Hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição séria que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue (pressão sistólica). Quando o coração está em repouso entre os batimentos, pressão arterial cai (pressão diastólica). A hipertensão ocorre quando a pressão sanguínea sistólica média está acima de 140 mm Hg, e a pressão sanguínea diastólica superior a 90 mmHg, ou apenas um dos dois com números altos.

Embora não há muitos sinais perceptíveis de hipertensão, ela aumenta o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. A massagem pode ser ou não contraindicada, já que promoverá a circulação nos vasos.

Quem tem pressão alta pode receber massagem?

Como há pressão constante contra os vasos sanguíneos, qualquer atividade que possa aumentar a uma pressão intra-vascular aumenta os riscos ruptura dos vasos sanguíneos. Um dos efeitos fisiológicos da massagem, especialmente uma massagem circulatória, é o aumento da circulação de sangue.

A massagem libera o tecido congestionado, movendo o sangue estagnado fora de uma área apertada e inundando-a com sangue novo, fresco. Um aumento na circulação sanguínea pode aumentar a pressão intra-vascular. Este é o raciocínio cauteloso que um massoterapeuta deve ter ao oferecer a massagem aos seus clientes hipertensos.

Efeitos da massagem na pressão alta

Ao receber uma massagem relaxante correta, o paciente poderá ter efeitos consideráveis na redução da pressão arterial. (Foto: meetingsnorthwest.com)

Massagem e pressão alta: pesquisas científicas

Existem diversos tipos de massagem, não apenas aquelas que promovem a circulação sanguínea. É por isso que não é surpresa que em pesquisas científicas, a pressão arterial elevada e sintomas associados foram reduzidos com massagem terapêutica. Uma massagem relaxante, comprovadamente, reduz os níveis de ansiedade, estresse, e depressão, três problemas de saúde associados diretamente ao aumento na pressão arterial. A massagem também ajuda na redução do hormônio cortisol no organismo, o chamado hormônio do estresse.

Uma massagem de coluna, regularmente executada, tem efeito redutor na pressão arterial de pacientes com hipertensão diagnosticada clinicamente, e reduções significativas nas leituras de pressão arterial sistólica e diastólica.

Tipo de massagem para pressão arterial alta

Como resultado do entendimento geral que a massagem reduz a pressão arterial, os especialistas determinaram que a massagem sueca tem o maior efeito na redução da pressão arterial, enquanto as técnicas potencialmente dolorosas, como a terapias de massagem profunda, podem ter o efeito oposto.

Segundo especialistas em massagem, tipos de massagem que promovem a movimentação da pele, tecido conjuntivo, o tecido muscular e periósteo, estimula os receptores, que enviam mensagens de relaxamento para o sistema nervoso central. Esses reflexos causam vasodilatação, resultando na diminuição da pressão arterial e freqüência cardíaca.

Abaixo, um dos tipos de massagem usados para baixar a pressão arterial.

Cuidados com massagem e pressão alta

Se a pressão arterial elevada de um cliente não for controlada, o massagista precisa da permissão do médico antes de massagear. Determinar se a pressão arterial é controlada exigirá esforço extra durante o processo de admissão. Mas não fique tenso por pedir os exames ou por um massagista pedir os exames a você. É uma precaução, que pode evitar problemas mais graves.

Para massagens de pessoas com hipertensão, prefira tipos de massagem para estimular a resposta de relaxamento em vez de técnicas intensas e possivelmente dolorosas. Exemplos de tipos de massagem adequadas para relaxamento e hipertensão incluem massagem sueca, terapia crânio-sacral e reflexologia.

Embora a massagem terapêutica provavelmente irá aumentar a circulação dentro dos vasos sanguíneos, massagens relaxantes vão simultaneamente dilatar esses vasos. O resultado líquido de valorização simultânea da circulação e vasodilatação da massagem é uma redução da tensão corporal e pressão arterial. O perigo de maior circulação normalmente só é perigoso quando a pressão arterial de uma pessoa não é controlada, mas com o suporte e trabalho conjunto com o médico, tudo fica mais fácil, e o tratamento muito mais eficiente.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.