Hipersensibilidade dos dentes é uma condição clínica comum geralmente associada a superfícies dentárias expostas. Uma causa comum de sensibilidade dentária é a cárie dentária, que pode ocorrer devido a uma fraca higiene bucal. A escovação regular, o uso de fio dental e visitas regulares ao seu dentista podem prevenir a cárie dentária. Porém, há outras causas à hipersensibilidade que devem ser monitoradas para descobrir possíveis problemas subjacentes.

Dente sensível doendo e os sintomas da sensibilidade nos dentes

Sensibilidade durante o uso de fio dental ou escovação dos dentes é o sintoma mais comum de sensibilidade. Outro sintoma comum é o desconforto quando os dentes estão expostos a temperaturas quentes ou frias. Há também desconforto quando os dentes estão expostos a alimentos e bebidas ácidas. Todos esses sintomas podem se agravar ao longo do tempo ou em situações específicas, como clima mais quente ou mais frio ou após comer certos alimentos.

Sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes pode prejudicar bastante sua alimentação e dia a dia. Cuide e evite que esse problema se agrave. (Foto: Dr. Curtis Adams, Flemington NJ)

Causas da sensibilidade nos dentes

Em dentes saudáveis, uma camada de esmalte protege as coroas dos dentes, que é a parte acima da linha da gengiva. Sob a linha da gengiva, uma camada chamada cemento protege a raiz do dente. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina.

A dentina é menos densa do que o esmalte e cemento e contém túbulos microscópicos (pequenos tubos vazios ou canais). Quando a dentina perde sua cobertura protetora de esmalte ou de cemento, esses túbulos permitem que calor e alimentos frios, ácidos ou pegajosos atinjam os nervos e as células dentro do dente. A dentina também pode estar exposta quando as gengivas se retraem e expõe as raízes dos dentes. O resultado pode ser a hipersensibilidade.

As causas mais comuns associadas à sensibilidade nos dentes são:

  • Placa bacteriana nos dentes
  • Escovação exagerada ou muito agressiva
  • Procedimentos odontológicos recentes
  • Cárie dentária
  • Dente rachado ou com microfissuras
  • Alimentos ácidos
  • Paste de dente branqueadora
  • Gengivite
  • Genética (quando causada pelo posicionamento dos dentes)

Sensibilidade nos dentes: tratamento

A sensibilidade ao dente é extrema e persistente, mas é tratável. Não recomenda-se o uso de remédios caseiros sem consultar o seu dentista primeiro. Certifique-se de marcar uma visita ao seu dentista para uma avaliação das possíveis causas da sensibilidade nos dentes. Durante sua visita de exame, a equipe dentária examinará seus dentes e descobrirá qual é a melhor maneira de tratá-lo. O tipo de tratamento dependerá do que está causando a sensibilidade. O seu dentista pode sugerir uma variedade de tratamentos ou uma combinação deles, o que inclui:

Pasta para dentes sensíveis

Essa pasta contém compostos que ajudam a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo e geralmente requer várias aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida.

Gel de flúor

Uma técnica no consultório que fortalece o esmalte dos dentes e reduz a transmissão de sensações. A aplicação de flúor é um procedimento rápido e indolor, que pode ser realizado em uma consulta normal com o médico.

Uma coroa, preenchimento ou outro procedimento semelhante

Estes podem ser usados ​​para corrigir uma falha ou cárie que resultou na sensibilidade. Em alguns casos, como quando o indivíduo tem uma obturação de metal, pode ser necessária a substituição da obturação por uma de um material melhor, como a resina, para reduzir a sensibilidade.

Enxerto cirúrgico de gengiva

Se o tecido da gengiva for perdido da raiz, o enxerto de tecido protegerá a raiz e reduzirá a sensibilidade. Esse é um procedimento cirúrgico simples e não muito caro, que pode eliminar o problema da sensibilidade de forma definitiva.

Tratamento de canal

Se a sensibilidade é severa e persistente e não pode ser tratada por outros meios, seu dentista pode recomendar este tratamento para eliminar o problema. É um dos procedimentos mais caros e geralmente, o último procedimento a ser sugerido pelo dentista.

Uso de aparelho ortodôntico

Em alguns casos, como a sensibilidade causada pelo posicionamento dos dentes, pode ser necessário o uso de aparelhos ortodônticos para a correção dos dentes e consequente cura da sensibilidade. É um procedimento que pode demorar alguns anos, dependendo do grau do problema com os dentes.

Prevenção da sensibilidade nos dentes

A higiene bucal adequada é a chave para prevenir a dor dos dentes sensíveis. Pergunte ao seu dentista se você tiver alguma dúvida sobre sua rotina diária de higiene oral ou preocupações com a sensibilidade dentária.

Você tem ou já teve sensibilidade nos dentes? Como fez ou faz o tratamento? Que sugestões tem para quem está sofrendo com esse problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.