Na minha infância, era comum que os pais e avós tivessem bebidas alcoólicas à noite ou nos fins de semana na frente de todo mundo. Ela só não era um problema. Quando voltamos para trás as mãos do tempo ainda mais, realmente não era grande coisa deixar as crianças ver as pessoas beberem e fumarem.

É um mundo muito mais sóbrio hoje em dia, não é? Não fumar. Não beber. É o mundo de não dirigir embriagado e responsabilizar-se pelo abuso de substâncias. Como é que os nossos filhos nos levam a sério à medida que envelhecem quando estamos alertando-os sobre os perigos de tais coisas. Mas estão realmente participando desta conscientização? E, no entanto, sabemos que eles mais do que provavelmente vão beber, independentemente do que eles vêem na mesa de jantar ou em um churrasco de família. Então, devemos estar abertos sobre ele ou mantê-lo fora da visão de pessoas, já que são tão pequenos, curiosos e inocentes?

Gostamos de alguns prazeres proibidos, como alguns copos a mais para ficarmos enebriados, alguns sentem prazer ao fumar. A grande maioria, não bebe todos os dias e quando o faz, faz com moderação. Ou seja, eu sinto que é uma participação social e controlada.

Acho que a maioria de nós cresceu em torno de pais e os pais do amigo bebendo e fumando de vez em quando. Há sempre a exceção, é claro. E eu gostaria de fazer a distinção aqui que alguns de nós sofreu devido a pais que são irresponsáveis. Meu pai morreu devido ao alcoolismo, e isso era algo na minha mente desde pequeno.

Cigarros e adolescentes

Ao não ver os limites dos pais dentro de casa, os filhos se dão a mesma liberdade e adotam os mesmos costumes de seus pais. (Foto: www.everydayhealth.com)

Na minha infância, e de muitas crianças, adultos bebendo demais sempre causou problemas. Fumar, sempre foi ruim, e muitas são as crianças que tendem a copiar os pais e avós, naturalmente. Quantas vezes você já não viu adultos oferecerem bebidas alcoólicas para crianças? Mais importante: onde estamos hoje?

Eu sei para um fato que muitos dos meus amigos seriamente aproveitam o fim do dia para beber para suavizar as rugas do dia agitado. Beber é uma daquelas coisas que as pessoas não gostam de falar em alguns círculos, principalmente de pais e mães preocupados com os filhos.

Pessoalmente, não bebo mais, em raras situações apenas. Nunca fumei e nem pretendo. E já passei um carnaval sem beber porque tinha crianças perto, apesar de outros adultos estarem bebendo. Acredito nisso como o correto e que o álcool e o cigarro não deveriam ser consumidos na presença de menores de idade, que glamorizam o ato e querem fazê-lo o mais cedo possível. Além disso, a maior parte dos casos de viciados e nicotina e alcoólatras começou antes dos 18 anos.

Como é que podemos manter nossos filhos conscientes, longe das experiências com álcool e cigarros, se estamos a beber e fumar em casa? Eles aprendem observando, certo?

É evidente que isto é apenas a ponta de um Iceberg. Alguns, irão pregar que devem educar melhor suas crianças. Outros, pregarão sobre o excesso de zelo. O fato é: beber e fumar na frente de crianças faz mal para você e mais ainda, para os pequenos, que não sabem ainda como diferenciar o bom do ruim. É sua consciência e ética que te ajudarão a chegar a um bom senso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.