Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre o treinamento avançado de barra fixa. Atualmente é muito comum ver principalmente os homens praticando este exercício, seja na academia ou nas praças públicas que oferecem essa oportunidade.

Qual a importância do exercício barra fixa?

O exercício barra fixa é muito rico em grupamentos musculares recrutados para sua realização e também existem dezenas variações deste exercício. Como estamos falando de um nível avançado, sugerimos para os iniciantes em barra fixa conferir as dicas que deixamos em outro artigo em nosso site.

O treino de barra fixa serve para a musculatura das costas, dos membros superiores e também trabalha a musculatura do abdômen. As variações de pegadas já não são novidades para você que está bem familiarizado com este exercício não é mesmo?

Vale lembrar que tanto os homens, quanto as mulheres devem treinar barra fixa todos os dias ou o máximo de vezes possíveis durante a semana. Isso é muito importante para o desenvolvimento e evolução, mas sempre respeitando os limites do seu corpo.

Indiferente do tipo de pegada que você irá realizar, o principal músculo trabalhado neste exercício é o latissímo dorsal, que é auxiliado por toda a musculatura das costas e pelo bíceps.

Em estudos e pesquisas realizadas por especialistas, não existem diferenças na pegada para exercitar a musculatura das costas, mas em relação ao bíceps, a pegada fechada e supinada é a que trabalha mais este músculo.

Sugestão de treino avançado de barra fixa

Como é o treino avançado de barra fixa?

Dicas para treino avançado de barra fixa

A dica mais importante de todas é utilizar o máximo de variações que puder em suas sessões de treinos, sempre alternando entre os três tipos de pegadas ou pelo menos treinando uma em cada dia.

Como montar um treino de barra fixa?

Na sequêcia de nosso artigo vamos deixar uma sugestão de treino avançado completo utilizando apenas a barra fixa.

  • 3 séries com o máximo de repetições possível com pegada pronada e aberta.
  • 3 séries com o máximo de repetições possível com pegada supinada e fechada.
  • 1 série permanecendo o máximo de tempo possível com pegada neutra isométrica.

O exercício barra fixa é um dos melhores testes de força que existem. Nele você precisa erguer totalmente o seu corpo contra a gravidade e quanto mais pesado você for, mais forte você terá de ser para conseguir realizar o exercício e suas repetições.

O alto número de pessoas fazendo este exercício não é à toa, ele é um dos exercícios com maior capacidade de desenvolvimento de massa muscular. Trouxemos outras dicas importantes para deixar seu treino mais eficiente.

Eliminar o seu ego durante o treino de barra fixa

Existem pessoas que jamais se aventuram no exercício com medo de passar vergonha de não conseguir realizá-lo. A pergunta que fica é: você começou em nível máximo em todos os exercícios que tentou? Claro que não, ou seja, é necessário começar, desenvolver e evoluir sem deixar o ego interferir.

Treinar a força da pegada

É importante frisar que quanto mais forte for à pegada, mais fácil o exercício de barra fixa se tornará. A melhor maneira de aumentar a força da pegada é treinar a própria barra fixa, porque você terá que segurar o peso do seu corpo pelas mãos durante todo o exercício.

Gordura x barra fixa

Como é de se imaginar, se a pessoa possuir um índice alto de gordura, consequentemente ela necessitará de mais força para levantar o próprio peso durante o exercício e é claro, menos repetições.

Se a gordura é um fator que esteja limitando o seu desempenho no exercício, sugerimos que você busque exercícios e treinos específicos para eliminar a gordura extra.

É muito importante frisar que a grande diferença para quem está começando na barra fixa para quem está em nível avançado, está na capacidade muito maior de realizar o exercício por mais repetições.

Sendo assim, sugerimos para os praticantes de barra fixa em nível avançado, para estar sempre se alto desafiando. Realizar a maior quantidade possível de repetições é a chave para novos sucessos e é claro, novos desafios. Mas sempre respeitando os sinais de limites do seu corpo.

Chegando ao final deste artigo, queremos agradecer pela sua visita e atenção. Aproveitamos para convidá-los para conferir mais publicações em nosso site, muitas dicas de saúde, exercício física, dieta e muito mais te esperam aqui.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.