as amêndoas (um tipo de oleaginosa) melhoram a eficiência no uso de carboidratos e oxigênio, aumentando a resistência corporal.

Suco energético de beterraba

As beterrabas possuem nitratos que aumentam a capacidade dos seus músculos para usar energia, possibilitando que você pegue mais pesado por mais tempo. Misture a beterraba com laranja ou limão, para dar um gosto cítrico ao suco e te dar uma boa dose de vitamina C.

Banana com oleaginosas

Bananas funciona tão bem quanto bebidas esportivas para abastecer a atividade física e reduzir a inflamação pós-exercício. E oleaginosas ajudam a estabilizar o açúcar no sangue por mais duradoura de energia, mostra a pesquisa canadenses.

Torradinhas temperadas

Um saco pequeno de torradinhas temperadas fornece uma fonte de carboidratos salgados de digestão rápida. Prefira torradinhas assadas, não fritas, e coma antes do treino, para evitar comer todos os saquinhos que você comprou para estocar.

Mel e aveia

O mel tem antioxidantes para amenizar os danos celulares dos exercícios. E as proteínas de aveia reduzem a fadiga nos exercício, permitindo uma recuperação mais rápida.

Tem mais sugestões de lanches saudáveis e energéticos para a prática de exercícios físicos? Deixe nos comentários sua sugestão!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.