Embora a anemia não seja uma doença, ela resulta principalmente de uma deficiência nutricional. No entanto, pode ser um sintoma de outras doenças graves, de modo que reconhecer sintomas tipicamente comuns à anemia pode ser um benefício real. Vamos conhecer um pouco sobre a anatomia da anemia e alguns remédios naturais para o problema. Vale lembrar que você nunca deve começar um tratamento sem antes se consultar com seu médico.

A estrutura do seu sangue

A anemia é uma condição em que a contagem de glóbulos vermelhos é tão baixa que o oxigênio não é suficiente para todas as partes do corpo. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio, mas cada um deles traz apenas uma quantidade específica desse nutriente. Se você não tiver o suficiente dos glóbulos, é impossível fornecer oxigênio suficiente e, como resultado, você começará a sentir-se fraco e cansado. Uma curta subida das escadas pode deixá-lo sem fôlego, e até alguns dias de descanso não ajudarão você. Se isso descreve como você se sente, verifique com o seu médico, pois é importante agir o mais rápido possível para aliviar a anemia, bem como para garantir que não haja uma condição mais séria.

Anatomia da anemia

Lembre-se, seus glóbulos vermelhos transportam oxigênio em toda a corrente sanguínea para alimentar os tecidos. A hemoglobina, componente primário dos glóbulos vermelhos, é uma molécula complexa e é a portadora do oxigênio do glóbulo vermelho. O corpo trabalha muito para garantir que ele produza apenas sangue suficiente e células sanguíneas para transportar oxigênio com sucesso. Muitos glóbulos vermelhos podem fazer com que o sangue fique muito grosso. Os glóbulos vermelhos vivem apenas 90 a 120 dias. O fígado e o baço se livram das células antigas, embora o ferro nas células seja reciclado e enviado de volta à medula para produzir novas células.

Se você é diagnosticado com anemia, geralmente significa que sua contagem de glóbulos vermelhos é anormalmente baixa e por isso não pode transportar oxigênio suficiente para todas as partes do corpo. Isso também pode significar que há uma redução no conteúdo de hemoglobina de seus glóbulos vermelhos. A anemia é uma condição e não uma doença, mas pode ser um sintoma de uma doença mais grave. É por isso que sempre é importante verificar com seu médico se você acha que pode estar anêmico.

Tratamento para anemia

Alimentos ricos em ferro são essenciais no tratamento eficiente conta a anemia. (Foto: Healthy Food House)

Os sintomas da anemia

A maioria dos sintomas importantes da anemia são muito comuns e pode passar despercebida ou confundida por outra coisa. Portanto, é importante que você verifique sua contagem de hemoglobina se você já passou por algum tempo sentindo algum dos seguintes:

  • Fadiga constante
  • Palidez da pele
  • Queda severa de cabelo
  • Falta de energia
  • Palpitações regulares (batimentos cardíacos muito rápidos)
  • Falta de ar
  • Sendo mal-humorado ou se sentindo pra baixo o tempo todo

Os homens que têm menos de 13 gramas de hemoglobina por decilitro são anêmicos e o mesmo acontece com mulheres com menos de 12 gramas de hemoglobina por decilitro. Mas, não se preocupe. A anemia pode ser tratada e gerenciada com cuidados especiais. Se você tiver anemia, o primeiro passo seria falar com seu médico sobre a adição de suplementos de ferro e também enriquecer sua dieta com alimentos ricos em ferro.

Aqui é onde podemos ajudar. Reunimos alguns dos melhores remédios caseiros para a anemia que podem ajudar a aumentar sua energia e restaurar sua vitalidade.

Aumentar a ingestão de vitamina C é um remédio caseiro para anemia

A anemia tende a enfraquecer o seu sistema imunológico e, portanto, você pode ser mais propenso a infecções e doenças inflamatórias. As doses adequadas de vitamina C podem ajudar a fortalecê-lo e, ao mesmo tempo, também ajuda na absorção de ferro. Coma mais laranjas ou beba um copo de água com limão todos os dias.

Remédio caseiro pra anemia comendo mais vegetais verdes

As altas quantidades de clorofila contidas em vegetais verdes como espinafre, aipo, mostarda e brócolis são uma boa fonte de ferro. Tenha em mente que é melhor ter espinafres cozidos do que cru, pois as folhas contêm ácido oxálico com pode impedir a absorção de ferro no corpo.

Tratamento caseiro para anemia com bebidas

Suco de granada ou de romã fresco atua como grandes construtores de sangue e também purificadores de sangue. As beterrabas são ricas em ácido fólico, você pode juntá-las com maçãs ou cenouras. As romãs, por outro lado, são ricas em ferro e outros minerais como o cobre e o potássio. Ambos os sucos, se bebidos regularmente, podem aumentar seus níveis de energia ao apoiar o fluxo sanguíneo saudável e fazer você se sentir mais ativo  Adicione passas e ameixas secas às bebidas, pois são ricas em ferro e vitamina C.

Água de cobre é um remédio para anemia caseiro

Ter água armazenada em um recipiente de cobre durante toda a noite ajuda a reabastecer seu corpo com minerais naturais e também é conhecido por ser muito bom para tratar a perda de cabelo. Escolha um bom recipiente, coloque na geladeira, e capriche na sua hidratação.

Sementes de gergelim como remédio natural para anemia

Comer sementes de gergelim é outra ótima maneira de aumentar a ingestão de ferro, especialmente as sementes de gergelim preto. Você pode embeber as sementes de gergelim em água por duas a três horas e, em seguida, triturá-las em uma pasta. Como com uma colher de chá de mel todos os dias.

Quais outros remédios naturais para anemia vocês conhecem?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.