Benefícios do açafrão da terra e suas propriedades!

Escrito na categoria "Plantas medicinais" por André M. Coelho.

O açafrão é uma especiaria pequena, bulbosa, perene, um membro da família do lírio. Para produzir o açafrão, os estigmas (a parte da flor que pega o pólen) devem ser cuidadosamente escolhidos manualmente cortados, cuidadosamente colocados em uma peneira e curados sobre o calor para aprofundar o sabor, em um processo tão intensivo que torna o açafrão uma das especiarias mais caras do mundo. Mas esse alto custo não viria sem alguns benefícios para sua saúde, é claro.

Açafrão: benefícios de cura

Os benefícios e as propriedades medicinais deste tempero fazem dele um ingrediente culinário valioso ao redor do mundo. Pesquisas modernas sugerem que o açafrão pode ser usado como afrodisíaco, diaforético (para provocar sudorese), e carminativo (para prevenir gases). Alguns outros benefícios merece destaque

Açafrão da terra: para quê serve? Proteção contra o câncer

Açafrão contém um caroteno solúvel em água chamado crocina, que é responsável por grande parte da cor dourada do açafrão. Crocina desencadeia a apoptose (morte celular programada) em vários tipos diferentes de células cancerosas humanas, tais como na leucemia, carcinoma de ovário, adenocarcinoma de cólon e sarcoma de tecido mole. Pesquisadores do México que estudam o extrato de açafrão descobriram que o açafrão e seus componentes ativos exibem uma capacidade de inibir células malignas humanas. Não só a especiaria inibe as células que se tornaram cancerosas, como também não tem tal efeito em células normais e realmente estimula a sua formação de linfócitos, que são células do sistema imunitário que ajudam a destruir células cancerosas.

Como usar o açafrão

O açafrão é usado em diversas receitas e curas naturais há milênios, e com você não precisa ser diferente. (Foto: Home Remedies & Natural cures)

Açafrão: para quê serve? Aprendizagem e retenção de memória

Estudos recentes também demonstraram que o extrato de açafrão, especificamente a sua crocina, é útil no tratamento dos problemas mentais relacionados com a idade. No Japão, o açafrão é encapsulado e usado no tratamento da doença de Parkinson, perda de memória e inflamação.

Açafrão para a puberdade tardia:

Em meninas sob desenvolvidas na chamada puberdade tardia, o açafrão tem um efeito estimulante global. Uma pitada de açafrão moído em uma colher de mesa de leite é útil para estimular hormônios e produzir o efeito desejado.

Açafrão para aumentar a vitalidade

Na baixa libido, o açafrão auxilia como um estimulante sexual e pode ser consumido em uma dose de uma pitada em um copo de leite antes de ir se deitar. Essa receita já é praticamente milenar, e é um dos usos mais comuns para o açafrão.

Açafrão para calvície

Açafrão misturado com alcaçuz e leite em uma aplicação tópica é eficaz para induzir o crescimento do cabelo na alopecia e calvície. Note que para esse uso, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar a eficiência para o uso na calvície.

Proteção contra o frio usando o açafrão

Açafrão é um tônico estimulante e muito eficaz para tratar o frio e a febre; Açafrão misturado no leite e aplicado sobre a testa rapidamente alivia o frio. Note que se você tem uma pele sensível, é melhor evitar esse tipo de uso para não ter muitos problemas.

Açafrão emagrece

Há relatos de que o açafrão tem propriedades para a queima de células gordurosas, e pode ser efetivo no emagrecimento. Ainda são necessários mais estudos para comprovar essa eficiência do açafrão, mas pesquisas recentes vem mostrando resultados promissores quando o açafrão é associado a um estilo de vida mais saudável.

Açafrão da terra: como usar?

Com estes benefícios conhecidos para nós, este tesouro culinário tem de ser usado corretamente para seus melhores benefícios. Você pode usar o açafrão:

Cuidados com o consumo do açafrão

Açafrão como um tempero, é geralmente considerado como seguro; No entanto, não é recomendado durante a gravidez e durante a amamentação. Também deve ser referido que doses grandes, isto é, mais de 1 ou 2 colheres de mesa podem ser tóxicas, embora o envenenamento por açafrão seja muito raro. Não ache também que o consumo do açafrão vai resolver todos os seus problemas. Consulte sempre um médico antes de mudar sua dieta ou antes de qualquer tratamento natural para seus problemas de saúde.

Como você consome o açafrão? Ele faz bem para sua saúde? Quais são os usos que você dá ao açafrão?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.