Probióticos e Antibióticos: o que são?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Há mais de 100 trilhões de bactérias que vivem em seu corpo. Você tem mais bactérias do que células. Muitas dessas bactérias são úteis, ajudando na digestão, fortalecendo o sistema imunológico e manter as bactérias menos amigáveis ​​em dia. Quando bactérias nocivas causam doenças ou infecções, você pode usar um antibiótico para matar as bactérias. Infelizmente, algumas das bactérias probióticas benéficas também são destruídas. Tomar probióticos complementares durante o curso de antibióticos pode repor as bactérias boas e ajudar a reduzir alguns dos efeitos colaterais de tomar antibióticos, especialmente a diarreia.

Mas vamos entender o que são probióticos e antibióticos antes de continuar nosso artigo.

O que são probióticos?

Do latim “pro” e “biota”, que significa “para a vida”, probióticos são definidos como microrganismos vivos administrados em quantidades adequadas, que conferem um efeito benéfico sobre a saúde do hospedeiro. Estas bactérias que vivem em colônias no trato gastrointestinal inferior e devem ser capazes de sobreviver a digestão para serem eficazes. Há mais de 1000 tipos de probióticos e cada um deles tem uma vantagem distinta. Os lactobacilos vivos podem ser usados como um dos exemplos mais populares e comuns de probióticos.

A saúde melhor com os probióticos e antibióticos juntos

Probióticos e antibióticos não devem ser vistos como inimigos mas sim, dois elementos que se complementam para te ajudar a ter uma saúde mais estável. (Foto: www.kulfoto.com)

Antibióticos e seus efeitos colaterais

Você provavelmente já conhece bem os antibióticos, assim como seus efeitos colaterais. Eles são usados para matar vírus e bactérias que estão tomando conta de seu organismo e prejudicando sua saúde. O problema é que eles acabam causando efeitos secundários físicos, tais como gases, cãibras, flatulência e diarreia. De acordo com um artigos científicos, uma em cada cinco pessoas param de usar os seus antibióticos antes do tratamento ser terminado por causa de diarreia. Para tratar a diarreia causada pelos antibióticos, você precisa de Saccharomyces boulardii, que um tipo de fungo benéfico e Lactobacillus rhamnosus GG, que é um tipo de bactéria. Tomar antibióticos também abre uma janela para patógenos que podem causar diarreia , porque os antibióticos matam as bactérias prejudiciais e benéficas sem discriminação. Tomar probióticos ajuda a combater esses patógenos, especialmente Clostridium difficile, que é a causa mais comum de diarreia associada ao uso de antibióticos.

Uso dos probióticos

Embora você possa tomar probióticos enquanto usa antibióticos, não o faça ao mesmo tempo. A recomendação é esperar pelo menos duas horas antes ou depois de tomar o antibiótico para consumir seu suplemento probiótico. Procure suplementos probióticos que contêm as bactérias específicas que você precisa e tenha pelo menos 1 bilhão de células vivas. Os probióticos são geralmente considerados seguros , mas verifique com seu médico antes de adicionar qualquer tipo de suplemento para sua dieta.

Considerações Finais

Você pode comprar iogurtes e produtos enriquecidos com probióticos na próxima vez que for tomar um antibiótico, reduzindo assim os efeitos colaterais. Ou melhor ainda, você pode pedir ao seu médico a receita dos probióticos para uma melhor saúde. O que não pode acontecer é você tomá-los indiscriminadamente, pois eles em excesso podem causar os mesmos males das bactérias e vírus dos quais você queria se livrar.

Quais probióticos vocês recomendam? Já tomaram probióticos e antibióticos antes?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.