Picadas de insetos, e também aquelas causadas por águas vivas, bem como queimaduras causadas pela água tem tratamentos bem semelhantes. Os primeiros socorros nesses casos podem evitar a formação de bolhas e a evolução para uma queimadura maior ou uma alergia.

Queimadura com água quente: como tratar?

Qualquer tipo de queimadura requer atenção imediata. O primeiro passo no tratamento de uma queimadura é molhar em água fria, e não levar na boca (como muitas pessoas fazer). . A água fria vai paralisar a queimadura e evitar que ela cause mais danos à pele.

Após molhar a área queimada, seque suavemente com um pano ou toalha de algodão, e pegue um pouco de aloe vera. O gel de aloe vera é um potente agente curador, e reduz drasticamente o tempo de cura de queimaduras. Verifique antes, claro, se você tem alergia ao aloe vera. Caso você tenha aloe vera em casa, basta cortar uma folha e remover a casca, pois o gel está dentro da folha.

Passe um pouco diretamente da planta ou gel diretamente na queimadura. Armazene a folha restante ou o gel na geladeira e aplique várias vezes ao dia, ou quando você precisar de alívio. Sempre use o aloe o mais puro possível, sem ingredientes adicionais. Nunca trate uma queimadura com um produto à base de óleo, pois o óleo impede a circulação apropriada de sangue e ar na pele, atrapalhando a respiração celular e cura..

Tratamento para queimaduras e picadas de insetos

Assim que você tiver uma queimadura ou picada de inseto, os primeiros socorros podem aliviar bastante os efeitos colaterais, e evitar marcas, cicatrizes, e acelerar muito a recuperação. (Foto: www.telegraph.co.uk)

Queimadura com água quente: o que fazer quando der bolha?

Nunca tente estourar uma bolha. Estourar uma bolha vai convidar micróbios e bactérias para infectar sua queimadura. Lave com água e sabão, suavemente, e passe um pouco de óleo essencial de árvore do chá misturado com aloe vera. A árvore do chá tem fortes propriedades antibacterianas, antifúngicas, e anti-sépticas que manterão qualquer infecção sob controle, promovendo a curta e crescimento da nova pele. Cubra a área com um pedaço de gaze limpa, lave diariamente, e repita o processo.

Picada de inseto: o que fazer para tratar?

Não use repelentes comerciais que contenham DEET. Investigações prévias demonstram que este pesticida pode ser tóxico para as crianças, especialmente. Você pode facilmente fazer o seu próprio repelente natural misturando 60 ml de óleo de amêndoa com 1/2 colher de chá de capim-limão ou óleo essencial de citronela.

A maioria das mordidas ou picadas pode ser tratada com uma mistura feita de partes iguais de argila bentonítica (que atrai as toxinas) de água e tintura de equinácea. Adicione cinco gotas de óleo essencial de lavanda para propriedades adicionais de cura antibacterianas e anti-sépticas. Se você, ou uma pessoa que você esteja tratando, sofre uma dor de cabeça, fadiga, inchaço dos gânglios linfáticos ou uma erupção cutânea depois de ser mordido, é melhor visitar um profissional médico. Não se esqueça que o aloe vera é também recomendado para ajudar na cura da pele.

Queimadura com água quente deixa cicatriz? E picada de inseto?

Não se forem bem tratadas, e receberem os devidos cuidados. Geralmente, apenas quem tem grave alergia apresentará sequelas às picadas de insetos. Sobre as queimaduras, queimaduras de segundo grau, quando não infeccionam, podem facilmente não ter cicatrizes. Mas os cuidados aqui descritos devem ser tomados para evitar a infecção. Em qualquer caso, você deve ir para um atendimento de urgência e emergência para um devido curativo, assepsia, e cuidados com sua queimadura. No caso de picadas de inseto, o médico deve ser visto apenas em casos mais graves.

E queimadura de água viva, o que fazer?

Nada de sair fazendo xixi na queimadura, como muitos sugerem. Os mesmos procedimentos acima sugeridos para a picada de um inseto e para a queimadura de água podem ser seguidos, incluindo o uso do aloe vera e do óleo essencial da árvore do chá. E é importantíssimo ir para um posto de saúde, para fazer os devidos curativos, e ver se mais algum procedimento é necessário, principalmente se quem teve a queimadura foi uma criança.

Primeiros socorros não podem ser tratados de qualquer jeito, e quanto antes você cuidar, melhor. Evite dores de cabeça e evite que o pior aconteça, ok?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.