Quando você sofre de azia e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ou sintomas semelhantes, é aconselhável cortar a cafeína e outros compostos que possam piorar o refluxo ácido. Portanto, você deve parar de tomar café (o que você provavelmente sabe). Mas você também sabia que também deveria cortar chá, incluindo chá preto e verde? O chá verde é saudável de várias maneiras, assim como outros chás. Mas, como o chá preto, é derivado das folhas da “Camellia sinensis” e ambas contêm cafeína. O teor de cafeína no café e no chá pode agravar o seu refluxo ácido.

Portanto, um chá de ervas livre de cafeína é uma ótima alternativa natural para acalmar seu refluxo ácido e azia. Além disso, alguns chás de ervas têm propriedades que podem ajudar a aliviar os sintomas da DRGE. Hoje mostramos a você o que beber para o refluxo ácido.

Chá de camomila é bom para refluxo

O chá de camomila é conhecido por suas propriedades de relaxamento e é ótimo para o tratamento de insônia. É usado como erva medicinal há séculos e por boas razões. Sua versatilidade, além de ajudar com o sono, também é eficaz contra a flatulência e suaviza o estômago, condições que acompanham o refluxo ácido. O chá de ervas é um anti-inflamatório e acredita-se ter compostos anti-inflamatórios não-hormonais, como o ibuprofeno, que tem efeitos analgésicos e antipiréticos. Esses efeitos explicariam por que o chá de camomila é tão bom para acalmar a mente e o corpo. O alívio dos problemas de indigestão tornam este chá ideal para o refluxo ácido.

Efeitos colaterais: Um pequeno número de pessoas pode ser alérgico à camomila. Além disso, se você é alérgico a ervas, pode ser alérgico a camomila.

Chá de alcaçuz para refluxo gástrico

Os usos medicinais da raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) são muito conhecidos, particularmente na Europa, onde tem sido usado para curar úlceras gástricas. Ao longo dos séculos, também é usado para tratar tosse, constipação e insônia. A pesquisa mostrou que o alcaçuz pode reduzir o ácido do estômago.

Além disso, o alcaçuz pode aumentar o cortisol, um esteróide antiinflamatório natural. Por isso, ajuda o corpo a reduzir naturalmente a inflamação. O uso de raiz de alcaçuz a longo prazo não é recomendado porque pode levar à pressão alta.

No entanto, outro tipo de alcaçuz, chamado de alcaçuz desglicirrizado (DGL) não tem os mesmos efeitos colaterais. Este é o melhor tipo de alcaçuz para refluxo. Também é interessante notar que o alcaçuz é uma “mucilagem”. Isso significa que ele pode revestir o estômago e o esôfago. O que ajuda a proteger do ácido do estômago. A mucilagem é uma substância comestível encontrada em muitas plantas. Na medicina, é usado para fornecer uma película protetora que ajuda a aliviar a irritação e como remédio para a tosse. Chás de mucilagem usados ​​no fitoterápico: chá de raiz de marshmallow, chá de raiz de alcaçuz e chá de olmo.

Chá para refluxo

Um bom chá para refluxo pode contribuir para uma melhor saúde e um estômago muito mais tranquilo. (Foto: meteoweb.eu)

Chá de gengibre caseiro para refluxo

Gengibre é a super-erva mais conhecida por ajudar náuseas e enjoos matinais. Também tem a capacidade de acalmar o sistema gastrointestinal, reduzindo assim os sintomas do refluxo ácido. Como funciona o gengibre para ajudar o refluxo ácido não é completamente compreendido. Mas uma teoria sugere que o gengibre funciona ajudando a esvaziar o conteúdo do estômago mais rapidamente que o normal. Portanto; o conteúdo no estômago tem menos tempo para causar problemas como refluxo ácido. Isso é conhecido como esvaziamento gástrico.

Chá de raiz de marshmallow para refluxo

A raiz de marshmallow contém uma substância chamada “mucilagem”. Esta mucilagem pode revestir o estômago e o esôfago com uma camada protetora ou muco. Por isso, pode proteger o estômago e o esôfago dos ácidos estomacais. Este muco também é escorregadio quando molhado, o que age como um laxante suave.

Assim, pode ajudar o movimento do intestino e soltar suas fezes. Assim como o chá de gengibre, ele pode ajudar no “esvaziamento gástrico”. Raiz de marshmallow pode ser bebida como uma infusão fria ou chá quente. Para fazer o chá basta adicionar duas colheres de chá de raiz de marshmallow seco à água fervente e deixar em infusão por 5 minutos.

Marshmallow é geralmente considerado uma erva segura. No entanto, pode interagir com alguns medicamentos, por isso, procure aconselhamento se tiver medicações convencionais.

Chá de dente de leão para o refluxo

O dente de leão é classificado como uma erva amarga, isso significa que ajuda a digestão. O chá-leão também é uma fonte de fibras. Esta é uma ajuda benéfica para a saúde digestiva e intestinal. A fibra ajuda o movimento da comida no rastro intestinal. Este chá também tem a capacidade de estimular o apetite e, assim, ajudar a digestão. Além disso, o chá pode aumentar as bactérias benéficas no estômago.

Mais informações sobre chás para refluxo

Outros chás de ervas úteis para refluxo ácido:

  • Chá de anis
  • Chá com alcaravia
  • Chá de erva-doce
  • Chá de feno-grego
  • Chá de cardamomo

O chá de menta é frequentemente usado como auxílio digestivo. No entanto, também pode soltar o esfíncter esofágico. Este é um tipo de válvula que impede que o conteúdo do estômago passe para o esôfago. Se o conteúdo do estômago vazar para o esôfago, então isso seria ruim para o refluxo ácido.

Conclusão

Somos todos indivíduos e os sintomas de refluxo ácido podem variar dependendo da ingestão de alimentos. O que ajuda você pode não ajudar outra pessoa. Portanto, teste qual chá de ervas é o melhor para as suas circunstâncias. Estes chás de ervas também são os melhores chás para azia.

Cortando bebidas com cafeína e mudando para chás de ervas você não tem nada a perder. Tudo a ganhar, porque os chás de ervas podem ajudar os seus sintomas de refluxo ácido para melhor.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.