Sucos para baixar o colesterol ruim

Escrito na categoria "Dieta e Alimentação Saudável" por André M. Coelho.

Quando o colesterol no sangue aumenta, o mesmo acontece com o risco de doenças cardíacas. Especialistas em dieta e nutrição acham que beber sucos certos podem desempenhar um papel importante em reduzir seu colesterol, devido aos antioxidantes essenciais e teor de fibras encontrados em muitos sucos.

Sucos de frutas

Muitas frutas possuem nutrientes necessários e esteróis que foram mostrados para reduzir o colesterol total em até 10 por cento e de colesterol LDL (ruim) de até 17 por cento. Esses sucos oferece muitos dos mesmos benefícios que se obtém de comer a fruta inteira. Os sucos de frutas mais eficazes para reduzir seu colesterol incluem uvas escuras, maçãs, morangos, mirtilos e framboesas. Estudos sugerem que o suco de romã, que contém mais altos níveis de antioxidantes do que sucos de outras frutas, podendo reduzir o colesterol também.

Sucos de vegetais

Sucos de vegetais ricos em beta-caroteno e naturalmente ricos em esteróis e  fibra ajudam a manter o colesterol em níveis saudáveis no sangue. Cenoura e sucos de grama de trigo são considerados os melhores sucos vegetais para diminuir o colesterol. Sucos de cenoura podem melhorar significativamente a sua saúde. Dois cenouras e meia de tamanho médio em um suco diariamente irá reduzir o colesterol no sangue em cerca de 11 por cento.  A grama de trigo consumida em uma forma de suco é digerida para a corrente sanguínea em cerca de 20 minutos, tornando-se uma bebida energética rápida. A grama de trigo fornece antioxidantes que ajudam a melhorar o colesterol.

Sucos saudáveis

Sucos de várias fontes diferentes são muito bons para ajudar nos níveis de colesterol no sangue. (Foto: blog.healthkismet.com)

Sucos Cítricos

Vitamina C, o ácido ascórbico, é uma das mais importantes vitaminas encontradas em sumos de frutas cítricas. Estes sumos tem várias propriedades nutritivas benéficas para a redução do colesterol e podem ser encontrados em frutos, tais como a toranja, laranja, limão e lima. Sumo de laranja pode reduzir o colesterol em até 10 por cento. A toranja interfere com muitos medicamentos e o seu farmacêutico ou o médico pode recomendar evita-la. Sumos frescos têm o maior teor de nutrientes para diminuir o colesterol. Sucos enlatados e engarrafados são a segunda melhor opção, com mais de 75 por cento de seus nutrientes. Caixas refrigeradas e sem refrigeração geralmente contêm um pouco menos de nutrientes essenciais e tem uma vida útil mais curta. Sucos variam, dependendo do que foi no fruto antes de ser pressionado e o que foi adicionado ao suco.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.