Você quer que tudo pare, mesmo que por apenas um segundo. Porém, esse sentimento ruim simplesmente não vai embora. Ninguém pode ver de onde você está tentando sair. É difícil explicar a tristeza e, muitas vezes, também é difícil encontrar uma forma de sair dela. Mas quando você estiver triste, há sempre algo que você pode fazer para se recuperar e voltar ao seu humor normal.

Como lidar com a tristeza: mantenha-se ocupado

Quando você está deprimido, você se torna desesperado e pessimista, até mesmo cínico. É melhor não refletir sobre coisas que sugam você ainda mais para a tristeza. Tente fazer tantas coisas quanto puder em um único dia. Assim, no momento em que você chegar a sua cama, você simplesmente cai e dorme, sem se preocupar com as tristezas do dia.

Lembre-se de quem você é e do potencial do que você pode ser

Pense em todos aqueles momentos em que você estava realmente orgulhoso de si mesmo. Liste cada vez quando você conseguiu algo, não importa o quão pequeno pudesse ser. Pode ser algo como o resultado de uma entrevista de emprego, a primeira vez que você dirigiu um carro, ou mesmo quando você passou de fase em um jogo difícil. Lembrar desses momentos vai te ajudar a lembrar de quem você realmente é e do que você é realmente capaz de fazer.

Como lidar com a tristeza

Não dá pra ficar sempre feliz, mas dá pra você fazer da sua tristeza algo mais fácil de lidar. (Foto: AliExpress.com)

Encontre um confidente para sua tristeza

Você pode pensar que ninguém te entende, mas todo mundo sabe que a tristeza afetará a todos nós em algum momento. Pode ser seu melhor amigo ou um membro da família em quem você realmente confia. Apenas se abra para essa pessoa. Fale sobre como você se sente. Eles conhecem você desde que você era criança, eles viram você superar todos os obstáculos, eles te amam e fariam qualquer coisa para te fazer feliz novamente. Eles vão lembrá-lo do seu espírito de lutador que você parece ter esquecido.

Medo da tristeza e do repúdio

Às vezes pode parecer que sua bagagem emocional e as verdades que você esconde podem ser demais para seus entes queridos para lidar. Esse medo de ser julgado e repudiado é muito compreensível. Todos nós já estivemos lá. Às vezes, é melhor esconder certas coisas de pessoas que você conhece. É muito mais fácil falar com um estranho, que não sabe nada sobre você, que não se sente obrigado a ser bom com você, alguém que não simpatiza com você, e que apenas escuta e entende sem julgá-lo. Nesses momentos, um bom ouvido profissional pode ajudá-lo, como um psicólogo, para te ajudar a sair dessa tristeza.

Assista a algo engraçado quando você está sozinho

Não importa quão triste seja a vida, algumas coisas nunca deixam de ser engraçadas. Por um momento, apenas esqueça tudo o que você está passando na vida, sente-se e simplesmente desfrute de um seriado ou filme engraçado. Sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas é definitivamente vale a pena tentar, você não acha?

Comer para afastar a tristeza

Não há problema em mimar-se um pouco. Muitas vezes tendemos a perder o apetite quando estamos tristes. Mas tente se dar um quitute quando você está muito triste. Só não abuse demais para não sair da dieta. Escolha um doce, salgado, ou prato favorito, e mande pra dentro pra afogar a tristeza!

Mude algo em sua vida para tratar a tristeza

Obtenha um novo corte de cabelo ou compre algo que você realmente quer. Faça uma massagem corporal. A felicidade pode parecer momentânea e pode mesmo ser, mas fará bem a você no longo prazo. Você só tem que saber fazer isso com moderação para não haver exageros.

Terapia com bichinhos de estimação

Passe algum tempo com um amigo peludo, e não importa o quão triste você esteja, eles sempre te amarão como se você fosse a pessoa mais perfeita de todos os tempos. Abrace-os, leve-os para passear, fale com eles. Você descobrirá um lado novo da sua personalidade, e saberá o que a felicidade significa realmente.

Escreva sobre sua tristeza

Há dias em que você se sente sufocado pela tristeza, e nem sempre dá pra chamar um confidente. Esses são os momentos em que você está mais vulnerável e suscetível a tomar decisões impulsivas. Entendemos que pode não ser o momento certo para chamar seu confidente. Então, basta pegar uma caneta e papel e escrever um diário. escreva seus pensamentos, uma chance de dizer tudo o que você não poderia dizer a uma pessoa. Seja desinibido. Anote seus segredos mais profundos, seus pensamentos mais sombrios, seus maiores medos. Tire-os da sua mente e espírito, e isso vai ajudar a diminuir a bagagem emocional.

Chore para aliviar a tristeza

Deixe as lágrimas rolarem, se você já as segurou por muito tempo. Saiba que não há problemas em chorar e às vezes, é até mesmo necessário. Tudo o que você manteve guardado dentro de você por tanto tempo precisa sair. Chorar vai limpar sua mente e fazer você se sentir melhor instantaneamente, aliviado da pressão mental.

Claro, superar a depressão é uma luta, provavelmente a mais difícil de sua vida, mas não é isso que a vida é sobre? Saindo, emergindo como uma pessoa mais forte, derrotando tudo o que te impede de ser melhor. E você vai sair dessa situação, como todos nós fazemos. Não, não estamos dizendo que é simples. Estamos apenas dizendo que você é muito, muito mais forte do que você pensa que é.

Como você lida com a tristeza? Que dicas daria para quem está tentando melhorar o humor?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.