O hipotireoidismo é um assunto muito popular hoje em dia. Parece que muitas pessoas tem problemas de tireoide e fadiga adrenal nos dias de hoje, uma das primeiras coisas que quem tem hipotireoidismo ou risco da doença precisa fazer é uma dieta completa com um nutricionista, sabendo quais alimentos devem ser evitados para não agravar a doença. Mas afinal, o que não pode comer que pode afetar a função da tireoide para melhor ou pior? Soja, glúten, legumes crucíferos, água fluoretada e alimentos processados ou ricos em açúcar devem ser evitados. Seu médico provavelmente não vai lhe dizer sobre isso, mas sabendo como os alimentos que você come podem impactar sua função da tireoide é tão importante quanto fazer os exames apropriados e tomar seu medicamento para tireoide. Vale lembrar: só faça alterações na dieta sob a supervisão de um bom nutricionista, principalmente quando há uma condição de saúde envolvida.

Hipotireoidismo: que alimentos que devem ser evitados? Soja

Soja está em toda parte. Hambúrgueres de soja, queijo de soja, leite de soja, mas não é um alimento tão saudável quanto parece, no entanto. O composto problemático na soja para a sua tireoide são as isoflavonas. Um estudo relatou que os indivíduos que consomem uma dose maior de soja tem 3 vezes mais chances de converter um quadro de pré hipotireoidismo para hipotireoidismo. Cozinhar o alimento, nesse caso, não destrói isoflavonas de soja. Elimine a soja tanto quanto você for capaz de sua dieta.

Cardápio para hipotireoidismo: cortar o glúten

Se você tem um problema de tireoide e você está comendo trigo ou outras formas de glúten, você precisa parar. Quase 90% de distúrbios da tireoide são autoimunes em sua natureza. isso significa que cerca de 90% de todos os pacientes com hipotireoidismo tem uma doença autoimune. Existe uma forte ligação entre a intolerância ao glúten e os problemas na tireoide. Há ainda alguns médicos que estão prescrevendo uma dieta sem glúten para todos os seus pacientes com distúrbios da tireoide, e as pesquisas estão conseguindo comprovar essa relação. Portanto, corte o glúten da dieta para não prejudicar sua tireoide.

Como fazer uma dieta para a tireoide

Com a dieta apropriada, a saúde da sua tireoide pode ficar muito melhor cuidada e você poderá evitar complicações no seu dia a dia. (Foto: Consumer Reports)

Quem tem hipotireoidismo pode comer couve? Não, e nem vegetais crucíferos

Brócolis, couve-flor, repolho, couve, rabanetes, nabos, fazem parte de um grupo de vegetais chamados crucíferos. Porém, estes vegetais podem realmente causar problemas para sua tireoide. Eles são alimentos que causam um alargamento da sua tireoide. Eles também podem retardar a função da tireoide, tornando difícil para o seu corpo utilizar o iodo, um componente essencial para os hormônios da tireoide.

Mas temos boas notícias: cozinhar esses alimentos pode ajudar. Muitas das enzimas em vegetais crucíferos podem ser parcialmente destruídas pelo aquecimento de alimentos. Então, se você estiver indo comer couve-flor, repolho, ou couve certifique-se de cozinhar bem esses legumes antes de comê-los e limitá-los em sua dieta.

Alimentos que prejudicam a tireoide: água fluoretada

O flúor aumenta o impacto da deficiência de iodo. Como foi discutido anteriormente, o iodo é essencial para o corpo para ajudar a produzir os hormônios da tireoide  Os efeitos do flúor sobre vários aspectos da função endócrina devem ser examinados, particularmente no que diz respeito a um possível papel no desenvolvimento de várias doenças e mudanças no estado mental, além de alterações no estado e tamanho da tireoide.

Mas como se livrar do flúor? Pare de beber água fluoretada. Existem muitos sistemas de filtragem de água que removem naturalmente esse elemento.

Pare de usar creme dental fluoretado e enxaguante bucal com flúor. Você pode encontrar várias opções baratas que não usam esse elemento.

Não se esqueça de verificar os seus medicamentos. Você pode se surpreender ao saber que muitos medicamentos comuns são fluoretados. Verifique com seu médico sobre isso.

O mais importante: converse com seu dentista antes de cortar o flúor da dieta. Ele irá recomendar opções para manter a saúde dos dentes e evitar problemas bucais mesmo com o consumo reduzido ou consumo zero de flúor.

Dieta para quem tem hipotireoidismo e quer emagrecer: cortando alimentos processados e açúcar

Açúcar e alimentos processados ​​causam inflamação no corpo. A inflamação inibe a conversão de certos nutrientes no organismo, inclusive os hormônios da tireoide. Reduzindo esses alimentos você não apenas estará reduzindo os agravantes de problemas na tireoide como reduzirá também vários outros riscos de doenças. Coma muitas frutas, legumes, ovos, carnes magras e gorduras saudáveis.

É importante manter sempre uma linha de comunicação aberta com seu médico sobre quaisquer mudanças na dieta para tratar a tireoide. Quanto melhor a comunicação, melhor será o tratamento dado para seu problema de saúde.

Você já fez uma dieta para tratar da tireoide? Quais alimentos você teve que deixar de comer? Quais continuaram na sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.