Existem alguns passos simples que você pode seguir para ter certeza de que você obtém uma leitura precisa da sua pressão arterial.

Antes de tomar a sua leitura da pressão arterial

Muitas coisas podem fazer a sua pressão subir por um tempo curto . Certifique-se de que você não precisa usar o banheiro e que você não tenha acabado de comer uma grande refeição. Não meça sua pressão arterial dentro de 30 minutos após beber cafeína ou fumar. Use roupas folgadas, como uma camisa de manga curta, de modo que você pode empurrar a manga confortavelmente.

Utilize sempre o mesmo braço para leituras de pressão sanguínea, já que cada braço lhe dará uma leitura um pouco diferente. Se possível, use o braço que o seu médico ou enfermeiro utiliza na medição de sua pressão arterial.

Antes de tomar suas leituras, descanse por cinco minutos. Você deve sentar-se em um lugar calmo, de preferência em uma mesa ou escrivaninha, com o seu braço apoiado em uma superfície firme e os pés apoiados no chão.

Verifique se o seu braço é suportado e que o punho em torno de seu braço está no mesmo nível do seu coração. Pode ser necessário apoiar o seu braço com uma almofada para ter certeza de que está na altura correta. Seu braço deve estar relaxado, não tenso.

Como tirar a pressão arterial através de um monitor de pressão arterial em casa?

Siga as instruções do seu médico sobre quando e quantas vezes deve verificar sua pressão arterial . Tenha em mente que certos fatores podem causar a pressão arterial subir temporariamente. As etapas para medir sua pressão são como se segue:

Localize o seu pulso

Localize o seu pulso , pressionando levemente o seu dedo indicador e médio levemente para o centro interior da curva do cotovelo. Aqui você pode sentir o pulso da artéria braquial. Se você não conseguir localizar o seu pulso, coloque a cabeça do estetoscópio (em um monitor manual) ou a cinta do braço (em um monitor digital) na mesma área geral.

Prenda a cinta

Passe o final manguito através do laço de metal e deslize a braçadeira em seu braço, fazendo com que a cabeça do estetoscópio fique sobre a artéria (ao usar um monitor manual). A cinta pode ser marcada com uma seta para mostrar a localização da cabeça do estetoscópio . O bordo inferior da manga deve ser de cerca de 1 polegada acima da curva do seu cotovelo. Use o velcro para fazer o manguito confortável, mas não muito apertado. Coloque o estetoscópio em suas orelhas. Incline ligeiramente para a frente para obter o melhor som.

Tabela de faixas de pressão arterial

Na tabela, o primeiro valor é a primeira medição que você faz. O segundo, a segunda medição que você faz. Simples assim. (Foto: www.scielo.br)

Inflar e desinflar a cinta

Se você estiver utilizando um monitor manual:

  • Segure o medidor de pressão em sua mão esquerda e a bomba em sua direita;
  • Feche a válvula de fluxo de ar na lâmpada, girando o parafuso no sentido horário;
  • Inflar a cinta apertando a bomba com a mão direita . Você pode ouvir o seu pulso no estetoscópio;
  • Se o seu monitor não tem inflação automática, bombeie e mantenha inflada a cinta até o medidor ler cerca de 30 pontos (mm Hg ) acima de sua pressão sistólica esperada. Neste ponto , você não deve ouvir o seu pulso no estetoscópio;
  • Mantenha os olhos no indicador de pressão, liberando lentamente a pressão na cinta abrindo a válvula no sentido anti-horário para o fluxo de ar . O indicador deve cair apenas 2 a 3 pontos a cada batimento cardíaco. (Talvez seja necessário a prática para girar a válvula lentamente);
  • Ouça com atenção para a primeira pulsação . Assim que você ouvi-la, anote a leitura no medidor. Esta leitura é a pressão sistólica.
  • Continue a desinflar lentamente a cinta;
  • Ouça com atenção até que o som desapareça. Assim que você não pode mais ouvir sua pulsação, anote a leitura no medidor. Esta leitura é a pressão diastólica;
  • Permitir a cinta esvaziar completamente.

IMPORTANTE: Se você abriu a pressão muito rapidamente ou não podia ouvir o seu pulso NÃO infle a cinta de imediato. Aguarde um minuto antes de repetir a medição. Comece por reaplicar o manguito.

Se você estiver usando um monitor digital:

  • Segure a bombinha em sua mão direita;
  • Pressione o botão de energia. Todos os símbolos do visor devem aparecer rapidamente, seguidos por um zero. Isso indica que o monitor está pronto;
  • Inflar a cinta apertando a bomba com a mão direita. Se você tiver um monitor com a inflação da cinta automático, pressione o botão iniciar;
  • Assista ao medidor. Mantenha inflando a cinta até o medidor ler cerca de 30 pontos (mm Hg ) acima de sua pressão sistólica esperada;
  • Sente-se calmamente e observe o monitor.
  • As leituras da pressão serão apresentada na tela. Para alguns dispositivos, os valores podem aparecer na esquerda, depois à direita. A maioria dos dispositivos também irá exibir a sua taxa de pulso;
  • Aguarde um bipe longo. Isto significa que a medição está concluída. Observe as pressões sobre a tela do monitor. A pressão sistólica é exibida na esquerda e a pressão diastólica à direita. Sua taxa de pulso também pode ser exibida no meio ou depois dessa leitura;
  • Permitir a cinta esvaziar.

IMPORTANTE: Se você abriu a pressão muito rapidamente ou não podia ouvir o seu pulso NÃO infle a cinta de imediato. Aguarde um minuto antes de repetir a medição. Comece por reaplicar o manguito.

Grave a sua pressão arterial

Siga as instruções do seu médico sobre quando e quantas vezes você deve medir a sua pressão arterial. Tome pelo menos duas leituras cada vez que você verificar sua pressão arterial. Registre a data, hora, pressão sistólica e diastólica , freqüência cardíaca, e o braço em que você verificou sua pressão arterial. A tabela colocada neste artigo te dará a noção da faixa de pressão que você está.

Dicas para tirar leituras de pressão sanguínea

Não arredonde suas medidas para cima ou para baixo e se você não manter registros precisos de sua pressão arterial pode afetar o tratamento que você recebe. Não se assuste se você receber uma alta leitura inesperada. Uma leitura fora pode ser nada com o que se preocupar. Meça a pressão arterial de novo em outro momento, mas se você achar que ela continua a ser alta após um período de tempo, consulte o seu médico ou enfermeiro.

Não verifique a pressão arterial muitas vezes: você pode ficar preocupado ou estressado com pequenas mudanças em sua leitura. Isso pode elevar a pressão arterial no curto prazo. Preocupar-se com a sua leitura da pressão arterial pode realmente torná-la mais alto.

Não se esqueça de visitar seu médico antes de fazer as leituras. Ele vai te ajudar a dar uma noção de como elas devem ser feitas e quais os valores certos para você.

Você já teve problemas de pressão? Tem que medir sempre a temperatura? Como você faz suas medições?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.