Treinar na esteira para correr na rua! Funciona?

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

Existe um debate tremendo sobre as corridas em rua e esteira. Qual a vantagem de correr na esteira? Qual o benefício de correr na rua? Posso treinar na esteira para correr na rua?

Primeiro você precisa compreender as especificidades de cada situação. Correr na esteira é sem dúvida mais fácil, uma vez que a lona que simula o chão se move sob os pés.

O movimento de corrida também é mais fácil já que a propulsão do corpo na esteira enfrente bem menos resistência de forças que freiam o corpo. Isso significa que há um gasto de energia muito menor.

A corrida na esteira é igual a da rua?

Vantagens da corrida na esteira

Desvantagens da corrida na esteira

Diferenças da corrida na esteira e na rua

Treinar na esteira para as corridas de rua é bom?

Vantagens da corrida na rua

Desvantagens da corrida na rua

Quanto ao movimento da corrida na rua ou na esteira, existe uma enorme semelhança entre os mesmo, porém existem alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Na corrida na esteira os passos são mais curtos do que os passos da corrida de rua. Também há diferença do contato inicial do pé na aterrissagem, na esteira acontece com a parte central do pé e na rua é com o calcanhar.

Por mais simples que pareça a diferença, elas são fundamentais para a construção de padrão de movimento eficiente e seguro. Pequenas alterações no padrão de movimento podem causar lesões graves ou problemas posturais futuros.

Posso treinar na esteira para as corridas de rua?

Não é o ideal, justamente pelas mudanças apresentadas anteriormente. O grande risco de não treinar na rua é que no dia da corrida você vai querer dar o seu melhor e a intensidade não vai ser controlada. Portanto, correr em um ambiente diferente com alta intensidade pode fazer com o que corredor aumente e muito as chances de se lesionar.

O treino na rua é fundamental para que o corredor possa se adaptar ao ambiente de corrida. O corpo precisa se acostumar com a intensidade diferente do exercício, o impacto é muito maior quando se corre na rua, irregularidades do terreno e controle de velocidade são mudanças fortes que também precisam ser vivenciadas.

Podemos definir o treino na esteira como uma excelente opção para aperfeiçoar os movimentos e o condicionamento físico, além é claro de ser a melhor opção para os corredores em processos de reabilitação.

Jamais pratique atividade física sem uma liberação médica e sempre aconselhamos para contar com uma orientação de um profissional de Educação Física, este profissional tem a capacitação necessária para te guiar de forma segura a cada passada rumo ao seu objetivo na corrida.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.