Se você está considerando algum tipo de método anticoncepcional, seja através de injeção, pílulas anticoncepcionais ou outros métodos de controle de natalidade, é bom lembrar que não anticoncepcionais não apenas evitam a gravidez. Os hormônios no controle da natalidade também podem ser responsáveis por te livrar da acne ou do ganho de peso. Mas há reações ruins que os anticoncepcionais podem acabar causando.

Anticoncepcional faz mal a saúde?

Enquanto alguns são bons, alguns menos do que ideais e outros francamente perigosos, possíveis efeitos colaterais são apenas possibilidades raras. Todas as mulheres são diferentes e respondes a cada formulação da pílula anticoncepcional de uma maneira diferente.

O controle da natalidade pode ser muito benéfico, e não apenas em termos de prevenção da gravidez. Mas você deve ser pró ativa sobre isso. Converse com seu médico sobre os possíveis efeitos secundários mais comuns. Se você tiver qualquer problema com o seu anticoncepcional, o médico muitas vezes pode prescrever uma dose ou formulação diferente.

Riscos de efeitos colaterais no uso de pílulas anticoncepcionais

Uma pílula anticoncepcional traz mais benefícios do que malefícios para sua saúde. Conversando com seu médico, você pode estar reduzir ainda mais seus riscos de qualquer efeito colateral. (Foto: www.healthambition.com)

Anticoncepcional e acne: quais os efeitos?

Todas as mulheres produzem alguma quantidade de testosterona. Enquanto não é uma quantidade suficiente para te fazer crescer uma barba, pode causar produção de sebo (óleo) juntamente com o seu parceiro no crime: espinhas. Diminuia os níveis de testosterona, e muitas vezes você pode diminuir os níveis de acne também.

Anticoncepcional para tratar os sintomas da TPM

Os sintomas da TPM são agravados com as oscilações hormonais, o que significa que pode facilitar mudanças de humor, especialmente aqueles associados com a TPM. Pílulas anticoncepcionais fornecem ao seu corpo um nível constante dos hormônios estrogênio e progesterona. Alguns contraceptivos orais podem até mesmo diminuir a frequência e gravidade dos sintomas pré-menstruais, tais como inchaço, retenção de líquidos, sensibilidade mamária, e cólicas.

Anticoncepcionais para tratar menstruações pesadas ou doloridas

Quem tem uma menstruação pesada ou dolorosa inibem o crescimento do revestimento do endométrio, que tem ele renovado durante a sua menstruação mensal. Menos revestimento para ser renovado é igual a menstruações mais leves e provavelmente menos dolorosas. Alguns tipos de pílulas podem até reduzir a quantidade de menstruações que você tem anualmente.

Anticoncepcional e enxaqueca menstrual

No seu ciclo mensal, os níveis de estrogênio caem drasticamente. Isso é o que traz suas menstruações e suas dores de cabeça. Como a maioria das mulheres experimentam menstruações mais curtas com a pílula, elas também têm períodos mais curtos de propensão a dores de cabeça.

Saúde ginecológica com o uso de anticoncepcionais

O uso de anticoncepcionais reduzem drasticamente o risco de câncer de ovário, e quanto maior o período de tempo que você usar os anticoncepcionais, melhor.

Anticoncepcionais podem afetar sua libido

Anticoncepcionais podem afetar sua libido de duas formas: primeiro, eles acalmam os ovários, parando a produção de testosterona. Em segundo lugar, o fígado bombeia uma uma proteína importante nos processos hormonais de libido. Mas enquanto os anticoncepcionais baixam os níveis de testosterona, mas apenas algumas mulheres são afetadas por baixos níveis de testosterona. Se você tiver problemas graves de libido, converse com seu médico sobre a mudança para um medicamento diferente.

Anticoncepcional faz mal ao coração?

Há um risco, dependendo do tipo de anticoncepcional. Mas antes do desespero, entenda o seguinte: a cada ano, 7 em cada 10.000 mulheres podem sofrer com um coágulo sanguíneo, que afetam o coração direta ou indiretamente. O controle de natalidade triplica suas chances, enquanto que a gravidez e o parto aumentam suas chances de cinco a dez vezes. Contanto que você não tenha fatores de risco cardiovascular, tais como pressão arterial elevada, diabetes ou seja fumante, o aumento do risco não deve ser muito grande. Mas se você sentir quaisquer sinais de um coágulo de sangue, tais como dor no peito ou uma perna inchada, pare imediatamente a pílula e consulte o seu médico para uma avaliação.

Anticoncepcional faz mal para o estômago

Existem casos onde a mulher pode sentir incômodos ou problemas intestinais ou estomacais por conta do uso dos anticoncepcionais. Nesse caso, há duas soluções: pedir ao seu médico por um novo anticoncepcional ou uma forma de consumo do anticoncepcional que faça menos mal.

Anticoncepcionais causam sangramentos

Não é muito grave, também. Mais comumente ocorrem quando é usada uma baixa dose de pílulas anticoncepcionais. Acredita-se que os sangramentos podem ser causados por hormônios que formam o revestimento endometrial mais fino e frágil, e mais suscetíveis ao desgaste, pequenos ferimentos, e sangramentos. Estudos tem mostrado que quanto mais tempo você toma a pílula, menores são as chances que você experimentará hemorragias.

Anticoncepcional pode estragar o seu humor

Apesar do anticoncepcional salvar o humor de muitas mulheres, ele pode matar o humor de muitas outras. Usuárias de pílulas estão duas vezes mais propensas a sentir efeitos de depressão do que quem não usa,. É realmente muito incomum, mas quaisquer efeitos secundários emocionais geralmente podem ser aliviados usando uma formulação diferente. Portanto, não sofra calada: informe ao seu médico se você tem qualquer agravamento dos sintomas de depressão.

Anticoncepcional faz mal para o bebê?

Se você está amamentando, a mulher deve evitar pílulas que contenham estrogênio. Ele pode diminuir a produção do leite materno em até 5 por cento. Peça ao seu médico uma pílula que não interfere com a lactação, mas tome ela religiosamente no mesmo horário todos os dias, uma vez que eles são ligeiramente menos eficazes do que pílulas tradicionais.

Anticoncepcional faz mal na gravidez?

O anticoncepcional pode fazer mal na gravidez ao bebe sim, mas isso não há um problema quando o anticoncepcional é usado apenas nos primeiros dias da gestação, quando a mulher ainda não sabe que está grávida. O risco é baixo. Durante a gravidez, o uso do anticoncepcional deve ser interrompido o quanto antes. Quanto mais cedo, melhor.

Anticoncepcional pode causar sintomas falsos de menstruação

Sintomas pré menstruais falsos podem ser causados pela menstruação, tais como dores de cabeça, sensibilidade mamária, retenção de líquidos, alterações de humor, e náuseas. Embora nenhum destes sejam sinais de que sua saúde está ruim, todos os sinais podem torná-lo muito infeliz. As mulheres que experimentam estes efeitos secundários geralmente notam que eles vão embora depois de terem tomado anticoncepcionais por alguns meses. Se você sente que não há fim à vista, pergunte ao seu médico sobre um anticoncepcional diferente, mais leve.

Todo risco dos anticoncepcionais pode ser reduzido e até eliminado com o acompanhamento médico apropriado.

Você já teve efeitos colaterais com o uso de anticoncepcionais? Quais efeitos? Como fez para melhorar desse problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.