Existe um debate tremendo sobre as corridas em rua e esteira. Qual a vantagem de correr na esteira? Qual o benefício de correr na rua? Posso treinar na esteira para correr na rua?

Primeiro você precisa compreender as especificidades de cada situação. Correr na esteira é sem dúvida mais fácil, uma vez que a lona que simula o chão se move sob os pés.

O movimento de corrida também é mais fácil já que a propulsão do corpo na esteira enfrente bem menos resistência de forças que freiam o corpo. Isso significa que há um gasto de energia muito menor.

A corrida na esteira é igual a da rua?

Vantagens da corrida na esteira

  • Controlar o ritmo – A corrida na esteira tem este importante benefício, neste aparelho você determina a velocidade, a intensidade e a inclinação, todas estas programações permanecem constantes.
  • Diminuição do impacto – Grande parte das esteiras conta com um sistema de absorção de impacto, sendo fundamentais para reduzir os riscos de lesões.
  • Treino contínuo – Na corrida da esteira você não precisa se preocupar com tráfego de veículos, pessoas ou qualquer outro fator ambiental.

Desvantagens da corrida na esteira

  • Trabalho muscular menor – Como existe uma facilitação do movimento advindo do aparelho, há uma diminuição do trabalho muscular dos membros inferiores.
Diferenças da corrida na esteira e na rua

Treinar na esteira para as corridas de rua é bom?

Vantagens da corrida na rua

  • Gasto calórico maior – Quando comparado com a esteira o gasto calórico é maior, uma vez que o trabalho muscular é maior devido à resistência do vento e da variação do solo.
  • Redução do índice de osteoporose – O impacto maior da corrida de rua tem suas vantagens e o aumento e fortalecimento de massa óssea.

Desvantagens da corrida na rua

  • Índice maior de impacto – Hoje em dia existem diversos trabalhos específicos que proporcionaram uma evolução na técnica da pisada, mas mesmo com este avanço, o impacto na corrida de rua é muito maior quando comparado à esteira. Se o treino não for orientando e realizado de forma correta, a corrida de rua pode causar diversas lesões.
  • Condições climáticas – Outro fator negativo é quanto o clima, as variações climáticas interferem no tipo de treino e rendimento. Sem contar que os cuidados com hidratação e vestimenta devem ser ainda maiores.

Quanto ao movimento da corrida na rua ou na esteira, existe uma enorme semelhança entre os mesmo, porém existem alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Na corrida na esteira os passos são mais curtos do que os passos da corrida de rua. Também há diferença do contato inicial do pé na aterrissagem, na esteira acontece com a parte central do pé e na rua é com o calcanhar.

Por mais simples que pareça a diferença, elas são fundamentais para a construção de padrão de movimento eficiente e seguro. Pequenas alterações no padrão de movimento podem causar lesões graves ou problemas posturais futuros.

Posso treinar na esteira para as corridas de rua?

Não é o ideal, justamente pelas mudanças apresentadas anteriormente. O grande risco de não treinar na rua é que no dia da corrida você vai querer dar o seu melhor e a intensidade não vai ser controlada. Portanto, correr em um ambiente diferente com alta intensidade pode fazer com o que corredor aumente e muito as chances de se lesionar.

O treino na rua é fundamental para que o corredor possa se adaptar ao ambiente de corrida. O corpo precisa se acostumar com a intensidade diferente do exercício, o impacto é muito maior quando se corre na rua, irregularidades do terreno e controle de velocidade são mudanças fortes que também precisam ser vivenciadas.

Podemos definir o treino na esteira como uma excelente opção para aperfeiçoar os movimentos e o condicionamento físico, além é claro de ser a melhor opção para os corredores em processos de reabilitação.

Jamais pratique atividade física sem uma liberação médica e sempre aconselhamos para contar com uma orientação de um profissional de Educação Física, este profissional tem a capacitação necessária para te guiar de forma segura a cada passada rumo ao seu objetivo na corrida.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.