Hoje vamos falar de trekking e talvez você já esteja se perguntando o que é trekking? Vamos responder esta essa pergunta começando por um breve resumo da história do trekking.

A palavra trek significa migrar, uma possível herança da colonização inglesa ao redor do mundo. Migração bem típica na África e América do Norte, onde os trekkers costumavam viajar meses carregando todos os seus pertences.

Agora vamos para a definição real do que o trekking representa atualmente. O trekking é considerado como uma atividade física predominantemente aeróbica. Traduzindo a palavra trekking para o português, encontramos as definições: caminhar, trilhar e andar, ou seja, estamos falando da mais remota e conhecida forma de deslocamento existente.

O trekking é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, mas as pessoas que estão há muito tempo sedentárias, devem iniciar com calma.

Apesar de o trekking exigir um bom preparo físico, o contato com a natureza e as descobertas de novos lugares é sem dúvida o maior atrativo deste esporte.

Se a pessoa tiver disposição, ela poderá aderir às caminhadas que podem ir desde lugares selvagens ou cruzar florestas, rios, montanhas e dunas de areia. As possibilidades são muitas, mas é aconselhada a presença de guias experientes no percurso.

Quais os riscos do trekking?

Podemos dizer que é uma pergunta com resposta muito ampla. Os riscos de quem pratica esportes são imprevisíveis e no trekking a resposta não seria diferente. As pessoas podem se perder numa trilha, desidratar, torcer tornozelo ou joelho devido o terreno irregular, sofrer cortes e muitas outras situações.

É importante frisar que o número de acidentes é baixo e principalmente quando praticado de maneira prudente e com grupos experientes para o nível da aventura proposta.

Primeiros passos no trekking

Confiram agora quais são as dicas que trouxemos para os iniciantes em trekking. As dicas a seguir te permitirão uma aventura mais segura e com melhor desempenho.

  • Manter uma velocidade que permita que você converse com seus companheiros.
  • Nas descidas muito fortes, posicione seu corpo voltado de frente para o chão e olhe por entre as pernas para estudar o terreno abaixo.
  • Forme um grupo de 5 ou 6 pessoas e mantenham-se sempre unidos durante toda a caminhada.
  • Nas partes de subidas o pé de trás deve ficar fixo e servir de apoio.
  • As botas devem ser resistentes e confortáveis.
  • Utilize duas meias, sendo uma fina com outra de lã por cima, isso ajudará a reduzir o atrito do pé com o calçado, além de minimizar o suor.
Como praticar trekking?

Quais os equipamentos importantes do trekking?

Cuidados com a água

É comum encontrar riachos, lagos e outras nascentes de água durante o percurso. Mesmo que a água apresente sinais de ser pura e cristalina, a mesma não deve ser ingerida, com exceção de situações de emergência.

É importante ter sempre cantis de água. Por falar em cantil de água, na sequencia do artigo vamos falar de outros equipamentos fundamentais de quem quer praticar trekking. Veja a lista completa a seguir:

Mochila Cargueira

Sem dúvidas o equipamento principal de quem vai iniciar no trekking. Você encontra mochilas com capacidade que varia entre 35 a 90 litros, ela é essencial, uma vez que é nela que você vai transportar praticamente todos os seus outros equipamentos.

Na hora de escolher sua mochila, não pense apenas no preço, observe a qualidade e sua utilidade. Nem sempre a mais barata irá atender as suas necessidades e o pior ainda, talvez ela não dure nada e você tenha que investir em uma nova rapidamente.

Barraca e saco de dormir

Dois itens fundamentais. Na hora de escolhê-los, pense nas dicas que apresentamos para a mochila. Observar qualidade e utilidade é muito mais importante do que apenas o preço.

Existem diversos tipos de barracas e sacos de dormir, variando de tamanho, resistência, peso e etc. Na hora de comprar, pense no que mais irá atender as suas especificações e que mais será útil na sua trilha.

Bastão de caminhada

Um acessório importante que irá te proporcionar mais segurança nas caminhadas em terrenos irregulares e ainda oferece auxilio e minimiza o esforço durante as longas caminhadas.

Cantil ou squeeze

Como citado anteriormente, a hidratação é fundamental em qualquer atividade, principalmente para aquelas onde você irá passar longo período em atividade. No trekking, grande parte do percurso você poderá passar sem acesso a água potável, sendo assim, carregue bastante água consigo.

É importante avaliar a duração do percurso e a quantidade de água. Jamais carregue a quantidade exata porque nunca se sabe quando irá acontecer algum imprevisto.

Faca ou canivete

Um acessório multi função que é importantíssimo. Com eles você poderá se alimentar, cortar, utilizar de ferramentas, etc. Nunca se sabe qual será a necessidade, mas as utilidades são muitas.

Lanterna

Outro item indispensável que entra naquele propósito da prevenção, mesmo que sua caminhada seja durante o dia, nunca se sabe o que pode acontecer. A lanterna pode auxiliar não somente durante atividades noturnas. Outra dica é ter mais de uma lanterna no grupo, no caso de alguma dar problema ou qualquer outra eventualidade.

Kit de primeiros socorros

Raramente você encontrará pessoas que tem consigo um kit de primeiros socorros, aquela velha história de achar que nunca vai acontecer com você um dia poderá te pegar de surpresa, sendo assim, melhor estar preparado para tais emergências.

Cortes, torções, picadas de animais peçonhentos, indisposição, desidratação, etc. São muitos os fatores que podem te levar a utilização do kit de primeiros socorros. É importante ter no grupo, alguém que tenha facilidade nos atendimentos primários em casos de emergência.

Kit de cozinha

A alimentação é crucial em uma caminha intensa, ela será sua fonte de energia e saúde para realizar o percurso completo. Para as caminhadas longas o kit de cozinha torna-se indispensável.

Gás, pequenas panelas, facas, garfos, fogareiro, isqueiro, etc. Todos os acessórios que lhe permitam preparar os alimentos durante a aventura. É importante dosar bem o que carregar, para que a mochila não fique com um peso insuportável.

Estamos finalizando este artigo e esperamos que tenham gostado de conhecer melhor o trekking e como praticar em segurança. Lembrando que existem diversos acessórios específicos para os praticantes de trekking, mas as dicas de equipamentos que trouxemos, foram daqueles que consideramos os mais importantes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.