Se você está obcecado com a tentativa das últimas tendências de alimentos saudáveis, provavelmente já ouviu falar sobre a maca. Este vegetal de raiz pungente cultivado na Cordilheira dos Andes do Peru (e às vezes referido como ginseng peruano), tem sido usado tradicionalmente usado por suas qualidades nutricionais e presumidos aspectos medicinais por milhares de anos. Agora, a maca está aparecendo em prateleiras de supermercados e em barras de energia, suplementos e smoothies. Mas antes de adicioná-la à sua dieta, devemos entender para quê serve a maca e seus benefícios para a saúde.

Maca: para quê serve?

A maca é anunciada como um superalimento porque contém nutrientes chave para o ser humano, incluindo vitaminas, minerais e fibras. Também se acredita que a maca melhora a fertilidade, aumenta a libido, melhora o foco mental e a memória, melhora a resistência, reduz os sintomas da menopausa e muito mais.

Porém, há pesquisas limitadas disponíveis para respaldar essas reivindicações. Uma recente revisão coreana de pesquisas anteriores descobriu que a maca melhorou a mobilidade do esperma e a qualidade do sêmen em homens inférteis. E um estudo muito pequeno sobre mulheres pós-menopáusicas sugeriu que a maca pode aumentar o desejo sexual.

Maca na dieta

A maca traz diversos benefícios para sua saúde, e pode trazer importantes nutrientes para sua dieta. (Foto: Kiva Health Food)

Cuidados no consumo da maca

Maca é tomada como um tratamento natural para desequilíbrios hormonais. Mas o fato de que isso pode afetar hormônios pode ser uma preocupação para algumas mulheres. Muitos profissionais de saúde, aconselham as mulheres com condições sensíveis a hormônios, como fibromas uterinos, endometriose e certos tipos de câncer para evitar a maca. As mulheres que estão grávidas ou amamentando também são encorajadas a se afastarem dessa raiz.

E, embora a maca não seja rotulada como estimulante, muitos suspeitam que ela desencadeou efeitos colaterais como insônia, frequência cardíaca acelerada e dores no estômago. Se você é geralmente sensível a estimulantes como o café, você tem síndrome do intestino irritável ou doença de refluxo gastroesofágico, preste atenção na resposta do seu corpo se você decidir fazer uma tentativa com a maca, mas consulte seu médico antes do consumo.

Consumo da maca em pó

Você pode encontrar maca fresca em um mercado no Peru, mas não fora do país. A exportação do conjunto de raízes é ilegal. Você vai encontrá-la geralmente como um pó, em cápsulas ou em produtos como barras ou suplementos alimentares.

É simples adicionar maca à sua dieta

Você pode adicionar a maca a um suco, smoothie, ou misturá-la com aveia, iogurte grego, ou na massa de uma panqueca. Tem um sabor de noz com uma pitada de caramelo. E uma vez que há mais de um tipo, você pode mudar as coisas alternando as variedades preta, vermelha, amarela e misturada. A maca vermelha, por exemplo, tem o sabor mais suave e fornece os mesmos benefícios de saúde.

Você pode querer começar com apenas um quarto a meia colher de chá. Mas, mesmo que a maca se torne uma parte da sua rotina diária, geralmente não consuma mais de uma colher de chá por dia. Porém, converse com seu nutrólogo ou nutricionista antes de mudanças na dieta para obter os melhores resultados.

Como você consome a maca? Quais benefícios trouxe para sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.