Neste artigo vamos ajudar as pessoas que estão buscando dicas para ter mais fôlego. Veja como melhorar o condicionamento físico para correr e algumas técnicas de corrida que podem ajudar desde o corredor iniciante até os mais experientes.

As duas coisas fundamentais que todo corredor precisa ter são pernas fortes e um coração saudável, mas isso somente não fará da pessoa uma boa praticante de corrida. Outra característica de um bom corredor é à força dos pulmões.

Se a pessoa não possuir uma boa capacidade respiratória, certamente irá se cansar rapidamente e consequentemente irá percorrer uma distância bem menor. A grande maioria imagina que a respiração é algo tão automático que a mesma não precisa ou não pode ser exercitada.

A maior queixa de quem começa a correr é relacionada às dores e principalmente quanto à falta de fôlego. Foi pensando neste problema que reunimos as melhores dicas para melhorar o fôlego e vocês conferem todas elas a seguir:

Melhorar o fôlego requer paciência

Primeiro temos que alertar que ninguém consegue correr grandes distâncias imediatamente, alguns conseguem mais, outros menos, mas isso está diretamente relacionado com a individualidade biológica.

É natural que a pessoa sedentária tenha muita dificuldade de manter a respiração nos primeiros dias, mas isso só poderá melhorar se ela continuar se exercitando com freqüência.

O processo de ganho de fôlego e condicionamento físico é gradativo e lento. Sendo assim, essa adaptação positiva que seu organismo irá sofrer, requer paciência, muita dedicação, disciplina e regularidade.

Reduzir a velocidade para ganhar fôlego

Um dos problemas da falta de fôlego pode ser quanto à velocidade que esteja correndo. Se você estiver correndo em um ritmo mais rápido, a tendência natural é que seu corpo não suporte o ritmo por muito tempo.

Especialistas indicam que o treino ideal deve trabalhar com frequências cardíacas baixas, essa condição favorece que todas as funções do organismo mantenham o equilíbrio funcional enquanto a pessoa corre.

Dicas para melhorar o fôlego

Como melhorar o fôlego para correr?

Correr regularmente para ganhar fôlego

É impossível promover adaptações positivas sem regularidade. Ela é fundamental para gerar estímulos frequentes, fazendo com o corpo se acostume aos poucos com aquele esforço exigido e consiga progredir.

As pessoas que não praticam atividades físicas regularmente têm menos fôlego simplesmente por não exercitar sua capacidade aeróbia. É muito importante manter um programa de atividades e horários dedicados a atividade física.

Respirar corretamente para ganhar fôlego

Como foi dito, a respiração é algo a ser trabalho e faz total diferença no seu desempenho. As pessoas precisam entender que quanto mais ofegante estiver, maior será o seu gasto energético.

A dica quanto à respiração na corrida é realizar a respiração marcada por passos, mas como assim? É bem simples! Inspire a cada 3 passos e expire após 3 passos. No início isso precisará de muita concentração, mas depois de um tempo acontecerá de forma natural.

Durante a atividade física é muito difícil controlar a respiração, mas pequenos detalhes fazem a diferença como este da marcação dito acima. Outra observação importante é tentar ao máximo não respirar somente com a boca, essa ação acelera a sensação de cansaço.

Intercalar corrida com caminhada para ganhar fôlego

O grande achado dos últimos anos foi à variação do tipo de estímulo. Antes pensavam que a pessoa que queria correr grandes distâncias deveria fazer este tipo de treino todos os dias.

Essa descoberta foi fantástica, uma vez que ela ajudou a acabar com a monotonia que envolvia várias atividades físicas. Atualmente você deve treinar séries variadas de corrida e caminhadas de forma intercalada.

Essas variações permitem uma percepção mais eficiente do esforço físico, além de oferece um tempo maior para a recuperação do fôlego. Todas as informações ditas neste tópico são dicas importantes para quem quer melhorar o condicionamento físico.

Gradativamente, o corredor irá aumentar o tempo da corrida e diminuir o de caminhada, mas estas alterações devem fazer parte de um planejamento discutido juntamente com um profissional de Educação Física.

Começar devagar e acelerar aos poucos

Por mais experiente que você seja na corrida, os especialistas indicam que inicie a atividade em um ritmo mais lento, uma vez que esta é a forma mais segura. Esse ritmo mais lento é obrigatório para quem estiver saindo do sedentarismo, caso contrário o risco de lesões aumenta muito.

Realizar outras atividades físicas

Este também foi outro achado dos últimos anos. Aquela velha sensação de que o corredor deve apenas correr ficou para trás. Atualmente, os técnicos e treinadores têm optado cada vez mais por variações de treinos em outra modalidade.

Aliar outras modalidades na busca de fôlego para correr é totalmente indicado, além de ter o efeito desejado, ajuda na motivação, uma vez que você irá experimentar novas técnicas e novos exercícios.

Escolher uma modalidade que tenha ligação direta com o seu objetivo irá aumentar as chances de obter êxito. Se você busca melhorias nas funções respiratórias, as modalidades mais indicadas são yoga e natação.

Cuidar bem dos seus pulmões

Não adianta você querer melhorar seu fôlego com atividades físicas e manter hábitos nocivos à sua saúde. Neste ponto alertamos sobre os efeitos negativos do cigarro que não novidade para mais ninguém. O fumante tem sua capacidade respiratória extremamente prejudicada.

Estamos chegando ao final de mais um artigo e esperamos que vocês tenham absorvido todas as dicas passadas, caso seja necessário, leia novamente para sanar qualquer dúvida que possa ter ficado.

Por fim, sempre alertamos para que jamais inicie qualquer atividade física sem consultar um médico e obter a liberação para a pratica de atividades físicas. A prevenção é sempre o caminho mais seguro.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.