Como dormir mais rápido! 5 dicas!
Sono ruim cobra um preço alto em tudo em sua vida, desde o seu desempenho no trabalho e vida sexual até a saúde global. Em mulheres, o sono ruim tem sido associado com sentimentos de hostilidade, depressão e raiva, bem como maiores riscos de diabetes e doenças cardíacas. Para homens, o sono ruim está comumente associado com menores níveis de testosterona e, consequentemente, menores ganhos musculares. Aqui, maneiras reais para obter o sono que você precisa com 5 dicas rápidas e práticas.
Leia também
- 5 receitas de sucos para tomar antes de dormir para emagrecer
- Quais são as fases do sono? O que acontece em cada uma?
Anule ruídos irritantes
Um cônjuge roncando, o alarme de um carro, tudo isso pode te manter acordado. Corte todos estes barulhos com uma trilha sonora relaxante. Para maior conforto, você pode tentar fones de ouvido com supressores de ruídos, de forma a conseguir relaxar mais e no silêncio total.
Prepare o seu corpo
Quando você deitar na cama, tente esta técnica de relaxamento progressivo: enrole os dedos dos pés com força em uma contagem até sete e depois relaxe. Repita isso para cada grupo muscular, trabalhando a partir de seus dedos do pé até o seu pescoço. O objetivo é quebrar tensões que podem atrapalhar a chegada do sono.
Tome notas
Sua rotina diária afeta o quão bem você dorme. Um registro de sono pode ajudá-lo a fazer essas conexões. Todos os dias, recorde quanta cafeína você bebe, quando e quanto você se exercita, o que você come, quando você vai para a cama e acorda e seu tempo total de sono. Compartilhe o registro com um especialista do sono.
Mantenha a calma
Pessoas cochilam mais fácil e dormem melhor quando a temperatura ambiente está mais fria. Ajuste o seu termostato para uma temperatura de 2 a 3 graus abaixo da temperatura ambiente ao dormir, ou ligue seu ventilador um pouco antes de deitar na cama para o ar que ali circula ficar mais fresco. Se suores noturnos da perimenopausa ou ondas de calor fazem com que você tire as cobertas, então tente um colchão especial para resfriamento, lençóis de absorção de umidade ou um par de pijamas de tecido leve e que deixe a sua pele respirar.
Relaxe da forma certa
Em vez de meditar sobre os acontecimentos do dia quando você deitar na cama, tente fazer as anotações mentais de seu dia pelo menos duas horas mais cedo, de modo que sua mente não está acelerada quando você se entregar ao sono. Antes de dormir, tente um exercício relaxante com imagens, imaginando qualquer cena tranquila, como um dia na praia. Com o tempo, a nova rotina vai ajudar a sinalizar seu cérebro para se estabelecer mais cedo para um bom sono.
Considerações Finais
Antes de correr para a farmácia para comprar um medicamento para o sono, tente tomar chás calmantes ou até uma sessão de massagem. Muitos destes tratamentos naturais podem não só ajudar a adormecer e permanecer dormindo, mas eles também podem promover o relaxamento muscular. Evite remédios alopáticos, pois você pode acabar tornando-se dependente deles para dormir bem.
Como você faz para dormir depois de um dia cansativo? Como você se prepara para dormir no dia a dia?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
5 remédios naturais para dormir rápido
5 chás para dormir rápido
Dormir depois do treino é bom pra ganhar massa muscular?
Casais que não dormem no mesmo horário! Como lidar com isto?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.