Apesar de nosso site falar muito de Benefícios dos exercícios físicos, hoje te convidamos para um artigo diferente. Hoje vamos falar de um assunto pouco divulgado para nós brasileiros, mas que tem grande visibilidade em âmbito mundial. No artigo de hoje vamos falar sobre as olimpíadas de inverno, cada modalidade e um pouco de sua história!

Assim como a olimpíada tradicional, os Jogos Olímpicos de Inverno respeitam todos os regimentos da Carta Olímpica. Este regimento contém todos os Princípios Fundamentais do Olimpismo, as Regras e os Textos de Aplicação adotados pelo COI, além dos componentes do Programa Olímpico que são: Esportes, modalidades e eventos.

Todos os esportes são Regulados e administrados pelas Federações Internacionais. Eles são subdivididos em modalidades, que também apresentam divisões em eventos, formando diferentes provas e categorias.

Para exemplificar melhor isso que acabamos de dizer, pegamos o exemplo da patinação. Ela é regida pela União Internacional de Patinação e o esporte é dividido em 3 modalidades:

  • Patinação artística
  • Patinação de velocidade
  • Patinação de velocidade em pista curta
Quais as provas das olimpíadas de inverno?

Tudo sobre as olimpíadas de inverno

Dentro de cada uma destas modalidades, existem diferentes categorias, que são denominadas como eventos. Ao final dos jogos, existem vencedores para cada evento.

Como um esporte se torna olímpico? É necessário que Federação Internacional responsável pelo esporte siga as orientações da Carta Olímpica. Mas isso não o mais importante, o que faz com que o esporte se torne olímpico, é a quantidade de pessoas que o praticam ao redor do mundo.

Então sem mais delongas vamos conhecer os esportes que integram os Jogos Olímpicos de inverno.

Biatlo

  • É uma prova de perseguição que tem distância de 12,5 km para homens e 10 km para mulheres. Os primeiros colocados da prova de velocidade conseguem classificação para a prova de perseguição. A prova começa com o vencedor da prova de velocidade, ele larga primeiro e em seguida os outros biatletas, levando em conta o intervalo de tempo que terminou a prova de velocidade.

Esqui Nórdico Combinado

  • O combinado junta duas modalidades do esqui que são os saltos e o esqui cross-country. Nas provas disputadas individualmente, os esquiadores saltam de uma rampa primeiro e depois fazem uma corrida cross-country de 10 km. Já na prova de revezamento, o salto é seguido de uma corrida 4 x 5km. Nas duas provas os pontos dos saltos são revertidos em tempo.

Curling

O que é Curling?

Tudo sobre Curling

  • As suas disputas são em equipe e cada partida é disputada por dois times com quatro integrantes. O objetivo do jogo é atirar suas pedras o mais próximo possível do alvo que é demarcado na quadra. Cada equipe tem um jogador lançador, dois varredores e um capitão. Cada equipe tem direito de atirar 8 pedras. A equipe pode utilizar suas pedras para afastar as pedras do adversário, também é permitida a utilização da vassoura para permitir que as pedras deslizem melhor e alcance maiores distâncias.

Esqui Alpino

  • Suas competições são formadas por:
    1. Downhill – Os competidores têm que realizar um percurso e serão cronometrados os tempos de cada um. Entre as regas estão a exigência de passar entre os portais que servem como checkpoints, se o esquiador será eliminado se perder algum portal .
    2. Super-G – Nesta modalidade o competidor deve percorrer um percurso determinado e vence aquele que fizer em menor tempo.
    3. Slalom – Tem o percurso menor e é a competição mais rápida, mas a curiosidade é que tem números maiores de portais. O esquiador realizará duas decidas, mas com percursos diferentes e os dois tempos são somados
    4. Super combined: Este evento consiste na combinação de duas outras modalidades e o resultado é obtido através da combinação dos dois tempos.

Esqui Cross-Country

  • Também conhecido como esqui de fundo por se tratar de um esporte de longas distâncias. Nessa competição são divididos entre homens e mulheres e as provas são: 15 km ou 50 km para os homens e 10 km ou 30 km para as mulheres. Existem também as provas de revezamento, sendo: 4 x 10 km para os homens e 4 x 5 km para as mulheres.

