Se você é muito ativo ou se envolve em sessões de treinamento intensas, você precisa de mais carboidratos, pois eles fornecem energia. Por outro lado, se você está envolvido em um estilo de vida mais sedentário e consumindo carboidratos demais, é provável que você acabe acumulando gordura corporal. Antes de discutir as melhores fontes de carboidratos, também é necessário distinguir entre carboidratos bons e carboidratos ruins. Os carboidratos bons referem-se a carboidratos complexos que levam mais tempo a serem digeridos e amentam a glicemia lentamente. Por outro lado, carboidratos ruins são os carboidratos simples que são digeridos rapidamente, causando um súbito aumento no nível de glicemia. Se você está procurando um gás de energia por um tempo muito curto, carboidratos simples como uma barra de chocolate podem ser os melhores, mas se você estiver procurando satisfazer suas necessidades de energia a longo prazo, você terá que incorporar carboidratos complexos em sua dieta.

Exemplos de carboidratos complexos: grãos integrais

São as melhores fontes de carboidratos complexos. Um copo de arroz integral contém 45 gramas de carboidratos. Eles são digeridos lentamente para fornecer energia a longo prazo gradualmente. Arroz e trigo integral contém outros nutrientes importantes, como vitaminas e fibras que são boas para a saúde.

Na lista de alimentos com carboidratos, a quinoa tem lugar de destaque

Também contém muitas fibras e vitaminas. A alta proporção de proteína neste grão faz com que você se sinta mais cheio por mais tempo, de modo que este grão seja altamente recomendado quando estiver fazendo dieta.

Frutas são ótimas fontes de carboidratos complexos

São fontes ricas de carboidratos em diversas formas, contendo diversas vitaminas e minerais que os tornam ainda mais saudáveis. Algumas frutas, como as frutas vermelhas, são ricas em carboidratos simples, sendo ótimas opções saudáveis para um gás de energia no lugar de açúcar puro.

P~es integrais formam ótimos lanches de carboidratos complexos

Uma única fatia contém cerca de 12 gramas de carboidratos, bem como muitas fibras, vitaminas e minerais. Se você deve ter um sanduíche, opte por pão integral em vez de pão branco para uma melhor nutrição e mais benefícios no médio e longo prazo.

Carboidratos complexos

Com carboidratos complexos, sua dieta fica muito mais saudável e sua alimentação terá nutrientes de muito melhor qualidade. (Foto: MDHealth.com)

Massas de trigo integral são boas fontes de carboidratos complexos

Um grama de massa de trigo integral dá 37 gramas de carboidratos. Como é um carboidrato complexo, a energia dura mais tempo. Muitas vitaminas e minerais também estão presentes neste grão, basta ser criativo nas receitas para ter diversas opções no seu cardápio.

A aveia é outra fonte de carboidratos complexos

Uma das mais antigas e melhores fontes de carboidratos complexos. Um único copo de aveia dá 54 gramas de carboidratos. Isso faz com que seja um dos cereais de café da manhã mais populares entre os envolvidos no treinamento físico intenso.

Verduras para um gás de carboidratos complexos

Verduras são uma ótima fonte de carboidratos complexos para manter sua saúde em dia. Além disso, verduras são repletas de fibras e muitos outros nutrientes que contribuem para uma sensação de saciedade maior e por muito mais tempo, além de fazer bem para diversos processos no seu organismo.

Produtos lácteos com baixo teor de gordura são outra boa fonte de carboidratos

Evite a versão com gordura, pois adicionam calorias desnecessárias à sua dieta. Da mesma forma, procure os produtos que não possuem açúcar adicional. Vale também apelar para queijos, principalmente os brancos, sem muito sal. Sua dieta e saúde agradecem!

Uma fonte improvável, mas boa, de carboidratos é o molho de tomate

Um copo de molho de tomate contém 21 gramas de carboidratos. Além disso, este molho contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, como o licopeno. Algumas pessoas afirmam que o licopeno é melhor ativado com o calor, portanto esquente um pouco o molho antes de consumir para os melhores resultados.

Legumes para mais carboidratos complexos

Principalmente o feijão, ervilhas, lentilhas, e grão de bico. Estes contém muitas outras vitaminas e minerais também, fornecendo elementos essenciais para o funcionamento saudável do organismo. Mantenha esses itens em uma dieta controlada e você tem muito espaço para o sucesso.

Quais outras fontes de carboidratos complexos vocês recomendam?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.