Os probióticos são incríveis para sua saúde. Não só eles fornecem uma ampla gama de nutrientes como também são preenchidos com bactérias benéficas que melhoram a sua saúde digestiva e a função imunológica. Basicamente, eles são superalimentos ricos em bactérias que podem ajudar em tudo, desde a cura até a luta contra a infecção e sustentando uma melhor pele.

O Kvass é um desses alimentos probióticos tão incríveis para sua saúde. Se você nunca conheceu essa bebida, não se preocupe. É uma bebida feita de beterraba fermentada, e na verdade contém um teor de álcool muito baixo, entre 0,5 e 1,0. Não se preocupe: não é alcoólica, a menos que tenha fermentado por um longo período de tempo.

Probiótico de beterraba: o que é o Kvass?

Geralmente é um malte, uma bebida refrescante não alcoólica. Na Rússia (e ex-regiões soviéticas), é habitual beber o Kvass durante os meses de verão quente. É algo cotidiano. É vendido em mercearias, delicatessen, bem como em quiosques, especialmente no verão. É consumido ocasionalmente como um acompanhamento, outras vezes apenas com uma refeição “.

A beleza do kvass é que muitas vezes é feito de beterraba, por isso tem um sabor naturalmente doce (graças a todo o açúcar natural na maioria das variedades de beterraba possuem). Você encontrará que muitas bebidas kvass incluem sabores de frutas vermelhas ou ervas, dando-lhe um sabor agradável que a Kombucha e outras bebidas probióticas populares não podem combinar. Pode ser um pouco difícil se acostumar no início, mas uma vez que você a bebe por alguns dias, você adquire o gosto pelo kvass. Além disso, é incrível para sua saúde, então como não amar?

Kvass

O Kvass é uma bebida cheia de nutrientes, além de ser super saborosa e benéfica para sua saúde. (Foto: The Herban Farmer)

Kvass de beterraba: benefícios

O Kvass carrega uma série de benefícios para sua saúde. Dentre os principais benefícios comprovados, encontramos os seguintes como mais importantes:

Fibras

As beterraba são um alimento de fibra muito alta, o que significa que eles serão excelentes para sua saúde digestiva. Sua dose média de kvass contém aproximadamente a mesma quantidade de fibra que você obteria de um smoothie de beterraba. Você verá que a bebida com alto teor de fibras ajudará a melhorar a digestão, reduzir a absorção de açúcar, evitar que as toxinas sejam absorvidas pela corrente sanguínea e até mesmo combater o colesterol. É um alimento inteligente para o coração que fará maravilhas para sua saúde.

Fígado

As beterrabas são um alimento para limpeza do fígado, e o kvass faz um trabalho incrível de eliminar toxinas e acúmulo de gordura do fígado. Lembre-se de que seu fígado coleta muitas das gorduras e toxinas, e a função hepática reduzida pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde. Graças ao Kvass, você pode manter seu fígado limpo e trabalhando perfeitamente.

Probióticos

Isto é o que torna a kvass uma escolha tão popular. Ele está se tornando uma das mais procuradas bebidas probióticas no Ocidente. As bactérias benéficas no kvass irão melhorar seu sistema imunológico e aumentar a digestão, garantindo que seu corpo possa absorver o máximo de alimento possível dos alimentos que você come. Definitivamente, uma boa razão para adicioná-lo à sua dieta.

Acidez no sangue

As beterrabas contêm compostos que dão às beterrabas sua rica cor vermelha. Estes ajudam seu corpo a produzir novos glóbulos vermelhos, e ajuda a manter o equilíbrio do pH do seu corpo em direção a alcalinidade. Considerando quantos alimentos ácidos nós comemos hoje, isso torna o kvass um alimento importante para nossa saúde geral.

Nutrientes

As beterrabas são ricas em vitamina C, e o kvass contém uma boa dose desse antioxidante anti-inflamatório que combate as toxinas. O Kvass também é rico em manganês, um mineral que desempenha um papel vital na saúde dos ossos e do pâncreas. Você também obtém muito folato do kvass, o que ajudará a melhorar a saúde reprodutiva. Em suma, é uma comida rica em nutrientes.

Câncer

Graças ao alto teor de antioxidantes das beterrabas, beber kvass pode ser uma boa maneira de reduzir seu risco de câncer. Os antioxidantes e compostos anti-inflamatórios no kvass ajudarão a prevenir a inflamação, um indicador de câncer.

Pode ser uma bebida de sabor incomum, e você está hesitante em tentar. No entanto, uma vez que você perceber o que ela pode fazer por você, você verá por que é um ótimo alimento para suas refeições.

Porém, vale lembrar que de nada adiantará ter o kvass na dieta sem uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

Você já consome o kvass? Como? Quais benefícios já trouxe para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.