O que é cistite e como tratar?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Cistite é uma infecção bacteriana da bexiga ou do trato urinário inferior. É um problema muito comum em mulheres e que causa dores e incômodos tanto na hora de urinar quando nas relações sexuais. Entender melhor as causas e sintomas deste problema pode te ajudar a prevenir e curar melhor este problema de saúde.

Causas da cistite

Cistite é causada por germes, geralmente bactérias que entram na uretra e, em seguida, a bexiga. Estas bactérias podem causar infecções, mais comumente na bexiga. A infecção pode se espalhar para os rins.

Na maioria das vezes, seu corpo pode se livrar dessas bactérias quando você urinar. No entanto, por vezes, as bactérias podem furar a parede da uretra ou da bexiga, ou crescem tão rápido que algumas bactérias ficam na bexiga.

As mulheres tendem a ter infecções mais frequentemente do que os homens, porque a sua uretra é mais curta e mais próxima do ânus. Por esta razão, as mulheres são mais propensas a contrair uma infecção após a relação sexual ou quando utilizam um diafragma para controle de natalidade. A menopausa também aumenta o risco de uma infecção urinária.

Também aumentam suas chances de desenvolver a cistite:

A maioria dos casos são causados pela Escherichia coli (E. coli), um tipo de bactéria encontradas no intestino.

Sintomas da cistite

Os sintomas de uma infecção da bexiga incluem:

Cistite e seus problemas

A cistite é um problema que se não for tratado pode se agravar ou pode ser também o sintoma de um problema mais grave, como as pedras nos rins. (Foto: www.getthelowdown.co.uk)

Exames e testes para cistite

Uma amostra de urina é geralmente recolhida para realizar os testes seguintes:

Tratamento da cistite

Os antibióticos administrados por via oral são geralmente recomendados porque existe um risco de que a infecção pode disseminar para os rins.

Para uma simples infecção da bexiga, você vai tomar antibióticos durante 3 dias (mulheres) ou 7-14 dias (homens). Para uma infecção da bexiga com complicações como gravidez ou diabetes, ou uma infecção renal leve, normalmente você vai tomar antibióticos por 7-14 dias.

É importante que você termine todos os antibióticos, mesmo que se sinta melhor. Pessoas que não terminam seus antibióticos podem desenvolver uma infecção que é mais difícil de tratar.

Seu médico também pode recomendar medicamentos para aliviar a dor de queimação e necessidade urgente de urinar

Cloridrato de fenazopiridina (Pyridium) é a mais comum deste tipo de drogas. Você ainda terá que tomar antibióticos. Todos com uma infecção da bexiga deve beber muita água.

Algumas mulheres têm repetição ou infecções urinárias recorrentes. O seu médico pode sugerir várias maneiras diferentes de tratar estes. Pode ser também o sintoma de um problema mais grave, como as pedras nos rins, e um diagnóstico diferencial pode ser bem vindo, caso a infecção seja persistente.

Tomar uma dose única de antibiótico após o contato sexual pode prevenir essas infecções, que ocorrem após a atividade sexual.

Algumas mulheres podem precisar de ter um curso de 3 dias de antibióticos em casa para usar para infecções, com base em seus sintomas. Também, podem tentar tomar uma dose única diária de um antibiótico para evitar infecções.

Remédios de farmácias que aumentam ácido na urina, tal como o ácido ascórbico ou o sumo de arando, podem ser recomendados para a redução da concentração de bactérias na urina.

O tratamento contínuo pode incluir culturas de urina para certificar-se que a infecção bacteriana se foi.

Mudanças de estilo de vida podem também ajudar a prevenir algumas infecções do trato urinário.

Prognóstico da cistite

A maioria dos casos de cistite são desconfortáveis, mas vão embora sem complicações após o tratamento.

Consulte seu médico

Se você tem os sintomas da cistite, já foi diagnosticado e sintomas pioraram ou novos sintomas, especialmente febre, dor nas costas, dor de estômago ou vômitos, o médico deve ser consultado. Se auto medicar pode agravar o problema e até causar outros problemas mais graves e mais difíceis de tratar. Todo cuidado é pouco com sua saúde.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.