Doses saudáveis ​​de flúor todos os dias vai se manter longe do dentista. O que é o flúor então? Ele é um mineral que ode ser aplicado aos dentes para reduzir o aparecimento de cáries. Quando uma pessoa consome carboidratos refinados e açúcares, bactérias na boca produzem um ácido que ataca o esmalte de um dente, removendo minerais que mantêm os dentes saudáveis. O flúor torna os dentes mais resistentes às cáries, aderindo à camada de esmalte e agindo como uma barreira contra a placa.

Aplicação de flúor no consultório é necessária para as crianças?

As doses diárias e de menor concentração de flúor, incluindo a partir de cremes dentais fluorados e enxaguantes bucais são importantes para a saúde bucal do seu filho. Incorporar o uso diário de flúor na vida do seu filho pode prevenir uma das doenças infantis mais comuns no mundo: a cárie dentária. Concentrações mais fortes de flúor podem ser aplicadas por dentistas na forma de géis, revestimentos, ou espumas em exames dentais de rotina.

A idade em que dentistas começam a aplicar tais tratamentos depende do risco de cáries para as crianças. Se elas estão em baixo risco, ou não tem um histórico prevalente de cárie dentária, pode não ser necessário aplicar tratamentos com flúor.

Ainda assim, a ingestão de flúor em pequenas quantidades regulares é mais importante para crianças entre as idades de 6 meses e 16 anos, quando seus dentes permanentes estão em desenvolvimento. Os pais podem começar a usar cremes dentais fluoretados assim que aparecerem os primeiros dentes de leite da criança. Use uma quantidade de pasta de dente do tamanho de um grão de arroz, ou na quantidade recomendada pelo dentista da criança.

Aplicação de flúor

O flúor vai proteger as crianças das cáries, mas não é preciso exagerar nas quantidades, ou você pode acabar é prejudicando a saúde do seu filho. (Foto: Studio Dentaire)

Aplicação de flúor nas escolas ou infantil

Apesar de ser uma prática comum a aplicação de flúor nas crianças nas escolas na década de 90, não é uma prática necessária. Tanto é que é uma prática que praticamente não mais ocorre nas escolas. As armas mais acessíveis que as crianças possuem para combater às cáries é a própria água filtrada, graças à fluoretação. Esse processo fortifica a água com flúor, tornando-a mais saudável para o ser humano.

Como ocorre o flúor na natureza?

O flúor naturalmente se dissolve na maioria dos lençóis de água subterrânea, mas em níveis muito baixos para evitar a cárie dentária. Assim, muitas estações de tratamento de água ajustam os níveis de flúor para atingir um nível ótimo, que é eficaz para prevenir cavidades.

As famílias devem ter em mente que a fluoração da água é um procedimento seguro, que não vai afetar negativamente a saúde de uma criança.

Problemas com o excesso de flúor

O efeito colateral mais comum do uso excessivo de flúor é a fluorose, que é uma doença cosmética indolor consistindo de manchas ou raias brancas que aparecem no esmalte dos dentes. Casos leves de fluorose são quase sempre indetectáveis ​​pela maioria das pessoas. Quando [os dentistas estão procurando medidas preventivas para as cáries, o risco do flúor é muito pequeno, e os benefícios são profundos na prevenção de cáries.

A água potável e o uso de produtos fluoretados proporcionam benefícios complementares à higiene dental. Nada pode substituir o trabalho realizado por uma boa escova de dentes e o uso de fio dental. Todos trabalham juntos como medidas preventivas contra as caras horas gastas no consultório do dentista, pois nem sempre a aplicação de flúor no dente das crianças é recomendável.

Você vai com qual frequência ao dentista? Ele já aplicou o flúor em seus dentes ou de seus filhos?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.