Uma unha encravada resulta quando uma borda da unha começa a crescer para baixo e penetra na pele do dedo do pé. Pode resultar de uma variedade de fatores, como sapatos mal ajustados e unhas de pontas desigualmente aparadas, etc. Sintomas incluem dor, inflamação, pus, sangue, deformação das unhas, e vários outros problemas. A pele ao longo da borda da unha do dedo encravado pode ficar infectada e vermelha. Isto é seguido por dor localizada e inchaço da área ao redor da unha.

O ideal é procurar um podólogo ou um médico para cuidar de suas unhas e remover a unha encravada para que ela não cresça dentro da sua pele novamente. Porém, se isso não for possível ou se a dor estiver muito grande, uma pomada para unha encravada pode ser ideal.

Tratamento caseiro para unha encravada

Tratamentos caseiros comuns para curar unhas encravadas em casa incluem:

Mergulhar os pés em água morna pelo menos 3 a 4 vezes por dia e mantenha os pés secos após a imersão.

Colocar um pequeno pedaço de algodão debaixo da unha molhando o algodão em água ou antisséptico adequado.

Aparar as unhas em linha reta na parte superior.

Esses cuidados contribuem para uma melhora na condição da unha mas raramente são soluções permanentes para a unha encravada. Outros procedimentos médicos são necessários para a cura total da unha e para evitar que ela continue crescendo encravada.

Pomada para unha encravada

Escolha uma boa pomada e sua unha encravada receberá um tratamento digno. (Foto: Athletes foot)

Tratamento médico para unha encravada

No caso de sua unha do dedo encravado não curar ou continuar voltando, é aconselhável consultar o seu médico e um podólogo. Os profissionais de saúde podem remover uma parte da sua unha encravada e cortar a unha de uma maneira que ela não volte a crescer encravada. Os profissionais também avaliarão sua rotina para indicar as possíveis causas do seu problema, bem como as mudanças necessárias para que a unha não volte a encravar.

O que esperar da consulta médica para unha encravada?

O médico vai cortar a ponta da unha do pé encravada com uma tesoura. O corte é feito da ponta da unha até a raiz no canto onde ela está encravada. Depois, ele removerá a parte cortada da unha e aplicará um algodão e antisséptico no local. Geralmente o corte e remoção da unha são feitos com anestesia, e não é necessário remover a unha inteira. O médico pode aplicar um medicamento na raiz da unha para que ela não cresça em locais indesejados. Ele também provavelmente recomendará a aplicação de um creme de pele de qualidade para ajudar na cicatrização e no entorpecimento da dor.  A unha crescerá novamente com 2 a 4 meses.

Pomada para unha encravada inflamada

Unhas encravadas podem ser muito dolorosas. Essa dor é reforçada quando uma pressão extra é colocada no dedo do pé afetado. Essa pressão pode ser criada se os sapatos que você estiver usando estiverem muito apertados ou muito soltos. Isto é especialmente verdade se você participar de atividades de atletismo, onde os sapatos ligeiramente apertados podem causar grandes dores.

Para lidar com essas dores, pomadas com um composto de 5% lidocaína garantem a dormência segura e imediata da área de unha encravada, de tal forma que você pode se concentrar confortavelmente em seu trabalho e esquecer a dor. O médico deve recomendar o uso da pomada e de outras que possam ajudar na cicatrização. Pergunte ao farmacêutico por um produto para ajudar na melhora da unha encravada ou, pelo menos, para aliviar a dor até sua consulta médica.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.