O colesterol é uma substância gordurosa que é produzida naturalmente no seu fígado e contribui com a formação de células e liberação de hormônios. Ele é composto de LDL, o que significa “lipoproteína de baixa densidade”, e HDL, que significa “lipoproteína de alta densidade”. O LDL é o colesterol ruim e o HDL é o bom tipo de colesterol. Quando o LDL é elevado e HDL é baixo, o risco de sofrer um derrame ou ataque cardíaco sobe. Para elevar o HDL e diminuir o LDL, há várias etapas que você pode seguir que são completamente naturais.

Para aumentar o HDL e diminuir o LDL: coma mais peixe e/ou acrescente a linhaça em sua dieta

Ácidos graxos ômega-3 são um tipo de gordura polinsaturada que o corpo não pode produzir por si próprio, mas que ele precisa para seu bom funcionamento. Os ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a aumentar os níveis de HDL. Você pode encontrar esta gordura nos peixes de água fria, como salmão, atum, cavala, arenque e linguado, assim como também na linhaça, algumas outras sementes e oleaginosas. Suplementos de óleo de peixe que contêm EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico) também podem ajudar a reduzir os níveis de LDL. Estes são dois outros tipos de gorduras essenciais. Conheça o site da linhaça e saiba tudo sobre esta semente.

Para aumentar o HDL e diminuir o LDL: Aumente a sua ingestão de fibras

Fibra vem em duas formas: solúveis e insolúveis. Solúveis são absorvida pela água e formam um gel no intestino. 10 g de fibra solúvel por dia podem ajudar a diminuir o colesterol LDL. Você pode encontrar este tipo de fibra em alimentos como feijão, aveia, farelo de aveia, cevada, ameixas e maçãs, além de também em várias sementes, principalmente na linhaça.

O bem e o mal no sangue

A imagem ilustra muito bem o papel e influência do colesterol bom HDL e do colesterol ruim LDL no seu corpo. (Foto: cardiologydoc.wordpress.com)

Para aumentar o HDL e diminuir o LDL: Perder o excesso de peso

Estar acima do peso pode aumentar seus fatores de risco para muitas doenças e também pode aumentar seus níveis de LDL e reduzir os níveis de HDL. Se você está acima do seu peso ideal, reduza seu consumo calórico diário em 500 calorias junto com uma reeducação alimentar com um nutricionista. Isso pode causar a perda de um quilo de peso a cada semana.

Para aumentar o HDL e diminuir o LDL: Evite certos alimentos

Os alimentos que são ricos em colesterol, gorduras trans e gorduras saturadas devem ser eliminados de sua dieta. Isso inclui alimentos fritos, produtos lácteos de alto teor de gordura, fast food, produtos de panificação comerciais e todos os alimentos que têm óleos parcialmente ou totalmente hidrogenados neles.

Para aumentar o HDL e diminuir o LDL: Faça mais exercícios

O exercício traz inúmeros benefícios para o corpo, tais como a melhoria da mobilidade, melhor o funcionamento do cérebro, melhora a força e controle de peso. A atividade física regular também pode ajudar a elevar os níveis de HDL e diminuir os níveis de LDL. Para aproveitar isso, exercite-se todos os dias por pelo menos 30 minutos. Exemplos de coisas que você pode fazer incluem caminhada, corrida, levantamento de peso, subir escadas, bicicleta e muitos outros. Compartilhe no espaço de comentários abaixo suas dicas para quem quer manter sob controle o colesterol no sangue. A saúde de todos agradece!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.