O atenolol é um medicamento que muitas pessoas dependem para ter uma saúde normal e saudável. Conhecer melhor sobre ele pode contribuir para que seu uso seja otimizado e ele traga mais benefícios para sua saúde. Claro, nossas dicas são apenas informativas, e não substituem em qualquer hipótese os conselhos de um médico. Se tiver qualquer dúvida, converse com seu médico sobre o assunto.

Para que serve atenolol?

Atenolol está em um grupo de medicamentos chamados beta-bloqueadores. Os beta-bloqueadores afetam o coração e a circulação (fluxo sanguíneo através das artérias e veias). O remédio é usado para tratar angina (dor no peito) e hipertensão (pressão alta). Também é usado para tratar ou prevenir ataques cardíacos. Atenolol também pode ser utilizado para outros fins.

Este artigo tem como propósito explicar um pouco melhor sobre este medicamento e seus efeitos sobre sua saúde, mas não substitui os conselhos médicos em qualquer hipótese.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do atenolol?

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de reação alérgica: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum destes efeitos secundários graves, tais como:

Batimentos cardíacos lentos ou irregulares

Sentindo-se tonto, desmaiando

Sentindo falta de ar, mesmo com leve esforço

Inchaço dos seus tornozelos ou pés

Náusea, dor de estômago, febre baixa, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)

Depressão

Sensação de frio em suas mãos e pés.

Efeitos colaterais menos graves podem incluir:

Diminuição do impulso sexual, impotência ou dificuldade em ter um orgasmo

Problemas de sono (insônia)

Sensação de cansaço

Ansiedade, nervosismo.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Informe o seu médico sobre qualquer efeito colateral incomum ou incômodo.

Quais as informações mais importantes que devo saber sobre o medicamento atenolol?

Não pare de tomar atenolol sem falar primeiro com o seu médico. Parar repentinamente pode piorar sua condição.

Se você precisar de algum tipo de cirurgia, pode ser necessário parar temporariamente de usar o atenolol. Certifique-se de que o cirurgião saiba com antecedência que você está usando atenolol.

O atenolol pode causar efeitos secundários que podem prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta.

Evite beber álcool, o que pode aumentar a sonolência e a vertigem enquanto estiver a tomar o remédio.

O mediamento é apenas parte de um programa completo de tratamento para a hipertensão que também pode incluir dieta, exercício e controle de peso. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios muito de perto, se você está sendo tratado de hipertensão.

Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando este medicamento mesmo que esteja se sentindo bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação de pressão arterial para o resto da sua vida.

Armazene o atenolol à temperatura ambiente longe da umidade e do calor.

O que devo discutir com o meu médico antes de tomar o remédio atenolol?

Você não deve usar este medicamento se você é alérgico ao atenolol, ou se você tem certas condições cardíacas, como batimentos cardíacos lentos ou bloqueio cardíaco. Antes de tomar atenolol, informe o seu médico se você tem:

Asma, bronquite, enfisema

Diabetes

Pressão sanguínea baixa

Um problema cardíaco, como bloqueio cardíaco, síndrome do nódulo sinusal, ritmo cardíaco lento ou insuficiência cardíaca congestiva

Depressão

Doença hepática ou renal

Um distúrbio da tireoide

Miastenia grave

Feocromocitoma

Problemas de circulação (como a síndrome de Raynaud)

Se você tiver alguma destas condições, você pode precisar de um ajuste de dose ou testes especiais para tomar este medicamento com segurança.

Este medicamento pode causar danos ao feto. Não use atenolol se estiver grávida. Informe o seu médico se engravidar durante o tratamento. Use uma forma eficaz de controle de natalidade enquanto estiver usando este medicamento.

O atenolol pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Não use este medicamento sem informar ao seu médico se estiver a amamentar um bebê.

Uso do atenolol

Entenda o funcionamento do atenolol sobre seu organismo para usar o medicamento com mais consciência. (Foto: Cosmos Bluesoft)

Como devo tomar atenolo?

Tome atenolol exatamente como foi receitado para você. Não tome a medicação em quantidades maiores ou por mais tempo do que o recomendado pelo seu médico. Siga as instruções do seu rótulo de prescrição. Tome este medicamento com um copo cheio de água e no mesmo horário todos os dias.

Não pule doses ou pare de tomar atenolol sem primeiro falar com seu médico. Parar repentinamente pode piorar sua condição. Para ter certeza de que esta medicação está ajudando a sua condição, sua pressão arterial precisará ser verificada regularmente. Não perca nenhuma visita ao seu médico.

Se você precisar fazer algum tipo de cirurgia, diga ao cirurgião que você está usando atenolol. Pode ser necessário parar brevemente o uso de atenolol antes de fazer uma cirurgia.

O atenolol é apenas parte de um programa completo de tratamento para a hipertensão que também pode incluir dieta, exercício e controle de peso. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios muito de perto, se você está sendo tratado de hipertensão.

Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando este medicamento mesmo que esteja se sentindo bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação de pressão arterial para o resto da sua vida.

Armazene o atenolol à temperatura ambiente longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu perder uma dose do atenolol?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Se a sua próxima dose for inferior a 8 horas, pule a dose e tome o medicamento na próxima hora marcada regularmente. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se ocorrer uma overdose do atenolol?

Procure atendimento médico de emergência se achar que usou muito esse medicamento. Os sintomas de sobredosagem podem incluir batimentos cardíacos irregulares, falta de ar, unhas de cor azulada, tonturas, fraqueza, desmaios ou convulsões (convulsões).

O que devo evitar enquanto estiver a tomar atenolol?

O atenolol pode causar efeitos secundários que podem prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja acordado e alerta. Evite beber álcool, o que pode aumentar a sonolência e a vertigem enquanto estiver a tomar atenolol.

Que outras drogas afetarão o atenolol?

Antes de tomar atenolol, informe o seu médico se você estiver usando:

Tratamentos de alergia (ou se você está passando por testes de alergia)

Amiodarona

Clonidina

Digoxina

Disopiramida

Guanabenz

Remédios como socarboxazida, tranilcipromina, fenelzina ou selegilina

Medicamentos para diabetes

Medicações para o coração

medicamento para asma ou outros distúrbios respiratórios

Medicamentos para resfriado, medicamentos estimulantes ou pílulas dietéticas.

Esta lista não está completa e pode haver outros medicamentos que possam interagir com o atenolol. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos e vendidos sem receita que você usa. Isso inclui vitaminas, minerais, produtos fitoterápicos e medicamentos prescritos por outros médicos. Não comece a usar um novo medicamento sem informar o seu médico.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.