Os medicamentos antifúngicos são usados ​​para tratar infecções fúngicas e a candidíase. O seu médico pode recomendar supostos ou cremes medicamentosos (para infecções na vagina ou pênis), lavatórios bucais medicinais ou pastilhas (para infecções orais), pós antifúngicos (para infecções de pele) ou pílulas orais. Você também pode tentar remédios naturais para se livrar de uma infecção, desde que seu médico não tenha qualquer objeção a um tratamento caseiro contra a candidíase. Alguns dos mais eficientes tratamentos caseiros incluem.

Uma xícara de iogurte por dia é um ótimo remédio caseiro para candidíase

O iogurte contém bactérias benéficas conhecidas como probióticos, e que podem evitar o crescimento excessivo da cândida. Estudos que analisaram as mulheres e homens com infecções recorrentes da cândida descobriu que quando comiam 1 xícara de iogurte com probióticos diariamente, o número de infecções fúngicas diminuiu consideravelmente. O consumo de iogurte também foi encontrado para reduzir as colônias de cândida. Vale lembrar que o iogurte grego é um dos melhores para obter esse benefício de tratamento caseiro.

Tratamento natural para a candidíase com alho

Um composto contendo enxofre no alho chamado alicina foi encontrado para inibir o crescimento da cândida. Você pode incorporar alho em sua dieta, adicionando alguns para seu molho de salada ou em suas receitas. Tenha em mente que o alho fresco é mais efetivo contra a cândida do que o alho em pó. Chás com alho também podem ser feitos e bebidos.

Como tratar candidíase

A candidíase tem tratamentos caseiros eficientes, tornando fácil o controle desse incômodo problema de saúde. Mas não se esqueça de conversar com seu médico antes de qualquer atitude! (Foto: livingpaleo.co)

Óleo da árvore do chá como um tratamento para a cândida

O óleo da árvore do chá é outro remédio que pode ajudar se você tiver uma infecção por fungos. De acordo com as pesquisas, certos componentes presentes no óleo da árvore do chá podem controlar infecções por uma variedade de fungo específica. Para ter esse efeito, basta limpar seus órgãos genitais com o óleo da árvore do chá diluído na água. Essa limpeza pode ser feita até 3 vezes no dia, com cuidado se a região estiver muito irritada.

Aplique o óleo de cravo topicamente ou enxágue com ele

Os cravos tem muitos benefícios medicinais, e o óleo de cravo tem forte atividade antifúngica contra a cândida. Um estudo em animais descobriu que a aplicação tópica de óleo de cravo é um tratamento eficaz para a infecção por leveduras. Alguns especialistas também sugerem que diluir óleo de cravo com algum óleo de coco e bochechar na sua boca antes de escovar os dentes pode ajudar a combater as infecções por levedura oral.

Consuma ou aplique topicamente o hidraste para tratar a cândida

O hidraste é comumente usado para limpar infecções fúngicas. Contém um composto chamado berberina, que se revelou eficaz contra fungos em estudos de laboratório. Você pode misturá-lo com água e usá-lo como uma lavagem de pele ou para a lavagem bucal. Você também pode levá-lo por via oral, embora não seja adequado para mulheres grávidas ou amamentando. Além disso, é melhor perguntar ao seu médico antes de consumi-lo se você tiver pressão alta, doença cardíaca ou doença hepática.

Dicas para prevenir infecções de cândida

Alguns hábitos saudáveis ​​podem ajudá-lo a evitar infecções fúngicas. Se você tem diabetes, verifique se os níveis de açúcar estão sob controle. Enxaguar a boca após as refeições, escovar com uma pasta de dente com flúor duas vezes ao dia e usar o fio dental pode ajudar a prevenir infecções bucais.

Se você usa próteses, lave-as à noite e certifique-se de que estão limpas. Evite usar roupas íntimas apertadas. Além disso, evite o uso de materiais como o nylon que não permitem que sua pele respire para ajudar a evitar uma infecção causada pela cândida. Manter sua pele limpa e seca pode ajudar a prevenir uma infecção.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos respondê-las!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.