Nos meses mais quentes, é hora de abastecer o estoque de protetor solar em casa. E quando você preenche suas prateleiras, há uma boa chance de que durante suas compras você vá ver as cápsulas para proteção solar. Tipicamente feita de uma mistura de antioxidantes poderosos, esses suplementos pretendem reduzir a inflamação e os danos de radicais livres causados pelos raios solares ultravioleta. Como resultado, eles afirmam que você está menos propenso a queimar e sua pele terá uma resistência reforçada ao sol.

Protetor solar em cápsulas funciona?

Alguns dermatologistas acham a ciência por trás dessas pílulas bastante convincente. Você pode pensar nisso como ingestão de uma dieta de tipo mediterrâneo. Há taxas mais baixas de câncer de pele em pessoas que comem dietas com alto teor de antioxidantes, pois acredita-se que ajudam o corpo a combater os agressores para se manterem saudáveis ​​e jovens. Os antioxidantes eliminam os radicais livres, que perturbam as funções celulares normais e danos causados ​​pelo sol que podem finalmente levar ao envelhecimento e câncer de pele.

As cápsulas de proteção solar contém antioxidantes orais, que com o consumo diário aumentarão a resistência da pele aos raios UV

As cápsulas de proteção solar são projetados para complementar protetores solares. Fatores ambientais como a transpiração e a natação podem reduzir a eficácia do seu protetor solar, mas um suplemento não pode ser removido e fornece importantes nutrientes internos e proteção antioxidante para sua pele, além de também aumentar a energia que muitas vezes é esgotada quando você sente preguiçoso naqueles dias de sol quente.

No entanto, os especialistas advertem que os consumidores devem entender que a proteção oferecida pelos suplementos solares é muito limitada. Embora você deva acreditar que eles valem a pena e agregam valor em termos de proteção solar, também me preocupo que as pessoas tenham uma falsa sensação de segurança e, em seguida, saia para aplicar ou reaplicar seu protetor solar, pois as pílulas provavelmente só oferecem cobertura equivalente a cerca de um fator de proteção 3 ou mesmo menos.

Protetor solar

As pílulas com protetor solar funcionam até um certo nível, e não anulam a necessidade de usar um protetor solar normal. (Foto: Sara Shantelle)

A eficácia dos suplementos é questionável

No entanto, outros especialistas ainda estão ainda no muro sobre a eficácia dos suplementos, e é aí que fica um pouco complicado. A queimadura denomina danos na pele por raios UV, então, se um suplemento bloquear a resposta de queimadura solar, estamos parando o dano real ou simplesmente interrompendo o sinal vermelho que nos diz que estamos a sofrer grandes danos?

Até agora, nenhuma das reivindicações sobre suplementos de sol foi confirmada, embora algumas marcas citem evidências de estudos clínicos. Como essas misturas são consideradas suplementos de ervas e não drogas, não é necessária aprovação de órgãos federais para vendê-las em prateleiras.

Alguns estudos mostraram que aqueles que tomavam suplementos antioxidantes com doses elevadas apresentaram maiores taxas de câncer de pele do que as que não o fizeram, embora os resultados precisem ser mais investigados. A teoria é que uma ingestão excessiva de antioxidantes pode efetivamente prejudicar a capacidade do seu corpo para apanhar células danificadas. Tudo em excesso faz mal, é só aprender a lidar com isso.

Suplementos em cápsulas valem a pena?.

Os suplementos de proteção solar valem a pena o seu tempo e dinheiro? Se os especialistas concordam se há dados suficientes ainda que justifiquem um endosso ainda está em debate, há um ponto onde todos convergem. Os suplementos de proteção solar nunca devem substituir os protetores solares e o comportamento que te proteja dos raios mais agressivos do sol, mas acho que certamente não dói adicionar suplementos ao seu regime, especialmente se você deseja proteção adicional. Em outras palavras, se você sempre usa chapéus, bonés e protetores solares, adicionando essas cápsulas na sua dieta com o devido monitoramento médico pode melhorar seu arsenal de defesa contra os raios solares. Mas se você tende a ter preguiça com protetor solar ou simplesmente pratica hábitos seguros para o sol intermitentemente, você pode realmente fazer mais dano do que bem, superestimando a quantidade de proteção que pode ter com uma pílula.

De qualquer maneira, lembre-se de usar o protetor solar todos os dias!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.