Conjuntivite é um problema desagradável e desconfortável, mas você sabia que metade de todos os casos se cura sozinho em menos de 10 dias sem qualquer tratamento? Porém, como os sintomas da conjuntivite viral e bacteriana são muito semelhantes, e os médicos geralmente não testam para ver quais germes causam a infecção. Assim, eles prescrevem colírios com antibióticos ou cremes para todos os pacientes, o que pode gerar uma resistência natural pelos vírus e bactérias provocando a conjuntivite. Mesmo assim, antes de qualquer remédio caseiro para esse problema, você deve consultar um oftalmologista para saber se não há problema no uso de medicamentos caseiros nos seus olhos.

Um remédio caseiro para conjuntivite pode fazer os sintomas da conjuntivite mais toleráveis até que a infecção desapareça por completo. Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre a conjuntivite.

Quanto tempo dura a conjuntivite? O que é a conjuntivite?

A conjuntivite é uma infecção ocular comum que causa vermelhidão, inchaço, prurido, lacrimejamento e a eliminação de um líquido ligeiramente espesso, esbranquiçado. É causada por um vírus ou bactéria, e é muito contagiosa, se espalhando de pessoa para pessoa facilmente.

Sintomas oculares causados ​​por bactérias normalmente desaparecem dentro de 10 dias sem tratamento, e os sintomas de conjuntivite viral desaparecem após duas a quatro semanas. Durante esse tempo, a frente dos olhos está inchada e macia, e as pálpebras podem queimar ou coçar. As infecções contínuas ou crônicas podem durar mais de quatro semanas.

Conjuntivite viral é a causa mais comum de conjuntivite, e geralmente não requer tratamento. Conjuntivite bacteriana é a segunda causa mais comum do problema, e casos não complicados são normalmente resolvidos com antibióticos tópicos prescritos pelo oftalmologista. Independente do caso, antes de qualquer tratamento caseiro, o médico deve ser consultado para garantir que não haja problemas.

Como tratar a conjuntivite

A conjuntivite pode ser curada sozinha ou ter uma ajudinha no tratamento dos sintomas com alguns remédios caseiros, práticos para o problema. (Foto: OnHealth)

Remédio caseiro para conjuntivite infantil ou adulta: Tulsi ou manjericão sagrado

Tulsi, também conhecido como manjericão sagrado, é conhecido por seu poder de cura. Possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que protegem os olhos dos danos ambientais e dos radicais livres. Ele também tem o poder de combater infecções virais, bacterianas e fúngicas nos olhos. Mergulhe as folhas de tulsi em água fervida por 10 minutos. Em seguida, use a água morna como uma solução para limpeza dos olhos, ou molhe um pouco de algodão limpo ou pano limpo na água e use como uma compressa quente.

Remédio caseiro para conjuntivite: chá verde

Os bioflavonóides presentes no chá verde aliviam a irritação e inflamação causada pela conjuntivite, enquanto lutam contra infecções bacterianas e virais. Mergulhe um saco de chá verde em água fervida e coloque-o sobre o olho infectado, uma vez que estiver com temperatura boa para o toque. Ou faça uma xícara de chá verde e mergulhe um pano limpo nela para criar uma compressa quente.

Conjuntivite: tratamento rápido com gel de Aloe vera

O gel de Aloe vera tem propriedades antibacterianas e antivirais. Alguns outros benefícios importantes de loe vera são a sua capacidade de reduzir a inflamação e acelerar a cura. Uma vez que você notar os sinais de conjuntivite, coloque gel de Aloe vera em torno do olho e pálpebra.

Cúrcuma para conjuntivite

A cúrcuma tem compostos curativos que reduzem a inflamação. Ela também tem propriedades antibacterianas e pode aliviar os sintomas de conjuntivite quando usada topicamente. Adicione duas colheres de sopa de cúrcuma em pó a um copo de água fervida. Molhe uma almofada de algodão limpa ou pano na mistura e use como uma compressa quente.

Óleo de Neem para conjuntivite

Óleo de Neem alivia a pele irritada com suas propriedades suavizantes. Ele também tem componentes anti-inflamatórios e antibacterianos que podem aliviar os sintomas da conjuntivite. Limpe o óleo de neem ao redor do olho e da pálpebra antes de ir para cama para o alívio da conjuntivite.

Prata coloidal contra conjuntivite

Um dos muitos benefícios da prata coloidal é a sua ação imediata contra uma infecção ocular. Quando aplicada no olho infectado, os pequenos coloides de prata pegam as células infectadas atraindo-as eletromagneticamente e enviando-as para o sangue para serem eliminadas. Ao contrário dos antibióticos prescritos que só são capazes de tratar classes específicas de bactérias, a prata coloidal é eficaz independentemente do que pode estar causando a infecção.

Você já usou algum tratamento caseiro para conjuntivite? Qual? Funcionou? Compartilhe conosco tratamentos que tenham funcionado e que não colocamos em nossa lista!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.