A gengivite é uma inflamação das gengivas causada por uma acumulação de placa bacteriana, bactérias e partículas de alimentos na boca. A maioria dos adultos têm algum estágio de gengivite. Na sua forma mais grave, causa dolorosas gengivas inchadas, o que torna difícil comer. Também pode ocorrer perda de osso subjacente. Os tratamentos médicos incluem a raspagem abaixo da linha da gengiva, cirurgia oral e antibióticos para os casos mais graves, mas você pode evitar, ou mesmo reverter a gengivite, com vários métodos naturais.

Higiene oral diária

Escovar os dentes e usar fio dental é a primeira linha de defesa no tratamento natural para a gengivite. Pastas de dentes de ervas com hortelã, Babool, manjericão, carvão vegetal, o bicarbonato, anis e mirra são boas alternativas de misturas para cremes dentais tradicionais. Estes ingredientes impedem a propagação da infecção e reduzem a inflamação. Bochechos contendo álvia ou óleo de hortelã, mentol e camomila também são eficazes. Massagem nas gengivas diariamente com um estimulador de ponta de borracha pode aumentar o fluxo de sangue para as gengivas, o que, por sua vez, promove a cura.

Suplementos

Estudos têm demonstrado que alguns indivíduos com gengivite são deficientes na coenzima Q10, que é um nutriente essencial necessário para todas as células no corpo. Tomar suplementos feitos a partir de meios naturais é uma maneira de deter a deterioração das gengivas e permitir que ocorra a cicatrização. Outras vitaminas e suplementos eficazes na melhoria da saúde do tecido gengival são o cálcio, o ácido fólico, que reduz a resposta inflamatória e, a vitamina C, o que ajuda a construir o tecido saudável.

Tratamentos para a gengivite

A melhor forma de evitar a gengivite ainda é a boa higiene, escovando os dentes e usando fio dental todos os dias. (Foto: www.focandoanoticia.com.br)

Nutrição

Comer os alimentos adequados também pode ir um longo caminho para gengivas saudáveis. Um composto de cranberry tem propriedades anti-adesão, que ajudam a evitar a aderência de placa nos dentes. Alimentos pobres em gorduras saturadas e aqueles ricos em fibras promovem gengivas saudáveis. Inclua lotes de frutas e vegetais frescos. Pratos picantes e oleosos podem agravar a gengivite. Você também deve evitar o açúcar, farinha branca, refrigerantes e xaropes, enquanto restringe chocolates e doces. O açúcar nesses itens é conhecido por agravar a situação.

Esfrega e lavagens

Aplicar uma massagem tópica ou utilizar uma lavagem natural na sua boca pode acelerar a cicatrização. Substâncias como óleo de cravo, polpa de aloe vera, bicarbonato de sódio e água podem ser esfregadas ao longo da linha da gengiva para calmante alívio. Uma combinação de duas colheres de chá de barra de carvalho branco, uma colher de chá de mirra, 3/4 de colher de chá de hortelã-pimenta e 1/8 de colher de chá de pó de cravo misturados em conjunto, podem ser aplicadas duas vezes por dia para as gengivas. Extrato de chá verde inibe bactérias estreptococos. Gargareje duas vezes ao dia com água e uma pitada de sal ou uma colher de chá de pó de triphala. Quantidades iguais de peróxido de hidrogênio e água fazem parte de outro gargarejo que é eficaz contra gengivite. Um forte chá feito de sálvia e sal do mar tem propriedades anti-sépticas que reduzem a inflamação e promovem a cura.

Cuidado!

Nada de começar nenhum tratamento sem antes consultar seu dentista. É ele que terá a palavra final sobre quais são os tratamentos mais eficazes para ajudar você a encontrar a saúde para seus dentes e gengivas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.