No artigo de hoje vamos falar o que é corrida de revezamento, quais as regras da corrida de revezamento? Estas regras são diferentes para o revezamento 4×100 e 4×400? Todas estas repostas e muitas outras informações sobre a famosa prova do atletismo onde se passa o bastão para o companheiro continuar correndo vocês conferem agora!

Para começar o assunto corrida de revezamento precisamos voltar à Grécia onde os atletas se revezavam em distâncias definidas carregando a tocha, este revezamento acontecia até que a tocha chegasse ao altar da deusa Atena, neste local uma enorme fogueira era acessa como forma de prestar homenagens a ela.

É importante lembrar que naquela época a equipe que vencia o revezamento tinha uma vitória simbólica. A honra de acender a fogueira para homenagear a deusa era o verdadeiro prêmio, não havendo a necessidade de entregar outros tipos de prêmios, como as medalhas.

A história também reversa registros interessantes. Já que as olimpíadas ocorriam apenas a cada 4 anos, os corredores precisavam desempenhar outra função na sociedade grega, a maioria deles eram entregadores de correspondência.

Os corredores pegavam as cartas e levavam até uma determinada distância, cabendo ao próximo pegá-la e continuar o trajeto até que ela chegasse ao seu destino. Por mais estranho que pareça, para os corredores era um treino e eles usavam para testar o seu fôlego e capacidade de correr cada vez mais longe.

Desde aquela época as provas eram disputadas por 4 corredores se revezando e essa formação foi mantida até os dias de hoje. Na continuação do nosso artigo, vamos te apresentar os revezamentos e quais são as suas regras.

Quais as regras do revezamento 4x100?

Tudo sobre a corrida de revezamento

Revezamento 4×100 e 4×400

Como já foi dito a corrida de revezamento acontece com 4 corredores e a mesma pode ser classifica quanto à distância percorrida por cada corredor, ou seja, pode ser 100 metros ou 400 metros.

Raramente os corredores de uma modalidade competem na outra, principalmente no alto nível. As modalidades são parecidas aos olhos de quem vê, mas a preparação e o esforço exigido em cada modalidade é muito diferente.

No revezamento 4×100, o objetivo principal é explosão de velocidade. Os atletas buscam alcançar o seu melhor desempenho por um curto período de tempo. Já no revezamento 4×400, há a necessidade de poupar o fôlego e controlar melhor o ritmo.

Quais as regras da corrida de revezamento?

A primeira regra é quanto à raia de partida, a mesma deverá ser mantida durante todo o percurso. O único momento que o corredor pode sair da sua raia é se o bastão cair. No final de cada percurso, os atletas têm uma área de 20 metros para realizar a passagem do bastão.

O momento da passagem do bastão é sem dúvidas a parte mais delicada do revezamento. Uma entrega incorreta pode causar a desclassificação, o mesmo acontece caso o bastão não seja passado dentro da área de 20 metros.

As regras da corrida de revezamento sempre buscam a valorização do fair play, ou seja, as regras de desclassificação são bem claras. Vejam quais as situações que podem gerar desclassificação.

  • Perda do bastão durante o percurso
  • Passagem irregular do bastão
  • Duas saídas falsas
  • Impedir a outra equipe de passar o bastão
  • Cruzar o percurso inadequadamente após a passagem do bastão
  • Sair da sua raia de competição
  • Os corredores 1 e 3 correm com o bastão na mão direita
  • Os corredores 2 e 4 correm com o bastão na mão esquerda

Trouxemos um vídeo bem interessante que apresenta as provas de atletismo, inclusive os revezamentos aqui apresentados. O vídeo apresenta algumas regras e a área de competição de uma forma bem dinâmica.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que tenham gostado de conhecer melhor as regras e a história da corrida de revezamento. Existem diversas dicas e artigos interessantes em nosso site, convidamos para continuar conosco e desfrutar de muitas informações e dicas que temos para você apaixonado por atividade física e boa saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.