Existem suplementos para correr mais rápido? Quais os melhores suplementos para corredores iniciantes e de fundo? Conheça melhor sobre os suplementos para corredores e veja como escolher qual é o momento certo de fazer uso.

Existem diverso suplementos esportivos prometendo inúmeros benefícios para os corredores, mas será que isso é verdade? Os suplementos conseguem aumentar sua velocidade?

No início deste artigo já vamos desmentir mais este mito sobre a suplementação esportiva. Nenhum tipo de suplemento alimentar irá alterar suas condições biológicas e permitir que você aumente a sua velocidade ao correr.

Os suplementos atuam como fonte energética, eles podem auxiliar para que o treino renda um pouco mais. Outras funções dos suplementos são: auxiliar na recuperação muscular, retardar o cansaço e aumentar a queima de gordura corporal.

Os suplementos são consumidos cada vez mais e um dos motivos é a praticidade. A maioria das pessoas que não tem tempo para fazer uma refeição adequada, faz uso de suplementos alimentares para substituir esta refeição.

Os suplementos são compostos de concentrados de rápida absorção pelo organismo, ou seja, são excelentes opções para quem precisa de energia o mais rápido possível. Nem todas as pessoas podem fazer uso de suplementos, sendo assim é indispensável que você consulte um nutricionista antes de ingerir qualquer tipo de suplementação.

Como escolher um suplemento para a corrida?

Qual o melhor suplemento para corredor?

Atualmente as pessoas consomem suplementos mesmo sem objetivo e orientação, este é um erro perigoso. Para determinar se há necessidade de suplementação e qual a dose certa, o nutricionista avalia diversos aspectos.

Alguns casos específicos fazem com que o uso do suplemento tenha efeitos negativos, ou seja, não devem ingerir suplementos de forma alguma. São eles:

  • Hipertensos
  • Diabéticos
  • Problemas de tireóide
  • Problemas de estômago
  • Problemas de rins
  • Problemas de fígado
  • Distúrbios do sono

Agora vamos ajudar aqueles que podem fazer uso de suplementação. Veja como escolher e qual o momento certo de utilizá-los.

Qual o melhor suplemento para ingerir antes de correr?

Faça a ingestão de suplementos que façam parte do grupo dos energéticos. Estes suplementos são importantes para preparar o corpo e adiar ao máximo possível o cansaço. A dica é que a suplementação aconteça até 40 minutos antes da atividade.

Qual o melhor suplemento para ingerir durante a corrida?

A suplementação a base de isotônicos durante a corrida é muito importante, ela servirá para repor os sais mineiros que são eliminados através do suor. Se a corrida for maior do que duas horas, também é importante uma suplementação a base de carboidratos.

Qual o melhor suplemento para ingerir antes de correr?

A suplementação pós corrida é importante para a recuperação da parte muscular. Portanto, a ingestão de aminoácidos e proteínas devem ser prioridades. A dica é que a suplementação aconteça até 30 minutos depois no máximo.

Quando não tomar suplementos?

Os suplementos a base de carboidrato devem ser evitados de 10 a 15 minutos antes da prova. Este suplemento fará com que o corredor tenha uma quantidade alta de glicose no sangue, provocando efeitos negativos.

Na sequencia de nosso artigo vamos falar sobre algumas opções de suplementos, além de apresentar suas principais características e em qual momento você deve fazer uso.

  • Maldoxitrina: é um suplemento fonte de energia e que atrasa a fadiga muscular. É uma ótima opção para ingerir antes das corridas.
  • D-ribose: Suplemento a base de carboidrato que atua para que exista um equilíbrio dos níveis de energia, favorecendo o desempenho físico.
  • Isotônico: Excelente opção para repor os sais minerais e manter a hidratação corporal. Boa opção para ingerir durante e pós atividade física.
  • Whey Protein: São suplementos a base de proteína do soro do leite. Eles atuam na retenção de nitrogênio e redução dos sintomas do overtraining. Estes suplementos auxiliam no fortalecimento imunológico e também possuem ações antioxidantes.
  • BCAA: Suplementos a base de aminoácidos de cadeia ramificada. Eles têm função de promover a recuperação muscular e também a recuperação de lesões formadas durante a corrida. Outro benefício importante é evitar a perda de massa magra durante a corrida.

Estamos finalizando mais um artigo e queremos alertar novamente sobre os riscos da auto suplementação. Consulte o médico, o nutricionista e converse com seu orientador físico, desta forma você terá todas as informações e orientação necessárias para tomar a melhor decisão e desfrutar dos benefícios da atividade física em segurança.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.