Quais são os esportes olímpicos de inverno?

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

Apesar de nosso site falar muito de Benefícios dos exercícios físicos, hoje te convidamos para um artigo diferente. Hoje vamos falar de um assunto pouco divulgado para nós brasileiros, mas que tem grande visibilidade em âmbito mundial. No artigo de hoje vamos falar sobre as olimpíadas de inverno, cada modalidade e um pouco de sua história!

Assim como a olimpíada tradicional, os Jogos Olímpicos de Inverno respeitam todos os regimentos da Carta Olímpica. Este regimento contém todos os Princípios Fundamentais do Olimpismo, as Regras e os Textos de Aplicação adotados pelo COI, além dos componentes do Programa Olímpico que são: Esportes, modalidades e eventos.

Todos os esportes são Regulados e administrados pelas Federações Internacionais. Eles são subdivididos em modalidades, que também apresentam divisões em eventos, formando diferentes provas e categorias.

Para exemplificar melhor isso que acabamos de dizer, pegamos o exemplo da patinação. Ela é regida pela União Internacional de Patinação e o esporte é dividido em 3 modalidades:

Quais as provas das olimpíadas de inverno?

Tudo sobre as olimpíadas de inverno

Dentro de cada uma destas modalidades, existem diferentes categorias, que são denominadas como eventos. Ao final dos jogos, existem vencedores para cada evento.

Como um esporte se torna olímpico? É necessário que Federação Internacional responsável pelo esporte siga as orientações da Carta Olímpica. Mas isso não o mais importante, o que faz com que o esporte se torne olímpico, é a quantidade de pessoas que o praticam ao redor do mundo.

Então sem mais delongas vamos conhecer os esportes que integram os Jogos Olímpicos de inverno.

Biatlo

Esqui Nórdico Combinado

Curling

O que é Curling?

Tudo sobre Curling

Esqui Alpino

Esqui Cross-Country

Esqui Estilo Livre

Hóquei no Gelo

Luge

Bobsled

Tudo sobre Bobsled

O que é Bobsled?

Patinação Artística

Patinação de Velocidade

Patinação de Velocidade Curta

Salto com Esqui

Skeleton

Snowboard

Acabou pessoal, é uma pena porque este artigo foi muito legal de fazer. Espero que tenham gostado e que agora possam demonstrar seu conhecimento sobre os Jogos Olímpicos de Inverno. Agrademos a sua atenção e convidamos para estar sempre visitando nosso site para novos conhecimentos.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.