Não é de hoje que a alimentação é um dos principais aliados do bom rendimento e bom resultado, seja qual for o esporte praticado. Atualmente no esporte de alto rendimento, existe um profissional responsável especialmente pela dieta alimentar do atleta.

Buscando praticidade e é claro sem deixar os valores nutricionais de lado, surgem os alimentos funcionais. Neste artigo vamos trazer uma lista com os 5 alimentos funcionais mais aconselhados para quem corre.

Frutas Vermelhas Ou Roxas

Exercícios físicos de alta intensidade causam um grande aumento de radicais livres em nosso organismo, componente que em excesso promove o que chamamos de estresse oxidativo, situação que há um desequilíbrio na produção de radicais livres e na ação dos antioxidantes.

O estresse oxidativo pode provocar danos no DNA celular o que aumentaria de forma considerável o risco de câncer. Para combater este estresse sugerimos as frutas vermelhas e roxas, como por exemplo, amora, framboesa, morango e açaí.

Essas frutas são ricas em antocianinas, componentes antioxidantes que tem função de ajudar a neutralizar a ação desses compostos no organismo. Outro fator positivo para ingerir estas frutas é a capacidade de promover uma melhoria da circulação sanguínea.

Quais os melhores alimentos funcionais para quem corre?

Quais os benefícios das frutas vermelhas ou roxas para quem corre?

É importante que a ingestão destas frutas seja diariamente ou pelo menos 4 vezes por semana, esta regularidade será fundamental para o desfrute dos benefícios anteriormente citados. Vale lembrar que é recomendado consumir frutas orgânicas, fugindo daquelas que são cultivadas com a utilização de agrotóxicos.

Peixes De Água Fria

Quais os melhores alimentos funcionais para quem corre?

Quais os benefícios dos peixes para quem corre?

Peixes como a sardinha, salmão, atum e arenque são ricos em ômega 3, componente que não é produzido pelo nosso organismo, tornando-se de extrema importância a sua obtenção através da alimentação. Você também irá encontrá-lo na linhaça e na chia.

Com ação anti-inflamatória, o ômega 3 consegue promover recuperação muscular muito mais facilitada, além de ser importante para a melhoria da circulação sanguínea e facilitar a passagem de nutrientes pela barreira celular.

O seu consumo também deve ser diário, mas deve haver uma alternância entre os alimentos fontes de ômega 3, evitando que o consumo excessivo do mesmo alimento. Devemos alertar que as pessoas que tem alergia a peixes e frutos e frutos do mar não deve fazer uso dos mesmos.

Iogurtes e Leites Fermentados

Quais os melhores alimentos funcionais para quem corre?

Benefícios do iogurte para quem corre

A existência de probióticos que nada mais é do que bactérias benéficas que contribuem para a manutenção da boa saúde no intestino. Suas principais funções são: favorecer a absorção de nutrientes; estimular a produção de vitaminas, como por exemplo, a vitamina K e ainda promover o fortalecimento do sistema imunológico.

O melhor horário para o consumo destes alimentos é à noite, mais precisamente antes de dormir. O logo período em jejum permite que as bactérias tenham tempo maior para se fixar na parede do intestino.

É importante frisar que estes alimentos não devem ser consumidos juntamente com líquidos quentes, uma vez que os mesmos podem matar as bactérias benéficas.

É aconselhado que seja consumido toda noite, e existe um alerta para as pessoas que possuem problemas intestinais ou câncer. Nestes casos, o médico deve ser consultado para que haja um acompanhamento junto a um nutricionista.

Chá Verde

Quais os melhores alimentos funcionais para quem corre?

Benefícios do chá verde para quem corre

Extremamente rico em catequinas que é uma substância antioxidante que tem função importante no combate aos danos provocados pelos radicais livres. Também contém cafeína, componente termogênico que ingerido em quantidade correta, poderá potencializar a queima de gorduras, além de oferecer mais energia melhorando a disposição durante as corridas.

Seu consumo pode ser diário, sendo que 2 xícaras ao dia é o ideal. Seu consumo é aconselhado na parte da manhã e pós-treino. Deve-se evitar o consumo no fim de tarde e principalmente à noite, pois a Cafeína poderá prejudicar o sono.

As gestantes ou pessoas que tem pressão alta devem evitar o seu consumo, pois o mesmo em quantidades erradas poderá prejudicar a absorção de nutrientes.

Cacau

Quais os melhores alimentos funcionais para quem corre?

Quem corre não pode comer chocolate, verdade ou mito?

Extremamente rico em polifenóis que é um forte componente antioxidante. Além desta função, o cacau ajuda na proteção da pele contra os raios nocivos do sol. Ou seja, o cacau é ótimo aliado para aquelas pessoas que corre na rua e tem grande exposição aos raios UVA e UVB.

O chocolate amargo é o mais aconselhado, uma vez que o mesmo possui alto teor de cacau e também é fonte de magnésio, componente mineral que tem participação importante na contração muscular e hidratação corporal.

Agora vem a parte importante desta dica. Você não deve comer uma quantidade exagerada de chocolate! Apenas 30g ao dia é o suficiente para promover tais benefícios. Lembre-se de escolher chocolate com valores de 50% de cacau, principalmente sem adição de componentes como açúcar, gorduras e leite.

As pessoas com problemas de enxaqueca, refluxos ou até mesmo com sensibilidade a substâncias estimulantes presentes no cacau não devem consumir chocolate.

Neste artigo falamos dos 5 alimentos funcionais para promover melhoria no seu desempenho na corrida e principalmente promovendo benefícios para sua saúde em um modo geral, agradecemos a atenção de todos e esperamos nos encontrar em breve em outro artigo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.