Existem vários benefícios da beterraba para a sua dieta. Por exemplos, as beterrabas contêm altos níveis de agentes antioxidantes e antiinflamatórios que estudos mostram podem ajudar a reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Elas obtêm sua cor roxa da betacianina, um pigmento vegetal que algumas pesquisas preliminares indicam que poderia ajudar a defender as células contra substâncias cancerígenas nocivas. Além disso, os níveis elevados de uma fibra única encontrada nas beterrabas podem estar ligados a um menor risco de câncer de cólon e adicionar um quarto de xícara de beterraba à sua dieta diária poderia reduzir seu risco de câncer de rim. Mas é bom conhecer tanto os benefícios da beterraba quanto os riscos que ela traz para sua dieta.

Menor risco de doença cardíaca é um dos benefícios da beterraba

As beterrabas são uma boa fonte de folato e betaína. Estes nutrientes agem em conjunto para ajudar a reduzir os níveis sanguíneos de homocisteína, o que pode aumentar seu risco de doença cardíaca, causando inflamação prejudicial às artérias.

Os benefícios da beterraba incluem uma melhor saúde dos olhos

As beterrabas são uma boa fonte de luteína, um antioxidante que ajuda a proteger os olhos da degeneração macular relacionada à idade e das cataratas. Elas também contêm uma grande variedade de fitoquímicos que podem ajudar a melhorar a saúde de seus olhos e tecidos nervosos.

Beterraba na dieta

Que tal consumir um pouco mais de beterraba na sua dieta? Faça isso e ganhe muitos benefícios saudáveis. (Foto: Livestrong.com)

As beterrabas aumentam a resistência do corpo

Pesquisadores britânicos realizaram estudos que descobriram que os atletas que bebiam suco de beterraba misturado com um pouco de suco de maçã antes de malhar tiveram uma melhor resistência e uma pressão arterial inferior do que aqueles que não o fizeram. O aumento do desempenho é pensado que vem dos nitratos encontrados na raiz. E estes não são os únicos benefícios energéticos das beterrabas. Pesquisas adicionais sugerem que uma mistura de suco de maçã de beterraba poderia tornar certas atividades menos cansativas para idosos.

As beterrabas reduzem o risco de demência

As beterrabas produzem ácido nítrico, o que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo em todo o corpo, inclusive no seu cérebro. As ressonâncias magnéticas feitas em adultos mais velhos mostraram que depois de comerem uma dieta com alto teor de nitrato que incluía o suco de beterraba, os indivíduos tiveram mais fluxo sanguíneo para a substância branca de seus lóbulos frontais.

A beterraba também combate constipação

A fibra ajuda a manter seu sistema digestivo funcionando sem problemas, e um dos muitos benefícios das beterrabas é que elas estão cheias delas. Com mais fibras na sua dieta, você retém mais líquidos nas fezes, o que facilita para elas passarem pelo seu sistema digestivo.

Benefícios da beterraba para os cabelos

O suco de beterraba é uma rica fonte de cálcio, fósforo, potássio, proteínas, bem como vitaminas B e C. Todos estes são benéficos para aumentar a circulação de sangue no couro cabeludo. Isso ajuda a um melhor crescimento dos cabelos.

Se você tem um couro cabeludo que coça e seco, o suco de beterraba é um excelente remédio, pois possui propriedades antipruríticas. Ao misturar o suco de beterraba com vinagre, você pode tratar a caspa, bem como a psoríase.

Misturar o suco de beterraba com henna e usar esta mistura como uma tintura para cabelo é uma maneira natural de obter tons castanhos. Este corante está livre de quaisquer produtos químicos e, portanto, é bom para os seus cabelos, mantendo-os bonitos e saudáveis. Para obter um tom avermelhado para o seu cabelo, use apenas suco de beterraba.

Misturar o suco de beterraba com gengibre e massagear seu couro cabeludo com esta mistura é uma boa maneira de tratar a perda de cabelo e calvície.

Riscos no consumo de beterrabas

Apesar de todos esses benefícios de beterraba, você pode querer comer legumes de beterraba com cuidado se você estiver propenso a cálculos renais. Elas são ricos em oxalatos, que podem formar pequenos cristais e contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais. Essa mesma substância pode contribuir para a gota, um tipo de artrite que se desenvolve quando o ácido úrico demais se acumula no corpo.

Você pode achar que as beterraba ajudam você a ir ao banheiro, mas não fique alarmado se sua urina ou fezes ficarem rosas ou vermelhas. Não é sangue e é realmente inofensivo. É um efeito da própria beterraba na dieta.

Como você coloca a beterraba na sua dieta? Quais benefícios ela trouxe para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.