Quando uma pessoa é considerada alcoólatra? Como lidar?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Quando alguém que você conhece tem um problema com o álcool, você pode se perguntar em que ponto ele ou ela pode ser considerado alcoólatra ou alguém com vício em álcool. Definir precisamente esses termos pode ser difícil, mas essencial para propor a melhor intervenção. O vício em álcool é um termo amplo pois psiquiatras observam o abuso do álcool e a dependência do álcool de maneiras diferentes. Em contraste com o abuso de álcool, as pessoas com dependência de álcool experimentam sintomas de abstinência física quando param de beber. A dependência inclui tudo o que define o excesso, além da dependência física, tolerância e abstinência.

Quando uma pessoa e considerada alcoólatra: entendendo o abuso

Os especialistas médicos consideram que o abuso é o uso regular de uma substância que leva a graves deficiências psicológicas e/ou físicas. Se a pessoa demonstrar um ou mais dos seguintes sintomas durante o mesmo ano, ele ou ela é considerado um abusador de substâncias:

Sinais do alcoolismo

O alcoolismo pode destruir famílias inteiras, e identificar o sinais o quanto antes pode contribuir para uma cura mais rápida. (Foto: Discovery Place)

Entendendo a dependência do álcool

Quando o consumo excessivo de álcool leva a uma necessidade física real de beber, as pessoas se tornam dependentes do álcool. A dependência é definida como uso habitual que leva ao comprometimento psicológico e físico significativo demonstrado por três ou mais dos seguintes elementos no mesmo ano:

Alcoolismo: diferença de gravidade e os sinais

Uma pessoa pode experimentar muitos problemas relacionados ao álcool ou alguns poucos, e, no entanto, ser considerado um alcoólatra. Quanto mais problemas uma pessoa tem em sua vida diária, mais grave é o vício. Para determinar a gravidade do vício em álcool, faça as seguintes perguntas:

O espelho do alcoólatra

Se você suspeita que tem um problema em beber, há etapas que você deve tomar imediatamente. O CAGE é um breve questionário que você pode tomar para ajudar a determinar se você tem um problema com álcool. Se a resposta a duas ou mais das quatro perguntas CAGE for sim, é provável que você tenha um problema.

Outras perguntas que você deve fazer incluem: o álcool está causando problemas em qualquer área da sua vida? Você usa álcool, apesar das repetidas consequências negativas em seus relacionamentos, no trabalho e com a lei?

Quaisquer consequências negativas em apenas uma área de sua vida, independentemente de quanto e quantas vezes você bebe, são motivo de preocupação e uma indicação de que você precisa da ajuda de um profissional.

Se você sentir que tem que beber ou beber demais de cada vez, ou mesmo se você encontrar apenas um dos critérios CAGE, você deve procurar ajuda profissional. Peça ao seu médico que o encaminhe para um terapeuta especializado em vícios.

Não espere mais: agora é a hora de começar a tomar o controle de sua vida e sentir-se bem com você novamente. Se você ou alguém de sua família está com esses sintomas, procure logo um profissional para te auxiliar na recuperação do indivíduo.

Você conhece alguém com problemas com álcool? Como você faz para ajudar essa pessoa?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.