Queimadura de sol coçando! O que fazer?
Coceira causada por queimadura solar é uma indicação de danos excessivos devido a uma exposição prolongada à radiação UV dos raios solares. Isso pode acontecer, por exemplo, quando você sai no sol sem a aplicação e renovação de um protetor solar. Há naturalmente dos casos em que alguns pacientes desenvolvem extrema coceira queimadura solar mesmo sem muito dano à pele, devido às diferenças fisiológicas de seus corpos.
Se sua pele está coçando por causa de queimaduras solares, o primeiro tratamento que você deve buscar é com um médico dermatologista. Ele irá indicar o tratamento apropriado para sua condição, além de avaliar corretamente a gravidade do seu problema de pele.
Leia também
Queimadura de sol coçando muito: alívio instantâneo!
Para o alívio da queimadura de sol, sua melhor aposta é usar água gelada em uma compressa com uma toalha úmida e gelo por dentro dela, por 10 a 15 minutos, ou tomar uma ducha gelada, várias vezes ao dia. Logo depois, aplique uma loção hidratante sobre a área que está coçando, para auxiliar na cura da queimadura.
Uma compressa de aveia umedecida ou bicarbonato de sódio é uma aposta segura para cuidar da coceira. Aplique em uma gaze a a aveia o bicarbonato, e coloque sobre a área queimada/coçando por até 15 minutos, várias vezes ao dia.
Algo que você não pode fazer é aplicar vaselina ou óleos em queimaduras solares, pois isso pode piorar a situação, bloqueando os poros.
O que fazer para amenizar queimadura de sol?
Após banho no chuveiro, na hora da hidratação que falamos acima, aplique um bom hidratante à base de água. Você pode colocar a loção hidratante na geladeira por 15 a 20 minutos antes de aplicá-la, para o resfriamento imediato e alívio da dor e secura.
Você tem que se hidratar muito bem ao ter problemas com queimaduras solares e coceira. Basta verificar a cor da sua urina: se ela estiver bem clara, sinal de que você está bem hidratado.
Ter uma dieta equilibrada, rica em carne magra, vegetais, e frutas, vai ajudar a evitar que a queimadura ou coceira piorem. Alimentos processados e gordurosos vão piorar a recuperação de sua pele, e podem até obstruir os poros, importantes na respiração celular e renovação da pele.
Tratamentos caseiros para queimadura de sol coçando
Adicione ½ xícara de aveia em água fria e aplique sobre a superfície que está coçando ou queimando. Depois de aplicado, deixe o ar secar a pele (não toalha) e limpe a farinha de aveia com água gelada quando estiver seca.
Você pode também aplicar o vinagre de maçã, que contém ácido acético e é benéfico para reduzir a coceira de queimadura solar. Para usar este remédio, coloque uma toalha em água fria e torça o excesso de água para deixá-la apenas úmida. Coloque um pouco de vinagre de maçã sobre a toalha e aplique sobre as áreas queimadas pelo sol na sua pele.
Pegue uma folha de babosa, e aplique o gel de aloe vera, obtido ao quebrar a folha, sobre a pele queimada. Deixe por 30 minutos e lave depois com água gelada.
Por fim, use roupas de algodão mais largas enquanto o queimado de sol está regenerando. Dessa forma, você reduz a irritação e o ardor, bem como a coceira provocada pela cura da pele.
Você tem mais dicas de tratamento para coceira de queimadura de sol? O que seu médico recomendou?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Dor muscular – Bolsa de água quente ou fria?
Aloe vera – Para que serve e benefícios!
Dedos do pé descascando a pele. Causas e tratamento!
Remédio caseiro para pano branco
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.