Uma boa alimentação pode ajudar na melhoria da saúde não é mesmo? As frutas são conhecidas como alimentos saudáveis que podem ajudar na prevenção de diversas doenças. Quais os benefícios das uvas vermelhas, roxa e verde?

A uva é considerada uma das frutas mais gostosas que existe, mas seu atrativo não para apenas no gosto. A uva é uma fruta extremamente saudável. Sabemos que existem vários tipos de uvas e neste artigo vamos falar melhor desses tipos e apresentar vários benefícios das uvas.

Sempre que falamos em benefícios da alimentação, é importante lembrar da necessidade de consumo equilibrado, ou seja, por mais saudável que a fruta seja, se você ingerir em exagero, certamente ela terá efeito contrário do desejado.

Confiram agora quais os 9 melhores motivos para incluir o quanto antes as uvas em suas dietas alimentares.

Uvas vermelhas retardam o envelhecimento

Elas possuem resveratrol ou fitoalexina tanto na casca quanto nas sementes, estes compostos são conhecidos como molécula da juventude. Elas recebem este nome porque atuam na proteção contra às agressões externas.

A prevenção do envelhecimento precoce acontece graças a sua alta concentração de antioxidantes. O resveratrol também auxilia no combate a diversas inflamações e na eliminação de patógenos no sangue.

Uvas vermelhas e verde reduzem a hipertensão

Dois componentes existentes na uva vermelha ajudam a cuidar da saúde do coração, estamos falando das fibras insolúveis e do potássio. O teor de potássio existente nas uvas vermelhas, faz com que esta fruta seja muito recomendável para as pessoas que sofrem com pressão alta.

Uvas vermelhas e verde reduzem a prisão de ventre

Quando consumidas no café da manhã, as uvas servem como excelentes laxantes naturais. Isso é possível graças ao ácido orgânico, ao açúcar e à celulose presente na composição desta fruta.

Estes componentes citados auxiliam na tonificação dos músculos intestinais e do estômago, favorecendo um melhor funcionamento dos mesmos. É importante alertar que as pessoas que sofrem com diarreia devem evitar comer uvas.

Uva faz bem pro coração?

Todos os benefícios das uvas para a saúde

Uvas vermelhas contra o Alzheimer

De acordo com um estudo realizado no Mount Sinai Medical School, na cidade de Nova York nos Estados Unidos, o resveratrol consegue retardar consideravelmente o avanço do Alzheimer.

As uvas vermelhas com seu alto poder antioxidante favorecem um melhor funcionamento da memória e protege destas doenças degenerativas como o Alzheimer.

Uvas vermelhas e prevenção do câncer

Um instituto americano de luta contra o câncer realizou vários estudos sobre o poder da uva vermelha contra esta doença e descobriram que tanto as antocianinas quanto as proantocianidinas existentes nestas uvas, conseguem frear a proliferação das células tumorais.

Outros componentes importantes são os polifenóis e o resveratrol. Estes agentes têm poderes antioxidantes e anti-inflamatórios que também ajudam a frear os danos provocados pelo câncer.

O suco natural desta uva favorece um melhor funcionamento do sistema imunológico, permitindo uma melhor atuação do mesmo durante o tratamento, além de minimizar os efeitos colaterais associados à quimioterapia.

Uvas roxas e a saúde dos olhos

Esta uva é um ótima furta para ajudar nos cuidados à saúde dos olhos. Isso acontece graças aos agentes antioxidantes presentes nas uvas roxas, ele contribuem para reduzir o índice de diversas doenças como, por exemplo, a degeneração macular e catarata.

Uvas roxas fazem bem pra pele

Estas frutas são ricas em vitamina C e diversos antioxidantes, ou seja, estes componentes fazem com que a uva roxa seja uma excelente furta para a saúde da pele. Os componentes antioxidantes retardam consideravelmente o processo de oxidação dos radicais livres.

Portanto, a uva roxa ajuda a evitar o envelhecimento precoce, surgimento de rugas, espinhas e manchas escuras na pele. A Vitamina C tem a função de aprimorar o funcionamento do sistema digestivo, favorecendo uma melhor eliminação de toxinas do corpo.

A uva roxa também é uma furta com poderes anti-microbianos e anti-inflamatórios, ajudando a combater diversos micróbios no corpo reduzindo os processos inflamatórios. A interleucina 6, a interleucina-1 beta e o fator de necrose tumoral alfa são enzimas pro-inflamatórias que tem sua ação controlada através do consumo adequado de uvas roxas.

Outros benefícios das uvas

  • A uva roxa e vermelha também são excelentes opções para combate da enxaqueca e das dores de cabeça, principalmente quando a pessoa faz o seu consumo através de um suco logo pela manhã.
  • Tanto a uva roxa quanto a vermelha oferecem benefícios contra a acidez. Aquela sensação de queimação que pode ser uma gastrite ou até mesmo úlcera pode ser prevenida com o consumo destas uvas. Além da redução do ácido úrico, você também estará prevenindo danos aos rins.

Chegamos ao final deste artigo e com todos estes benefícios apresentados acreditamos que você tenha ótimos motivos para incluir as uvas em sua dieta alimentar. Como os benefícios citados variam de acordo com os tipos de uva, o mais indicado é alternar entre elas ou consumir ambas durante o dia, lembrando que o consumo deve ser feito com moderação.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.