A época de frio para muitos é uma barreira enorme para continuar fazendo os exercícios físicos. É natural que a disposição diminua, porém não é interessante que você pare totalmente neste período.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o treino nos dias frios e te explicar porque treinar no inverno é melhor. Sabia que treinar no inverno ajuda a emagrecer mais rápido? Conheçam todos os benefícios de treinar no inverno através de 7 itens que iremos apresentar a seguir:

Treinar no inverno é mais gostoso

Apesar de parecer justamente o contrário, o treino no inverno é mais prazeroso, justamente pelo clima mais ameno. As pessoas que sofrem com sobrepeso e obesidade sentem uma dificuldade tremenda no verão, uma vez que a transpiração é muito maior nos dias quentes.

Como no inverno o corpo precisa transpirar menos para regular a temperatura corporal, o treino fica menos pesado e mais agradável. É importante dizer que as pessoas acima do peso não devem se exercitar apenas no inverno, pelo contrário, elas são as que mais precisam se manter constantemente ativas.

Treinar no inverno gasta mais calorias

As pessoas que lutam contra a balança devem aproveitar o inverno ainda mais, uma vez que este período servirá como um aliado na sua luta para perder peso. Nos dias frios o organismo precisa de mais calorias para se manter aquecido, ou seja, aumentar ainda mais o gasto calórico é irrecusável.

É justamente neste período que a pessoa sente mais desejo em comer aqueles alimentos gordurosos. Isso acontece porque o organismo está indicando que precisa de muita energia estocada e que o metabolismo está acelerado.

Alguns especialistas em corrida de rua afirmam que aproveitar este gasto calórico extra, acompanhado de exercícios orientados e uma dieta equilibrada poderá oferecer uma redução considerável na gordura corporal.

Quais os benefícios de treinar no inverno?

Porque treinar no inverno é melhor?

Treinar no inverno ajuda na manutenção do peso

Nem todo mundo está visando emagrecer, porém ninguém quer aumentar a gordura corporal neste período não é mesmo? Aproveitando a explicação do item anterior, se a pessoa parar completamente ou reduzir demais a atividade física durante este período e ficar apenas se alimentando, certamente ela irá aumentar e muito o seu peso corporal.

Aquele desejo de comer alimentos calóricos irá te dominar e no fim do inverno você terá uma longa batalha pela frente se não tiver controlado a alimentação e mantiver a atividade física regular.

Treinar no inverno é menos concorrido

Mesmo que os benefícios de treinar regularmente sejam expostos, mesmos que os riscos e malefícios de ficar parado no inverno sejam apresentados, a maioria das pessoas não treina neste período ou reduz consideravelmente a frequência. Portanto, as academias ficam mais vazias, assim como os locais públicos destinados a corrida ou demais exercícios físicos.

Treinar no inverno combate o sedentarismo

Se você naturalmente já tem dificuldades de sair de casa para treinar, a tendência é que esta preguiça triplique no inverno, se você já conseguiu superar este período inicial tão difícil, aproveite para se manter ativo e evite cair novamente no sedentarismo.

Ficar sem se exercitar no inverno vai acabar com seu condicionamento físico e fazer com que você perca em poucos dias todos os benefícios que adquiriu durante todo o período ativo.

O sedentarismo é uma triste realidade que vem acabando com a saúde da população mundial. Treinar no inverno pode ser tão prazeroso quanto no verão, basta que você saia de casa motivado a treinar.

Treinar no inverno combate doenças

Não é todo mundo que gosta de inverno, se você tem este problema, naturalmente este será um período ruim para você. A atividade física ajuda no combate de depressão e estado de mau humor.

A endorfina liberada quando praticamos atividade física causa uma sensação de bem estar e prazer e quando praticamos atividades físicas regularmente, esta sensação é ainda mais visível.

Claro que não é na hora que este efeito é sentido, alguns estudos realizados mostram que a endorfina é liberada 24 a 48 horas após o treino. Portanto, treinar sempre garante o prazer e bom humor dos próximos dias, além de diversos outros benefícios fisiológicos aqui citados.

Treinar no inverno ajuda a controlar o sono

No inverno costumamos dormir demais e nem sempre isso é positivo. Já ouviu falar que tudo em excesso faz mal? Pois é, no sono também é assim. Quando passamos muito tempo dormindo, passamos muito tempo inativo e o corpo sente.

O número de horas não está diretamente relacionado com a qualidade do sono. Às vezes algumas poucas horas de sono valem mais do que um dia inteiro dormindo. Os praticantes de atividade física regulares apresentaram uma qualidade melhor do sono em um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity.

A atividade física promove um sono mais intenso e mais valioso, mas os profissionais da saúde alertam que a atividade física seja realizada duas horas antes de dormir porque os hormônios liberados durante a atividade física atrapalham a chegada do sono.

Chegamos ao final deste artigo e queremos alertar sobre as necessidades de escolher bem a vestimenta para os treinos em dias frios, principalmente quando for treinar em dias chuvosos. Já falamos destes assuntos em nosso site e convidamos para ler estes artigos e ficarem ainda mais informados sobre como correr em segurança em cada condição climática.

Agradecemos pela atenção de todos e sempre informamos que você jamais deve praticar atividade física sem antes consultar seu médico de confiança e realizar os exames necessários para obter a liberação para praticar atividades físicas. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.