Quando você vai para o seu dentista, as chances são de que você está visitando um clínico geral, um dentista preparado para atender as questões mais básicas de saúde bucal. Mas alguns dentistas escolhem caminhos diferentes de instrução, incorporando uma especialidade de cuidados dentais. Enquanto dentistas gerais tem uma vasta gama de conhecimentos em todas as áreas da odontologia clínica, os especialistas estão focados em um nicho específico dentro da odontologia, e muitas vezes tem mais conhecimento do que dentistas em geral na área específica. Assim, quando um dentista geral encontra um paciente com um problema que está além de seu nível de habilidade para tratar, o dentista geral irá encaminhar seu paciente para um especialista dental na área da odontologia ou ortodontia. Vamos conhecer essas especialidades.

Especialidades da odontologia: clínico geral

Os dentistas dessa especialidade se concentram em alcançar a melhor saúde dentária para seus pacientes. Eles estão tratando as pessoas em suas necessidades mais básicas de saúde dental. São eles os responsáveis por ajudar às pessoas a adotarem melhores hábitos de saúde bucal. tanto em medidas preventivas quanto corretivas. A partir do atendimento com um clínico geral é que um indivíduo poderá ser encaminhado para um atendimento mais específico.

Especialidades odontológicas: endodontia

Muitos pacientes são encaminhados para endodontistas quando precisam do famoso canal. No entanto, endodontistas não apenas realizam tratamentos de canal Eles estão relacionados com a saúde geral da polpa dentária, bem como os tecidos que cercam o dente. A endodontia é o estudo e prática que abrangem as ciências básicas e clínicas, incluindo a biologia da polpa normal, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões da polpa e condições associadas.

Especialidades de dentistas

Há várias especialidades que dentistas podem ter, e é preciso conhecer cada uma delas para saber que você está recebendo o tratamento especializado que precisa. (Foto: Orange County’s Premier Endodontist)

Odontologia e suas áreas de especialização:

estomatologia

Estes profissionais lidam com todos os tipos de doenças encontradas dentro e ao redor da cavidade oral. Se o seu dentista suspeitar que você tem uma doença, ele ou ela pode enviar suas radiografias e fazer uma biópsia do tecido suspeito.

Especialidade da odontologia: radiologia odontológica e imaginologia

Esta é uma especialidade relativamente recente. Radiólogos orais lidam com a técnica associada com a tomada de radiografias e, em seguida, o diagnóstico das radiografias que são feitas. Eles são especialistas em radiografias de visualização e sua sequente interpretação. Seus olhos são treinados para encontrar as menores discrepâncias do normal e diagnosticar anormalidades nas estruturas faciais.

Especialidades odontológicas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial

Essa especialidade é geralmente conhecida através dos dentistas que normalmente removem os dentes do siso. No entanto, os cirurgiões orais e maxilofaciais fazem muito mais do que isso. Eles podem colocar implantes dentários, remover cirurgicamente tumores na área facial, realizar cirurgias reconstrutivas e estéticas do rosto depois de um acidente traumático, entre outros cuidados cirúrgicos na boca e na área circundante..

Ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

Os ortodontistas ajudam seus pacientes a obter uma ótima oclusão. Oclusão é a relação dos dentes entre si. Ortodontistas podem corrigir dentes desalinhados para dar-lhe um sorriso esteticamente agradável. São, basicamente, os responsáveis por cuidar dos aparelhos dentários dos indivíduos, resolvendo os vários problemas causados pelos dentes fora do lugar ou tortos.

Odontopediatria

Estes profissionais fornecem cuidados especializados para crianças até a adolescência. Esse profissional é capaz de acalmar muitas das crianças, contando histórias engraçadas e usando a linguagem que elas entendem. Além disso, eles são treinados para reconhecer e tratar problemas dentários que são específicos para as crianças.

Periodontia

Periodontistas lidam com a saúde das estruturas ao redor do dente, como a gengiva e os ossos. Se você começar a desenvolver a gengivite, um periodontista pode ajudá-lo a voltar a ter gengivas saudáveis. Eles também podem realizar cirurgias e enxertos nas gengivas, bem como colocar implantes dentários.

Próteses dentárias e próteses buco-maxilo-facial

Eles fazem próteses com dentes falsos. São especialistas em fazer coroas, pontes, próteses parciais e dentaduras. Muitos dentistas gerais fazem todos esses procedimentos, mas encaminham os casos mais difíceis para os profissionais especializados em próteses. Também pode ser responsável por próteses no maxilar e ao redor da mandíbula, para correção de problemas estéticos e funcionais. É também conhecido como protesista.

Esquecemos de alguma especialidade dos profissionais que cuidam dos seus dentes e mandíbulas? Comentem e nos ajudem a tornar esse artigo mais completo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.