A maioria das pessoas têm algum tipo de problema urinário ou lesão durante sua vida. Problemas do trato urinário e lesões podem variar de pequenos a mais graves. Às vezes, pequenos ou sérios problemas podem começar com os mesmos sintomas. Muitos problemas urinários e lesões são menores, e tratamento em casa é tudo o que é necessário para aliviar os sintomas. A recomendação é que independente da gravidade, um médico seja sempre consultado.

Os sintomas de infecções urinárias

Os sintomas mais comuns de um problema urinário incluem:

  • Ardor ao urinar (disúria). Este é o sintoma mais comum de uma infecção urinária;
  • Frequente vontade de urinar sem ser capaz de passar muita urina (frequência);
  • A dor de um lado da parte de trás (dor no flanco);
  • Febres;
  • Há uma necessidade urgente de urinar (urgência);
  • Sentir-se como você não pode esvaziar completamente a bexiga;
  • O sangue na urina (hematúria). A sua urina pode parecer vermelha, marrom ou cor de rosa. Sangue na urina pode ocorrer após exercícios intensos, como correr ou andar de bicicleta;
  • Vazamento de urina (incontinência);
  • Náuseas e vômitos.

Quando você tiver apenas um sintoma ou se os sintomas são vagos, pode ser mais difícil de descobrir qual é o problema. Se você está um pouco desidratado, sua urina estará mais concentrada, e urinar pode causar desconforto. Beba mais líquidos, o suficiente para manter a sua urina levemente amarela ou clara como a água-para ajudar a diminuir o desconforto.

Evitando infecções

Hidratar seu corpo ainda é a melhor forma de evitar infecções urinárias. (Foto: mesquita.blog.br)

Infecções do trato urinário

Quando você tem uma infecção do trato urinário, você pode ter vários sintomas urinários. Elas são mais comuns em mulheres do que em homens. Isto é porque a uretra é mais curta em mulheres e entra em contato com as bactérias da pele, do ânus e vagina. Você pode reduzir a sua chance de ter uma infecção pelo controle dos fatores de risco que podem causá-las.

Infecções que normalmente causam sintomas de infecções urinárias incluem:

  • As infecções da bexiga, que são o tipo mais comum e ocorrem mais freqüentemente em mulheres sexualmente ativas de 20 a 50 anos. Estima-se que 50% das mulheres desenvolvem infecções urinárias em algum momento durante suas vidas;
  • Infecções renais, que são menos comuns e mais graves do que as infecções da bexiga;
  • Prostatite e epididimite. Estes são problemas do trato urinário em homens;
  • Uretrite, que pode ocorrer com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), causando dor ao urinar;
  • Cistite intersticial. Isso faz com que os sintomas como as infecções urinárias, apesar de não haver infecção.

Outros problemas urinários

Pedras nos rins são outro problema urinário que podem causar leves ou graves sintomas urinários. Homens de 20 a 30 anos são afetados com mais freqüência com pedras nos rins, mas qualquer pessoa pode ter pedras em qualquer idade.

Uma lesão na área genital pode causar dor severa. Normalmente, a dor diminui ao longo de alguns minutos a uma hora. A gravidade da dor não é sempre um indicador da gravidade da lesão. Após uma lesão, como um golpe na área genital, é importante prestar atenção para problemas urinários. Você geralmente precisa consultar o seu médico se você está tendo dificuldade para urinar, não consegue urinar, tem sangue em sua urina, se o inchaço, ou dor continuarem. Em mulheres e meninas, irritação da pele genital pode causar dor ao urinar.

Problemas urinários relacionados com o envelhecimento

Enquanto as pessoas envelhecem, alguns problemas urinários tornam-se mais comum. Incontinência urinária de esforço é a forma mais comum de incontinência urinária em mulheres idosas. Vários partos, envelhecimento e diminuição dos níveis hormonais podem causar alterações nos músculos pélvicos e estruturas de apoio que levam a incontinência. Ela também pode ocorrer em homens, especialmente aqueles que fizeram cirurgia de próstata.

Busca do médico

Ao sentir dores, não deixe de procurar um médico para orientações sobre o tratamento. (Foto: cantinhodabrisa.blogspot.com)

Nos homens, dificuldade para urinar ou incapacidade de urinar muitas vezes é causada pelo aumento da próstata.

Como tratar as infecções urinárias mais comuns?

A melhor forma é não tentar fazer nada por sua conta: consulte um médico antes de qualquer providência. Porém, você pode seguir dicas para evitar tais problemas, tais como se hidratar com bastante frequência, higienizar as partes íntimas com água e sabão, principalmente após defecar. Sexo, só com camisinha e usando lubrificante a base de água. Todo cuidado é pouco, mas pior do que não cuidar é tentar solucionar o problema por conta própria, sem o suporte de um profissional para isso. Busque um médico e assim, trate o problema da forma certa.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Infecções urinárias mais comuns e como tratá-las!”

  1. Maria Bonato Tomazi

    Bom dia.

    Adorei as dicas.
    Tem muitas coisas facil de resolver, que nos não sabemos.
    Sempre e bom ter alguém para orientar,
    ATT:
    Maria!

  2. Maria

    Bom dia.

    Tive uma dor de garganta, fui consultar,
    Com muita dor, só não tinha dado febre, ainda,
    Ele pediu se eu não conhecia chá de malva, quem não conhece?
    Receitou Antibiótico, mas pediu pra lavar, c/ chá, e foi muito bom

    Um ótimo e Abençoado.Natal, e um 2014/ com muita Saúde, PAZ.
    ATT:
    Maria!