O sono é a base da boa saúde. Seu corpo precisa de descanso para trabalhar direito. Estudos têm mostrado que não dormir o suficiente aumenta o risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade e depressão. A falta de qualidade do sono também pode interferir com as atividades principais da vida, tais como a sua capacidade de ficar acordado e se concentrar no trabalho ou enquanto dirige.

Se seu médico acha que a falta de sono pode estar afetando sua saúde, um estudo polissonográfico é indicado. Este é um teste multi-facetado utilizado para estudar o sono. A polissonografia é uma gravação completa de suas ondas cerebrais, movimentos oculares, atividade muscular, ritmo cardíaco e da respiração durante o sono. Eletrodos são colocados sobre a superfície da pele em vários locais, de modo que as atividades de seu corpo possam ser monitoradas.

A polissonografia é um estudo do sono que irá monitorar seu sono ou suas tentativas de dormir. Existem dois estágios básicos para seu sono:

  • Movimento rápido dos olhos (REM) é quando você sonha. Seus músculos (exceto os olhos e os músculos respiratórios) não se movem durante este estágio do sono.
  • Não-movimento rápido dos olhos (NREM) tem quatro estágios que podem ser detectados pela atividade elétrica das ondas cerebrais (EEG).
Estudos do sono

Se você tem dificuldades para dormir, a recomendação pode ser um estudo de seu sono para analisar qual o melhor tratamento para seu caso. (Foto: ucmc150.uchicago.edu)

O sono REM alterna com o sono NREM a aproximadamente cada 90 minutos. Uma pessoa com o sono normal tem geralmente quatro a cinco ciclos de sono REM e NREM durante uma noite.

Um estudo do sono mede seus ciclos de sono e estágios gravando os seguintes dados:

  • Fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões durante a respiração;
  • Os níveis sanguíneos de oxigênio;
  • A posição do corpo;
  • As ondas cerebrais (EEG);
  • Esforço e taxa de respiração;
  • Atividade elétrica dos músculos;
  • Movimento dos olhos;
  • Freqüência cardíaca.

Os dados gravados serão analisados por profissionais qualificados. O médico pode então determinar se você tem um distúrbio do sono e discutir com você as recomendações para solucionar seu problema. Há muitas coisas que podem ser feitas para ajudar você a atingir um sono mais reparador e saudável. E os dados ajudarão a diagnosticar distúrbios do sono com maior facilidade.

O teste pode ser feito em uma clínica do sono ou em sua casa. Muitas vezes, seu sono é filmado, para que sua movimentação durante ele seja acompanhada e analisada pelo profissional qualificado.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.