Não são muitas as perguntas que são mais importantes do que “Estou grávida?”, seja para organizar a hora certa para a chegada dos filhos ou por pura preocupação. Abaixo estão os sintomas mais comuns para procurar e determinar se você está ou não está grávida. As mulheres experimentam sintomas de gravidez, em diferentes momentos e em diferentes graus. Se você está exibindo algum destes sintomas, você pode estar grávida. Siga os seguintes passos, anotando suas respostas.

Está a sua menstruação está atrasada ou muito leve? Se ela não chega, isso é um sinal óbvio. Mas se vem com muito pouca intensidade ou com um pouco de cólicas, pode ser o que é chamado de sangramento de implantação. A implantação do embrião na parede uterina provoca este sangramento. Algumas mulheres pensam que estão simplesmente tendo uma menstruação menos intensa.

Estão os seus seios inchados, sensíveis ao toque ou com dor? Estes sintomas são muitas vezes semelhantes aos sensações nos seios durante um dia ou dois antes de um período menstrual esperado.

Você se sente mais cansada do que o habitual, sem motivo aparente? Isso pode ser um sintoma, se seu normal é estar sempre motivada e ativa. Porém, longos períodos de estresse também podem causar estes problemas.

Como saber se você está grávida

O teste de gravidez é bem confiável, mas além dele você deve buscar um profissional para confirmar que realmente está grávida. (Foto: www.rkmissionchapra.info)

Você se sente doente? Náuseas, com ou sem vômitos, normalmente referidas como “enjôo matinal” podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite e podem indicar gravidez.

Será que o cheiro de algo que você normalmente desfruta passa a virar o estômago? Se algum cheiro que antes você adorava passa a te fazer mal, isso significa que você está ficando mais sensível a cheiros e até a sabores, algo comum em mulheres grávidas.

Você está levantando mais vezes no meio da noite para urinar? Isto pode ser devido ao aumento da pressão do útero no crescimento sobre a bexiga.

A suas costas dóem, sem motivo aparente? Dores nas costas podem indicar que ela está recebendo uma carga um pouco maior de peso ou pressão por conta do útero estar crescendo.

Você está tendo problemas a fechar seu jeans apertado? Seu abdômen pode estar um pouco inchado devido à gravidez.

Você tem desejos fortes ou intensos para determinados alimentos? Algumas mulheres acham que elas querem estranhas combinações de alimentos, como picles e sorvete. Ou elas querem um monte de um tipo de coisa. Algumas mulheres querem comida chinesa em cada refeição. Tais desejos podem indicar que um filhotinho está a caminho.

Se você respondeu sim a:

  • Uma destas perguntas: você tem uma pequena chance de estar grávida;
  • 2-3 destas perguntas: você provavelmente está grávida;
  • 4 ou mais destas perguntas: é extremamente provável que você esteja grávida.

Se você for sexualmente ativa e tem algum destes sintomas, você precisa fazer um teste de gravidez. Quanto mais cedo você souber, melhor será para o seu bebê. Mesmo assim, uma consulta médica pode ajudar a tirar suas dúvidas, além de descobrir os motivos de suas dores e náuseas, se não for uma gravidez. Quanto mais cedo você esclarecer suas dúvidas, melhor para você e para o bebê.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.