Uma intoxicação pode ser fatal. Se alguém tiver ingerido uma substância venenosa, não tente tratá-lo você mesmo. Procure ajuda médica imediatamente.
Se eles estão mostrando sinais de estar gravemente doente, ligue para um telefone de emergência, uma ambulância ou leve-os para o hospital de urgência e emergência local o mais rápido possível.

Mas ao compreender os sintomas e o que fazer para ajudar, você pode evitar que o problema se agrave e possa levar a pessoa a ter sequelas ou até a morte.

Os sintomas associados com intoxicação

  • Enjoo;
  • Tontura;
  • Batimentos cardíacos súbitos perceptíveis (palpitações);
  • Dificuldade respiratória;
  • Inquietação ou agitação incontrolável;
  • Convulsões;
  • Sonolência ou perda de consciência.

Ajudando alguém que está consciente

Se você acha que alguém foi seriamente intoxicado e eles ainda estão conscientes, peça-lhes para sentar e fique com eles enquanto você espera por ajuda médica chegar. Se eles foram intoxicados por engolir alguma coisa, tente fazê-los cuspir o que há restante na boca. Se uma substância nociva salpicou sua pele ou roupas, remova todos os itens contaminados e lave a área afetada com água morna ou fria.

Ajudando alguém que está inconsciente

Se você acha que alguém tenha ingerido algo tóxico e eles parecem esta inconscientes, tente acordá-los e incentivá-los a cuspir o que está em sua boca. Não coloque a mão na boca deles e não tente fazê-los vomitar.

Enquanto você está esperando o médico chegar, coloque a pessoa de lado com uma almofada atrás das costas e sua coxa puxada ligeiramente para a frente, para que eles não caiam sobre o próprio rosto ou rolem para trás. Isto é conhecido como a posição de recuperação. Limpe qualquer vômito longe da boca deles e mantenha a cabeça apontando para baixo para permitir que qualquer vômito saia sem que que a pessoa aspire ou engula. Não lhes dê nada para comer ou beber.

Se a pessoa não estiver respirando ou seu coração parar, comece a ressuscitação cardiopulmonar, se você sabe como fazê-la.

Cuidados com a intoxicação

Cuidado: Muitas substâncias tóxicas podem parecer inocentes ao primeiro olhar, mas causar sintomas graves e potencialmente mortais. (Foto: www.fallacyfiles.org)

Gases tóxicos

Se você acha que alguém inalou gases venenosos, avalie a situação em primeiro lugar e não se coloque em perigo. Se a pessoa que você acha que pode ter inalado gases venenosos está consciente, você deve tentar incentivá-los a fazer o caminho para fora da área contaminada, se possível. Uma vez que eles estão fora para o ar fresco, verifique se eles estão OK e chamar por um telefone de emergência se tiverem sinais de intoxicação grave.

Se a pessoa estiver inconsciente ou por qualquer motivo, incapaz de sair da área afetada, ligue para o 190 imediatamente. Você não deve entrar em quaisquer áreas fechadas para remover a pessoa por si mesmo porque os gases tóxicos e fumaça podem ser muito perigosos se forem inalados.

Como ajudar a equipe médica?

A equipe médica terá de ter um histórico detalhado para tratar eficazmente uma pessoa que tenha sido intoxicada. Quando os paramédicos chegarem, ou quando você chegar ao hospital, forneça o máximo de informações possíveis, incluindo:

  • Que substâncias você acha que a pessoa pode ter ingerido;
  • Quando a substância foi tomada (há quanto tempo);
  • Por que a substância foi tomada: se foi um acidente ou proposital;
  • Como foi tomada (por exemplo, ingestão ou inalação);
  • Quanto foi tomada (se souber).
  • Detalhes de todos os sintomas que a pessoa teve, como se eles já estiveram doentes. Se eles ficaram doentes, recolha uma amostra de seu vômito, pois pode ajudar a equipe médica identificar a substância tóxica.

A equipe médica também pode querer saber:

  • A idade da pessoa e peso estimado;
  • Se eles têm quaisquer condições médicas existentes;
  • Se eles estão tomando alguma medicação (se você souber);
  • Se possível, dê para a equipe médica o recipiente em que a substância estava para dar-lhes uma ideia clara do que é. Se você não sabe o que causou a intoxicação, podem ser necessários exames de sangue para identificar a causa.

Tratamento Hospitalar

Algumas pessoas que engoliram uma substância venenosa ou tiveram overdose de medicação serão admitidos ao hospital para exames e tratamentos. Tratamentos possíveis que podem ser usados ​​para tratar a intoxicação incluem:

Carvão ativado. Os profissionais de saúde, por vezes, usam uma substância chamada de carvão ativado para tratar alguém que tenha sido intoxicado. O carvão se liga a substância tóxica e interrompe a absorção no sangue.

Antídotos. Estas são substâncias que impedem a substância de funcionar de  ou revertem seus efeitos.

Sedativos.Estes podem ser dados se a pessoa está agitada.

Ventilação mecânica (respirador).Pode ser usado se a pessoa pára de respirar.

Medicamento anti-epiléptico. Pode ser utilizado se a pessoa tem convulsões.

Testes e investigações

As investigações podem incluir exames de sangue e um eletrocardiograma. Um exame de sangue pode ser usado para verificar os níveis de substâncias químicas e de glicose no sangue de uma pessoa. Eles podem ser usados ​​para realizar um exame toxicológico (testes para determinar quantas drogas ou medicamentos que uma pessoa tenha tomado) e um teste da função hepática (que indica quanto do fígado foi danificado).

O mais importante de tudo é entrar em contato com um médico com extrema urgência. Assim, você garante que a pessoa receba o atendimento apropriado o mais rápido possível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.