A exposição aos raios UV pode causar envelhecimento rápido da pele e provocar câncer de pele. Mas apesar dos nossos melhores esforços para proteger a pele dos danos do sol com protetor solar, acidentes acontecem, e você pode acabar com aqueles queimados de sol na pele. As soluções abaixo são recomendações de profissionais dermatologistas para tratamento caseiro das queimaduras solares.

Antes de qualquer tratamento para queimaduras solares, converse com um dermatologista

Uma queimadura de sol, dependendo da gravidade, pode causar náuseas, calafrios, febre, mal-estar, extensa formação de bolhas, fraqueza geral, manchas de coloração arroxeada, ou coceira intensa. Esteja ciente de que se a queimadura parece estar se espalhando, você poderia ter uma infecção agravando o problema. O médico irá recomendar os melhores tratamentos para seu caso de queimadura solar.

Compressa de água fria para queimadura de sol

Use alguns cubos de gelo de água filtrada, dentro de um pano umedecido na água filtrada, colocando-o sobre a queimadura de sol. Aplique várias vezes por dia, por 10 a 15 minutos em cada aplicação.

Usando o aloe vera para queimaduras de sol

O aloe vera aplicado às queimaduras solares é uma das melhores formas de tratamento para aliviar os efeitos do sol na pele. (Foto: sofrimentozero.com.br)

Remédio caseiro para queimadura de sol: opções com alimentos!

Enrole aveia seca em um pano ou gaze, molhando com água filtrada gelada. Descarte a farinha de aveia e mergulhe as compressas no líquido. Aplique a cada 2 a 4 horas.

Misture 1 xícara de leite sem gordura com 4 xícaras de água e, em seguida, adicione alguns cubos de gelo. Aplique compressas durante 15 a 20 minutos, repetindo a cada 2 a 4 horas.

Ferva folhas de alface em água. Esprema as folhas e, em seguida, deixe o líquido das folhas várias horas na geladeira. molhe bolas de algodão no líquido e pressione suavemente para limpar a pele irritada.

Aplique iogurte sem sabor para todas as áreas queimadas pelo sol. Enxague em uma ducha fria, em seguida, seque suavemente a pele seca.

Se suas pálpebras estão queimadas pelo, aplique sacos de chá embebidos em água fria para diminuir o inchaço e ajudar a aliviar a dor. O chá tem ácido tânico, que parece aliviar a dor queimaduras solares. Pepino também pode ajudar a aliviar o inchaço dos olhos.

Pele queimada pelo sol: hidratação!

Com a pele queimada pelo sol, para evitar que ela fique seca e descamando, você precisa hidratar sua pele para evitar danos mais graves. Use um óleo hidratante de banho e deixe de molho por até um minuto. Depois, aplique um creme ou loção hidratante. Evite qualquer hidratante que tenha álcool em sua composição, ou você vai chorar de dor. Para refrescar mais ainda a queimadura, deixe o creme ou loção hidratante na geladeira antes de aplicar.

Aloe vera para queimaduras de sol

O aloe vera pode realmente ajudar na cicatrização de feridas. Quebre uma folha e aplique o gel da folha sobre a queimadura solar. Teste uma área pequena primeiro, ara se certificar de que você não é alérgico a aloe vera.

Alimentação e hidratação para acelerar cura de queimaduras solares

É uma boa ideia beber muita água para ajudar a neutralizar os efeitos de secagem de uma queimadura solar. A água nas frutas, também ajuda bastante na hidratação. Uma grande fatia de melancia fornece tanta hidratação quanto um copo de água, e é também uma excelente fonte de licopeno, um eficiente nutriente no combate contra o câncer. Beterraba, melão, abacate, são apenas alguns outros excelentes de vegetais com muitos nutrientes e altamente hidratantes. Coma alimentos leves, mas com sabedoria. Uma dieta balanceada ajuda a fornecer os nutrientes sua pele precisa para se regenerar.

Cuidado com bolhas de queimadura de sol

Bolhas devem ser tratadas com cuidado. Se as bolhas se desenvolverem, você tem uma queimadura grave, de segundo grau. Se elas incomodam e cobrem apenas uma pequena área, você pode drená-las com cuidado, mas não tire a pele: apenas faça um pequeno furo, e remova o líquido.

Para drenar o fluido, primeiro esterilize uma agulha, segurando-o sobre uma chama. Em seguida, perfure a extremidade da bolha e pressione suavemente no topo para permitir que o fluido saia. Faça isso três vezes nas primeiras 24 horas. Em seguida, deixe as bolhas se curarem e drenarem sozinhas.

Como você trata queimaduras de sol? O que você faz para preveni-las?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.