Esqui Estilo Livre

  • Suas competições são:
    1. Aerials – Os esquiadores devem saltar de rampas de neve e realizar manobras que serão pontuadas de acordo com a altura, velocidade e grau de dificuldade.
    2. Cross – Única modalidade deste estilo que tem tempo computado, mas possui um terreno com características próprias do estilo livre.
    3. Mogul – Praticada em um terreno acidentado, composto por pequenos montes de neve que são criados pelos próprios esquiadores durante o percurso.

Hóquei no Gelo

  • Suas partidas são disputadas por duas equipes compostas por 6 jogadores cada. O objetivo é marcar gols arremessando o disco no gol adversário. São 3 tempos de 20 minutos e vence a equipe que fizer mais gols ao final da partida. Podem ser feitas quantas substituições quiser e são marcadas faltas se: Obstruir a passagem de um adversário; segurá-lo, agredi-lo ou desrespeitá-lo , assim como os árbitros.

Luge

  • Os competidores disputam a prova deitados de barriga para cima em trenós estreitos, eles devem descer pela pista de gelo chegando a uma velocidade de aproximadamente 140km/h. Existem competições individuais e em duplas.
    1. Individuais – Disputadas em quatro descidas e todos os tempos são somados. Vence aquele que obtiver o menor tempo após a soma.
    2. Duplas – O atleta que fica na frente empurra o trenó pela rampa com as mãos, e o atleta de trás sobe depois. Cada dupla tem duas descidas e vence aquele que fizer o menor tempo após as somas.

Bobsled

Tudo sobre Bobsled

O que é Bobsled?

  • Este esporte é disputado por equipes com 2 ou 4 pessoas. O objetivo é realizar uma descida em um trenó por um percurso de gelo. Todas as descidas são cronometradas. A pista é cheia de curvas sinuosas e o trenó movido apenas pela força da gravidade pode alcançar até 150 km/h.

Patinação Artística

  • As provas são disputadas ao som de uma música que é escolhida pelos próprios competidores. Durante a prova, o competidor deve realizar uma série de movimentos que contam com movimentos livres e movimentos determinados. Vence aquele que obtiver melhor nota ao final da apresentação.

Patinação de Velocidade

  • A competição acontece em pares de adversários e contra o relógio. No início da competição cada uma inicia de um lado da arena e devem trocar de posição em uma área demarcada, o que assegura que os dois percorram a mesma distância. Vence aquele que completar o percurso em menos tempo. Já na prova por equipes, os times são formados por 3 integrantes. Também começam a prova em pontos distintos da arena, mas formando uma linha. Os membros da equipe devem se revezar para ficar na ponta e a prova só terá fim quando o terceiro cruzar a linha de chegada.

Patinação de Velocidade Curta

  • Bem diferente das demais modalidades de patinação, nesta competição não existe contagem de tempo. Nesta prova eles competem todos juntos e vence aquele que chegar primeiro ao fim do percurso.

Salto com Esqui

  • O esquiador deve saltar de uma plataforma e o salto deve possibilitar um pouso distante das extremidades da plataforma. Serão avaliados por notas, onde é observado: Distância, grau de dificuldade e o estilo.

Skeleton

  • Existem competições de homens e mulheres, mas não existem eventos de equipe. A competição acontece na mesma pista de bobsled e do luge. A prova consiste em descer o percurso no menor tempo possível. A Diferença desta prova é que o atleta desce deitado de barriga pra baixo. Cada atleta faz duas descidas e o campeão é conhecido pelo menor tempo após a soma das duas descidas.

Snowboard

  • Classificado por diferentes disputas:
    1. Slalom gigante – Existe uma classificatória que acontece contra o cronômetro e depois disputas de corridas com apenas 2 competidores. O vencedor segue e o perdedor eliminado, assim sucessivamente até o campeão.
    2. Corridas – Os competidores devem fazer um zig-zag entre portais azuis e vermelhos.
    3. Half-pipe – Os atletas devem fazer manobras na pista que tem medidas entre 50 m e 100 m, com formato de U. As manobras têm valores diferentes e após duas apresentações os juízes anunciam o vencedor.
    4. Cross – Primeiramente acontece uma fase classificatória. Depois ocorrem as provas de grupos onde os dois primeiros passam adiante até que restem apenas 4 para a final. O grande diferencial desta modalidade é que existem obstáculos no percurso.

Acabou pessoal, é uma pena porque este artigo foi muito legal de fazer. Espero que tenham gostado e que agora possam demonstrar seu conhecimento sobre os Jogos Olímpicos de Inverno. Agrademos a sua atenção e convidamos para estar sempre visitando nosso site para novos conhecimentos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.