A tanchagem é usada como ervas medicinais, e é uma planta de baixo crescimento que você pode encontrar crescendo praticamente em qualquer lugar. Em alguns círculos, a tanchagem é considerada uma erva daninha, mas na verdade é uma das melhores ervas medicinais do planeta.

A tanchagem tem uma longa história de serem usados ​​como plantas alimentícias e ervas medicinais em diversas culturas ao redor do mundo. Os nativos americanos o usavam para curar feridas, curar a febre e extrair toxinas de picadas e mordidas, incluindo picadas de cobra.

Você pode ter encontrado principalmente dois tipos de tanchagem: aquelas com folhas largas chamadas Plantago major e o tipo de folhas estreitas P. lanceolata. Você pode usar qualquer uma para fins de cura, dependendo da disponibilidade em sua localidade, mas a maioria dos herboristas parece preferir a tanchagem com folhas maiores, mas mais macias e comestíveis.

Temos de lembrar: não consuma o chá de tanchagem sem conversar com seu médico antes. Automedicação com remédios naturais é também altamente prejudicial para sua saúde.

Benefícios do chá de tanchagem

A tanchagem possui propriedades antimicrobianas de amplo espectro além de ser anti-inflamatória e analgésica. Ela não só pode aliviar as picadas de insetos e feridas superficiais, como também pode prevenir infecções e acelerar a cicatrização. Uma aucubina bioquímica ativa é a principal responsável pela ação antimicrobiana da erva. Outra substância alantoína na erva ajuda na regeneração do tecido da pele.

A tanchagem também tem uma propriedade adstringente que tem um efeito de limpeza no corpo. Ele ajuda a secar o excesso de secreções no trato respiratório e no sistema digestivo, sendo útil no tratamento de resfriados e diarreia. A adstringência é moderada pelo efeito demulcente da mucilagem na erva, por isso este remédio erval é muito mais suave do que outros adstringentes comumente usados.

As folhas comestíveis de bananeira de folha larga são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas, incluindo vitamina K. Esta vitamina ajuda a estancar o sangramento de cortes e feridas. Folhas tenras podem ser comidas frescas em saladas, mas as folhas mais velhas devem ser cozidas.

Como coletar a erva tanchagem?

Apesar de seu valor medicinal e nutricional, a tanchagem um status de ervas daninhas e, na verdade, são invasivas em muitas áreas. Se você achar que eles estão crescendo em abundância nas terras de sua região, é melhor pegá-los de lá, em vez de introduzi-los em seu jardim. Mas certifique-se de que a área está limpa e não tratada quimicamente.

Mais importante, você deve ser capaz de identificar positivamente a planta correta. As plantas não tem hastes acima do solo. Tudo o que você vê é um tufo de folhas vindo de um ponto. Os talos de flores característicos ajudam a identificar a banana-da-terra entre outras plantas formadoras de rosetas, mas podem não estar presentes o tempo todo. Se você estiver em dúvida, obtenha a ajuda de uma pessoa experiente.

Folhas de tanchagem são usadas principalmente para preparações de ervas, por isso é melhor escolher apenas as folhas, em vez de cavar a planta inteira. Tire as folhas sem mácula, selecionando as ligeiramente maduras sobre as folhas muito tenras, a menos que você esteja planejando usá-las em saladas. As folhas maduras possuem maior concentração de fitoquímicos potentes.

Chá de tanchagerm

Aprenda como fazer e usar o chá de tanchagem para obter mais benefícios para sua saúde. (Foto: YouTube)

Para quê serve o chá de tanchagem e outros produtos da tanchagem?

A tanchagem é usada para tratar uma variedade de problemas do cotidiano, desde picadas de mosquitos e erupções cutâneas a problemas renais e doenças inflamatórias gastrointestinais. Vamos ver como você pode usar essa erva para curar.

Queimaduras: aplique imediatamente um emplastro feito com as sobras do chá e aplique uma atadura com folhas. Siga-o com uma pomada de tanchagem.

Cortes e feridas abertas: pare de sangrar de cortes frescos, aplicando folhas de tanchagem esmagadas. Lave com chá de banana ou tintura diluída (1 colher de sopa para um copo de água) para evitar infecções e promover a cicatrização.

Furúnculos e acne: toque com uma gota de óleo essencial ou aplique as sobras do chá.

Para úlceras na boca: boceje 2 a 3 colheres de sopa de chá de tanchagem na boca 3 a 4 vezes ao dia. Você pode usar 1 colher de sopa de tanchagem diluída com um copo de água também.

Para dor na garganta/infecção: gargareje com chá de tanchagem ou óleo essencial diluído. Tome 5 a 10 gotas de óleo essencial sob a língua e faça a ingestão lentamente.

Caspa e outros problemas no couro cabeludo: aplique a infusão de chá ou óleo de tanchagem no couro cabeludo e lave-o após uma hora.

Para irritações na pele: aplique imediatamente um emplastro e lave a área com chá de tanchagem. Aplique o lodo de banana (mais detalhes no final deste artigo) até que a dor pungente desapareça.

Para queimaduras solares: aplique generosamente cataplasma ou lodo de banana. Lave a área com o chá e aplique a pomada.

Para melhorar a função hepática e renal: beba 1 a 2 copos de chá de tanchagem todos os dias.

Para alívio da inflamação gastrointestinal: coloque o óleo essencial sob a língua ou beba chá de tanchagem.

Para gripes, resfriados e seus sintomas: coloque o óleo essencial sob a língua ou beba chá quente acabado de fazer com mel.

Como fazer chá de tanchagem?

Você vai precisar de:

1 xícara de folhas de tanchagem fresca

2 xícaras de água

Tigela à prova de calor com tampa de encaixe

Lave bem as folhas de tanchagem e mantenha-as em uma tigela com tampa. Ferva a água e despeje sobre as folhas na tigela, cubra com a tampa e deixe em infusão até que a tigela esteja fria ao toque. Coe o chá e guarde na geladeira por até duas semanas.

Beba 1 a 2 xícaras de chá de tanchagem por dia para controlar a diarreia ou aliviar os sintomas do resfriado e da febre. Você pode beber simples ou adicionar mel a gosto. Pode trazer alívio para as pessoas que têm úlceras estomacais, síndrome do intestino irritável ou outras doenças inflamatórias do trato gastrointestinal. Chá de tanchagem pode ser usado como um tônico geral também.

Use chá de banana topicamente para lavar feridas, furúnculos e pele danificada por queimaduras solares, erupções cutâneas, eczema etc.

O que acham do chá de tanchagem? Já consomem esse chá?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.